Mostrando postagens com marcador Mar. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mar. Mostrar todas as postagens

sábado, 16 de março de 2013

Semana da Leitura - Notícias

Uma vez que a Semana da Leitura tinha como tema Ler o Mar, a equipa da BE programou uma série de atividades relacionadas com esta temática.

Destacamos o trabalho articulado com o subdepartamento de Ciências, inspirado no livro de Sophia de Mello Breyner Andresen, A Menina do Mar. A equipa de BE propôs aos professores de Ciências Naturais/da Natureza que trabalhassem com os seus alunos um excerto do texto, para que através dele relacionassem as personagens da história com os organismos que se observam no meio marinho, focando aspetos como a biodiversidade descrita e a relação existente entre os organismos marinhos e os diferentes ambientes. Esta atividade denominou-se Mergulhar com a Menina do Mar

Os alunos do 5º ano recriaram os organismos que habitam poças-de-maré recorrendo a diferentes materiais plásticos.




Os alunos de 8º ano realizaram cartazes informativos.
 
 

O objetivo final era a construção de um mural, na BE, para aplicar e expor os organismos produzidos pelos alunos e os cartazes.


O mural foi sendo enriquecido, ao longo da semana, com as reflexões que os alunos de 5º ano fizeram sobre o problema da poluição marítima. Esta atividade resultou da leitura e discussão do livro de José Fanha, O dia em que o mar despareceu.




  
A equipa da biblioteca articulou também a programação da Semana da Leitura com o subdepartamento de História. Assim, os alunos de 6º e 8º anos trabalharam sobre as Embarcações Portuguesas.

Os alunos de 6º ano pesquisaram e produziram cartazes, e os de 8º ano desdobráveis sobre as embarcações, que têm sido utilizadas ao longo dos tempos em Portugal, os grandes navegadores que estiveram à frente dessas embarcações e a grande aventura dos Descobrimentos.
Os trabalhos foram expostos na biblioteca e os alunos visitaram a exposição autonomamente.
 

 


segunda-feira, 4 de março de 2013

Semana da Leitura

Este ano a semana da leitura tem como tema Ler o Mar. Algumas das atividades programadas, no segundo e terceiro ciclos, tiveram por base as propostas dos Kits do Mar, da Estrutura de missão para a extensão da plataforma continental. Assim, a equipa da BE desafiou docentes de algumas disciplinas: aos de Ciências convidou a Mergulhar com a menina do Mar; aos de História a viajar nas Embarcações Portuguesas; aos de Português a conhecer o Dia em que o mar desapareceu. No final construiremos um mural com os trabalhos realizados.

Selecionámos também uma série de livros sobre o tema Mar, que se encontram nos destaques do mês.

Da mesma forma, no primeiro ciclo desenvolver-se-ão os mesmos temas, abarcando todos os anos de escolaridade. Contamos ainda com a presença da escritora Luísa Ducla Soares, no dia 11,na Escola EB1/JI dos Moinhos da Funcheira.

Não percam. Contamos com a vossa presença!!


 
 


 

Livro do Mês


Lendas do mar, José Jorge Letria
Este livro comemora o tema Mar!!
É uma coletânea composta por sete histórias. Destacamos “Os Três Avisos do Mar”, uma história que adverte metaforicamente contra os perigos da ambição, onde intervém, de novo, o Grande Deus das Águas. É ele que dá uma grande lição a um velho e obstinado pescador que, de ouvidos tapados, ignora os sábios avisos de outro pescador, de uma gaivota e de um peixe-voador. Nesta obra, abordam-se temas como a ambição, a solidariedade, a união, a aceitação da diferença e o sonho.

Aguardamos a tua visita à biblioteca para o requisitares. Vais ver que não te arrependes!!