Para terminar este ano letivo desejamos a toda a comunidade educativa umas excelentes férias de verão carregadas de boas leituras, para as quais damos alguma sugestões, nomeadamente as últimas aquisições da biblioteca:
A equipa pedagógica da Biblioteca Escolar aproveita para se despedir, uma vez que será substituída no próximo ano letivo.
Foram anos de trabalho muito profícuo com todos os alunos, professores, funcionários e encarregados de educação deste agrupamento. Agradecemos o apoio que sempre nos foi dado e esperamos que continuem a ser bons leitores, pois " quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê "! Bem Hajam.
Blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires - Amadora
Formação de Utilizadores
segunda-feira, 10 de julho de 2017
domingo, 19 de março de 2017
quinta-feira, 9 de março de 2017
Aventuras Literárias
Um novo desafio está a surgir na EB 2,3 José Cardoso Pires, as Aventuras Literárias. A Biblioteca Escolar associou-se à Rádio Teen para divulgar livros que os alunos, professores ou funcionários tenham lido, tenham gostado e queiram partilhar e motivar outros a seguir o seu exemplo, e a ler ...
Se te queres juntar a nós nesta aventura, na biblioteca encontras uma folha para fazeres a sugestão, e esta é divulgada à comunidade na rádio.
Posteriormente essa partilha é também feita aqui no blogue.
Não percas a oportunidade de conhecer bons livros!
Durante as duas primeiras semanas de março foram já partilhados dois títulos:
Se te queres juntar a nós nesta aventura, na biblioteca encontras uma folha para fazeres a sugestão, e esta é divulgada à comunidade na rádio.
Posteriormente essa partilha é também feita aqui no blogue.
Não percas a oportunidade de conhecer bons livros!
Durante as duas primeiras semanas de março foram já partilhados dois títulos:
E a primeira sugestão vem da
professora Luísa Mântua! O livro que a professora escolheu para partilhar tem o
título O Rapaz que ouvia as estrelas,
do autor Tim Bowler, e existe na nossa biblioteca escolar.
É
um livro emocionante, misterioso e profundo que relata a história de Luke, um
jovem de catorze anos que possui o dom da música. Luke é um fabuloso pianista
mas quando o pai morre, sente-se tão desorientado que acaba por se iniciar numa
vida rodeada por más companhias que o levam a juntar-se a um bando e a assaltar
a casa de uma senhora de idade, sendo-lhe exigido que traga uma pequena caixa
de música. Aqui começam os problemas e as surpresas. Luke arrepende-se do ato
que cometeu mas encontra na música o poder para se libertar da situação em que
se envolveu.
A segunda sugestão é-nos
oferecida pelo João Freire, do 9º3. Chama-se O Estranho Mundo de Jack, de Tim Burton, e também existe na
biblioteca da nossa escola, é só procurar por ele nas prateleiras.
Nas palavras do João, conta uma
aventura de um esqueleto, Jack Esquelético, que se cansa de comemorar o Dia das
Bruxas e decide fazer parte da comemoração do Natal e trocar de papel com… o
Pai Natal! Mas, como ele foi concebido para ser assustador, muitos problemas
vão surgir. Será uma leitura divertida e descontraída! Obrigada, João, pela tua
partilha!
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017
Encontro com o Escritor
Encontro com o escritor José Pardal.
O escritor José Pardal esteve nas escolas EB 1/JI do Agrupamento onde apresentou os seus dois livros: Ler? agora não! e Bruxa ou Fada.
Os alunos estiveram muito entusiasmados em todas as sessões e apresentaram os trabalhos que realizaram ao trabalharem os livros, antes da visita.
O escritor também gostou muito destes trabalhos e dos presentes que recebeu!!
Só uma curiosidade. Este escritor é também professor e já foi professor neste Agrupamento...Veio matar saudades!
Bem vindo professor José e volte sempre.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
quinta-feira, 26 de janeiro de 2017
Vencedores do Concurso Nacional de Leitura
Fase de Escola
Dos alunos inscritos na Fase de Escola para o Concurso Nacional de Leitura, após a aplicação da prova foram selecionadas para a fase distrital as alunas:
Matilde Cotrim, 8º4ª
Silvana Valério, 8º4ª
Teresa Cabral, 8º4ª
Os títulos selecionados pelo Júri da prova foram:O Alienista, de Machado de Assis e Sexta-Feira ou a Vida Selvagem , de Michel Tournier.
Todos os participantes estão de parabéns, mas os nossos votos vão em especial para as vencedoras da prova. A equipa da Biblioteca deseja-lhes as maiores felicidades na fase distrital.
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
domingo, 4 de dezembro de 2016
Concurso Nacional de Leitura
As obras escolhidas, a nível de escola, para serem lidas pelos alunos inscritos no Concurso Nacional de Leitura deste ano são:
O Alienista, de Machado de Assis e Sexta-feira ou a vida selvagem, de Michel Tournier.
Ambos os livros se encontram disponíveis para requisição na Biblioteca, para todos os alunos inscritos. Não se esqueçam de requisitar antes das férias do Natal! E boas leituras.
Para recordarem o regulamento consultem:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos
O Alienista, de Machado de Assis e Sexta-feira ou a vida selvagem, de Michel Tournier.
Ambos os livros se encontram disponíveis para requisição na Biblioteca, para todos os alunos inscritos. Não se esqueçam de requisitar antes das férias do Natal! E boas leituras.
Para recordarem o regulamento consultem:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/Concursos
Natal
No âmbito da comemoração do Natal, a Unidade de Multideficiência e Surdocegueira Congénita, em parceria com a Biblioteca Escolar lançaram um convite a todas as famílias: a construção de uma Bota de Natal que represente o espírito natalício.
Esperamos que todos se envolvam nesta iniciativa, de forma a tornar mais viva a participação da comunidade nos projetos escolares.
Contamos com a participação de todos!
As botas já começaram a chegar e a chaminé já está preparada para as receber!!
Esperamos que todos se envolvam nesta iniciativa, de forma a tornar mais viva a participação da comunidade nos projetos escolares.
Contamos com a participação de todos!
As botas já começaram a chegar e a chaminé já está preparada para as receber!!
Monitores da Biblioteca
A Biblioteca Escolar, tal como em anos anteriores, conta com os monitores para dinamizar atividades e ajudar a organizar as tarefas do dia-a-dia.
Este ano juntaram-se a nós o Ricardo, a Melissa,a Ana Beatriz e a Érica.
Sejam bem vindos!
Este ano juntaram-se a nós o Ricardo, a Melissa,a Ana Beatriz e a Érica.
Sejam bem vindos!
quinta-feira, 3 de novembro de 2016
terça-feira, 1 de novembro de 2016
1 de novembro - "Dia de Todos os Santos"
Em
Portugal tradicionalmente, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedo, as
crianças saíam à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus" e
ao fim da manhã voltavam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs,
doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até
dinheiro!


Ao pedir o "Pão por Deus", cantavam-se cantilenas enquanto se andava de porta em porta.
"Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.
Quem dá, quem dá
Passas para as caraças
Castanhas para as aranhas
Bolinhos para os santinhos.
Passas para as caraças
Castanhas para as aranhas
Bolinhos para os santinhos.
Bolinhos
e bolinhosPão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.
Bolinhos e bolinhos
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Qu'estão mortos, enterrados
À porta daquela cruz.
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Qu'estão mortos, enterrados
À porta daquela cruz.
Truz! Truz! Truz!
A senhora que está lá dentro
Assentada num banquinho
Faz favor de s'alevantar
P´ra vir dar um tostãozinho."
Faz favor de s'alevantar
P´ra vir dar um tostãozinho."
Quando os
donos da casa davam alguma coisa, cantava-se:
"Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
Aqui mora algum santinho.”
Quando os donos da casa não davam nada, cantava-se:
"Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto."
Aqui mora um espantalho
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto."
Era também costume os padrinhos
oferecerem um bolo, o Santoro, aos seus afilhados, no Dia de Todos os
Santos.

Ainda
neste dia as pessoas vão ao cemitério arranjar as sepulturas dos seus entes
queridos, com flores, que por tradição nesta altura do ano são crisântemos. Acendem velas para iluminar os falecidos no caminho até ao
Paraíso e mandam rezar missas em seu nome.
· O culto aos mortos foi estabelecido pela Igreja católica com o nome de Finados. É comemorado no dia 2 de Novembro de cada ano, logo depois do dia de Todos os Santos.
FONTES:
·
http://www.junior.te.pt
·
http://framboesa30.atspace.com/Halloween-Rituais.html/
quinta-feira, 20 de outubro de 2016
Dia Mundial das Bibliotecas Escolares - Aprende a Descodificar o Teu Mundo
A propósito do Dia Mundial das Biblioteca Escolares, e do tema proposto para este ano pela Rede de Bibliotecas Escolares - Aprende a Descodificar o Teu Mundo- a equipa pedagógica desafiou as turmas do 3º ciclo a usarem uma linguagem que os jovens utilizam quotidianamente na sua comunicação, quando enviam mensagens ou escrevem mails, para criarem uma nova sinalética nas salas específicas existentes na escola: a linguagem dos emojis.
O termo original provém do japonês – até porque foi criado por um indivíduo natural do Japão, Shigetaka Kurita referindo-se o “e” a imagem e “moji” a palavra. É pois um pictograma.
Em 2015 a palavra emoji foi escolhida como a palavra do ano pelos Dicionários Oxford: “uma pequena imagem digital ou ícone usado para expressar uma ideia ou emoção nas comunicações eletrónicas”.
Na biblioteca podes encontrar a informação detalhada sobre o aparecimento desta linguagem e durante a próxima semana as turmas vão trabalhar nesta temática.
Aparece, contamos com a tua presença!
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
Problema do Mês
Este ano, a Biblioteca Escolar, vai divulgar mensalmente o problema do mês proposto pelo subdepartamento de Matemática, este concurso/passatempo decorrerá entre outubro e maio e no final atribuirá um prémio aos dois vencedores de cada ciclo.
Podes consultar o regulamento na escola, mas também aqui no blogue.
Concorre, porque acima de tudo vai ser muito divertido!
Podes consultar o regulamento na escola, mas também aqui no blogue.
Concorre, porque acima de tudo vai ser muito divertido!
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
Estamos de volta
Estamos de volta e desejamos a todos um excelente ano letivo.
Começamos hoje a formação de utilizadores na escola sede com os alunos de 5º ano. Esperamos que tirem partido dessa formação, mas também que se divirtam.
Esperamos por todos no nosso espaço.
Apareçam!!
Começamos hoje a formação de utilizadores na escola sede com os alunos de 5º ano. Esperamos que tirem partido dessa formação, mas também que se divirtam.
Esperamos por todos no nosso espaço.
Apareçam!!
domingo, 3 de julho de 2016
Despedida
Terminamos mais um ano letivo de muito trabalho, esforço e dedicação da parte de todos. Não queremos deixar de o fazer sem nos despedir dos que vão sair do agrupamento, dos que vão mudar de escola e de todos os outros que em setembro estarão de volta.
Não podemos partir sem deixar de comunicar que foram os melhores leitores do Jardim de Infância e do 1º Ciclo, que têm naturalmente um prémio à sua espera!
Não podemos partir sem deixar de comunicar que foram os melhores leitores do Jardim de Infância e do 1º Ciclo, que têm naturalmente um prémio à sua espera!
Na EB1/JI Brito Pais
JI - Bernardo - Ed. Custódia Pinto;
1ºC - Petra Lourenço - Profª. Cláudia
Duarte
Na EB1/JI José Garcês
JI - Beatriz Siqueira - Ed. Sandra Flores;
1ºC - Elisa Filipa Gomes Furtado - Profª.
Ana Silva
Na EB1/JI Moinhos da Funcheira
JI - Matilde Silva - Ed. Isabel;
1ºC - Rita de Carvalho Pereira - Profª. Ana
Grilo
Parabéns!!
Boas férias, bom descanso e boas leituras!
domingo, 5 de junho de 2016
quinta-feira, 2 de junho de 2016
Votação nas "Curtas da BE"
Curtas da BE
Chegámos à fase da votação do filme realizado pelos nossos alunos e que se encontra publicado no facebook da Rede de Bibliotecas.
Não existe qualquer prémio para o vídeo vencedor, o objetivo é envolver a comunidade educativa neste evento e dar visibilidade ao trabalho destes alunos. Assim, será vencedora a escola que tiver mais "gostos" no vídeo publicado no facebook da RBE.
O processo de votação é o seguinte:
Quem tiver facebook deverá entrar no link que abaixo indicamos. Ao entrar neste link vai ser pedido a cada um, que inicie a sessão no seu facebook, depois disto basta clicar "Gosto" no filme que aparece no facebooK da RBE. Só poderá realizar-se este processo uma vez.
https://www.facebook.com/rbeportugal/videos/1108814755849186/
O vídeo da escola é o número 95. Participem!!
Assinar:
Postagens (Atom)
















