Mostrando postagens com marcador Biblioteca Escolar; leitura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Biblioteca Escolar; leitura. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 24 de maio de 2016

Salto de Gigante

Hoje foi dia de Salto de Gigante no Agrupamento. Os alunos do 4º ano visitaram a escola sede e realizaram várias atividades. É sem dúvida um dia muito diferente e bem passado.
Este ano, a Biblioteca Escolar,  trabalhou a obra de Madalena Moniz, Hoje sinto-me...





E o resultado final dos sete grupos que passaram pela biblioteca foi este:





Esperamos que todos tenham gostado tanto como nós!

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Pássaro da Cabeça

Este período na atividade Livros,Leituras & Companhia decidimos trabalhar a poesia de forma diferente. A obra escolhida foi a de António Manuel Pina, o Pássaro da Cabeça. Realizámos um atelier onde os alunos exploraram várias sensações: o áspero, o doce, o macio, o amargo... e vários sons agradáveis e desagradáveis.Explorámos assim a imaginação, a interpretação e a criatividade dos nossos alunos e no final ficámos a conhecer as suas emoções, receios, expetativas...


sábado, 19 de março de 2016

Atividades da Semana da Leitura

Entre 14 e 18 de março comemorou-se no Agrupamento a Semana da Leitura, cujo tema foi “Elos de Leitura”.

Durante esta semana tiveram lugar várias atividades:

  • “Meia de Leitura”
  • A Leitura em família
  • Quem conta um conto...
Na "Meia de Leitura" foram dinamizadas leituras com cerca de 15 minutos, em todas as turmas e durante toda a semana, duas vezes na semana, cujo objetivo subjacente era a realização de 30 minutos de leitura. Para a realização desta atividade convidámos elementos da comunidade educativa, a fim de estreitar “elos”. Os convidados foram representantes da Câmara Municipal da Amadora, da Junta de Freguesia da Mina de Água, da Junta de Freguesia da Encosta do Sol, do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, a Psicóloga Escolar, Pais, Professores, Mediador e Assistentes Operacionais.

A Leitura em Família foi realizada pelas professoras de Português em articulação com a Biblioteca Escolar. É com muita satisfação que vemos o número de turmas envolvidas a crescer...

A atividade contou com a participação do 5º6ª, 7º3ª, 7º4ª, 8º2ª e 8º3ª.

O Quem conta um conto... foi realizado, pela professora bibliotecária em espaço de biblioteca e de sala de aula envolvendo turmas do 5º ano e a UAM.


Quem desenvolveu estas ações de leitura junto dos nossos alunos, ultrapassou o espaço da sala de aula e a comunidade tornou-se um espaço de júbilo onde nasceram e se consolidaram Elos de Leitura.



quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Concurso Nacional de Leitura





As obras selecionadas a nível de escola para a 1º fase do Concurso Nacional de Leitura foram:

O Aprendiz de Guerreiro, de Margarida Fonseca Santos e A Bicicleta que tinha bigodes, de Ondjaki

Inscreveram-se onze alunos que realizaram a prova no dia 20 de janeiro.



A prova a nível de de escola, relativa à primeira fase do concurso, continha um questionário de escolha múltipla composto por 20 questões (10 relativas a cada livro) e uma questão de apreciação pessoal.





Todos os alunos participantes estão de parabéns!
Contudo os alunos aprovados para a fase distrital do concurso foram:






Teresa Cabral, 7º5ª
Daniela Felício, 7º5ª
Matilde Cotrim, 7º5ª



terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Voluntariado de Leitura

Este ano letivo as bibliotecas escolares do agrupamento iniciaram  um novo projeto envolvendo os Pais e Encarregados de Educação, o Voluntariado de Leitura. As primeiras sessões foram alusivas ao Natal.
Recebemos hoje na EB1/JI José Garcês a mãe do Francisco do 2ºB,que leu na turma o livro "Carta para o Pai Natal".




segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Atelier de Jumpingclay

Decorreu nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento um Atelier de Jumpingclay dinamizado pelo centro"Educar com Arte", na pessoa da animadora Andreia Teixeira. Após a leitura e interpretação do livro de iniciação à literatura A Girafa que comia estrelas, os alunos foram convidados a desenvolver a sua imaginação e criatividade, criando um marcador de livros.
Foi uma atividade muito divertida e os nossos alunos ficaram maravilhados. Certamente constituiu uma boa motivação para a leitura!!


                     





terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

E a escritora Ana Maria Magalhães visitou duas escolas do agrupamento...

No dia 19 a escritora Ana Maria Magalhães contagiou-nos a todos com a sua energia e boa disposição. Também os alunos do 5º e 6º anos  e os professores de Português, bem como a equipa do jornal escolar estiveram à altura do desafio.
Muitos foram os trabalhos apresentados partindo da leitura dos livros, Três fábulas e Uma aventura em Cabo Verde.Trabalhos de escrita criativa, jogos, mostras de comida típica das ilhas de Cabo Verde... e questões muito pertinentes, são só alguns exemplos do que se fez neste dia!
As turmas do 4º ano da EB 1/JI Casal da Mira representaram uma peça de teatro sobre a obra, Uma aventura na Quinta das Lágrimas.




segunda-feira, 13 de maio de 2013

Livro do mês

O Túmulo Perdido, Ana Soares





Perdidos nas entranhas da Serra de Sintra, de Zé, Alice, António, Mel e Pedro já quase não se lembram como é que foram ali parar. Tudo começou com a visita ao Museu Arqueológico de Odrinhas. Em misteriosos túneis, entre Monserrate e a Regaleira, os amigos confrontam-se com figuras assustadoras e descobrem os poderes que lhes foram dados pelos Deuses do Olimpo. Será que o mito de Pandora os vai ajudar a resolver o enigma?


Se quiseres saber mais, vais ter de ler…


Para saberes mais sobre o mito de Pandora consulta o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandora ou dirige-te à Biblioteca e consulta o livro A Mitologia.





sábado, 27 de abril de 2013

25 de Abril

Nas escolas do Agrupamento as Bibliotecas assinalaram o "25 de abril", com exposições, atividades de leitura e de escrita sobre o tema.

No "Quem conta um conto...", os alunos de 5º ano ouviram a história de António Torrado, O tesouro, refletiram sobre o tema e elaboraram uma ficha de trabalho.


http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=otesouro


Nas escolas do 1º ciclo, os alunos ouviram a história de Álvaro Cunhal, Os barrigas e os magriços.



segunda-feira, 4 de março de 2013

Atividades da turma B do 1º ano da Escola EB1/JI do Casal da Mira


A Professora Filipa Albuquerque, da Escola EB1/JI do Casal da Mira tem realizado um trabalho muito meritório com a sua turma de 1ºano. O trabalho vai dando frutos… Os seus alunos procuram autonomamente a Biblioteca nos dias em que esta abre as portas na hora do almoço.

Aqui vos deixamos apenas um exemplo do trabalho que desenvolve com os seus alunos. Não deixem de visitar o Blogue que construiu para a turma. http://novaturmadaprofessorafilipa.blogspot.com/


Como sabem, no Primeiro Período escolar estivemos a criar a nossa Biblioteca de Turma e a explorar os livros todos!
Este Período, continuamos a usar e a adorar a nossa biblioteca de sala de aula, mas começámos a ir à Biblioteca Escolar da EB1 Casal da Mira, que é a nossa escola fantástica!
Na primeira sessão fomos ver uma apresentação sobre as regras da biblioteca e sobre a maneira como está organizada. A professora Sofia mostrou-nos a apresentação e depois fizemos uma pequena atividade sobre o código de organização dos livros. Sabiam que os livros estão organizados por cores?
 
Desde esse dia, temos ido à Biblioteca da Escola, na nossa hora do conto, ouvir a nossa professora contar histórias e fazer leitura participada. Também fazemos exercícios de expressão dramática com base nos livros lidos e no final ficamos sempre com tempo para ler em pares livremente.
Temos procurado poesia, lengalengas e trava-línguas para apresentar na Mostra de Teatro da Amadora!
Na última sessão estivemos a ler livros da Luísa Ducla Soares. Lemos uma história e fizemos expressão dramática com as lengalengas e travalínguas que a Luísa Ducla Soares compilou em dois livros.
Requisitámos os dois livros para a nossa sala de aula, para que todos tenham a oportunidade de os ler e escolher os textos para a Mostra de Teatro.
 
Nós gostamos muito de ir à biblioteca porque é muito divertido!
Estas são as imagens da nossa última ida à Biblioteca Escolar.






domingo, 24 de fevereiro de 2013

Projeto "Todos Juntos Podemos Ler"

A equipa da sala de multideficiência, da Escola EB1/JI José Garcês produziu um filme dando conta dos trabalhos desenvolvidos, este ano letivo, pelos seus alunos. O ponto de partida foi o livro, Gato Gatão, Poeta de Profissão. Não deixem de ver este pequeno filme, está excelente!!



terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Livro de Mês

O Diário de Anne Frank


Publicado pela primeira vez em 1947, por iniciativa do pai de Anne Frank, o "Diário" veio revelar ao mundo o que fora, durante dois longos anos, o dia-a-dia de uma adolescente condenada a uma voluntária reclusão, para tentar escapar à sorte dos judeus que os alemães haviam começado a deportar para supostos "campos de trabalho".

Tentativa sem final feliz. Em Agosto de 1944, todos aqueles que estavam escondidos no pequeno anexo secreto onde a jovem habitava foram presos. Após uma breve passagem por Westerbork e Auschwitz, Anne Frank acaba então por ir para Bergen-Belsen, onde vem a morrer em Março de 1945, a escassos dois meses do final da guerra na Europa. 



Quando foi encontrado, no Anexo de Amesterdão, era este o Diário Original.


Visita virtual ao anexo onde viveu Anne Frank http://www.annefrank.org/en/Subsites/Home/






quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Feira do Livro

Segunda Feira, dia 26 de novembro começa mais uma feira do livro na nossa escola. Este ano, diariamente, temos promoções especiais. Aparece!!



LIVRO DO DIA 26 DE NOVEMBRO

Preço especial
3€