Mostrando postagens com marcador Quem conta um conto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Quem conta um conto. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Quem conta um conto...

Este mês, na atividade Quem conta um conto... foi contada uma história muito particular, Histórias para pontuar de Suzana Ramos.

Era uma vez uma história com sinais de pontuação sobre uma outra história que nem sequer um sinal de pontuação tinha. 
Por causa disso mesmo, mas também por outras razões que agora não vêm ao caso, três reticências apaixonadas por um ponto de exclamação com uma grande crise de identidade, entre outros sinais de pontuação, decidem mostrar a sua perplexidade e indignação.
No final da história os alunos foram convidados a personificar o ponto de exclamação, e aqui está o resultado...

terça-feira, 2 de abril de 2013

Novidades


Tal como tínhamos prometido o mês de abril vai trazer muitas novidades para as nossas bibliotecas.

Começamos por esperar ansiosamente a visita da escritora Alice Vieira, que virá à Escola José Cardoso Pires no dia 16 de abril. Nas escolas do 1º ciclo (Casal da Mira e José Garcês) contamos com a presença da escritora Ana Faria.
No dia 17 de abril, em articulação com a área disciplinar de Educação Visual, inauguramos a exposição de desenhos de Álvaro Cunhal “Desenhos da Prisão”. Nessa ocasião teremos um convidado, o Senhor arquiteto Filipe Diniz, que irá dar uma conferência intitulada “O desenho como espaço de Liberdade”.
E como em abril se comemora o Dia da Liberdade, a atividade “Quem conta um conto…” e o livro do mês serão dedicados a esta efeméride.

Não te esqueças de aparecer… contamos contigo!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dia dos Namorados


Aproxima-se o Dia dos Namorados e a equipa da biblioteca reservou-te uma surpresa!

Queres escrever uma carta para o teu namorado(a)? Temos postais e um marco do correio… vai à biblioteca e deixa a tua mensagem. No dia 14 de fevereiro a correspondência será entregue.

Esperamos por ti!
 
 
 
Para comemorar este dia selecionámos para o 5º ano, na atividade mensal, "Quem conta um conto..." a história de José Fanha, A namorada Japonesa do meu avô. Esperamos que gostes!
 
 

 
 
 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Atividades de Natal


Durante toda a semana os alunos tiveram oportunidade de participar em muitas das atividades que a biblioteca escolar programou. Aqui ficam alguma fotografias da leitura dramatizada do conto de Nathalie Delebarre,Eu sei tudo sobre o Pai Natal.












 
Os alunos endereçaram também muitas cartas ao Pai Natal. A equipa da biblioteca selecionou algumas:
 
"Querido Pai Natal,
 
Como o senhor sabe estamos quase a chegar ao Natal. Por isso, quero duas prendas: uma PSP e um jogo. Eu também gostaria de oferecer prendas aos meninos que não podem andar na rua. Por isso peço-te o favor de me ouvires...
 
Mauro Borges, 5º1ª"


"Querido Pai Natal,

Escrevo-te esta carta, para te pedir que me tragas muitos presentes e também para as famílias que precisam de ti neste momento. Adoro-te!!

Carla, 5º1ª"


"Querido Pai Natal,

Como estás? Sei que és capaz de realizar coisas impossíveis, e por isso te escrevo... Este ano queria que a minha irmã e o meu avô melhorassem.

João Freire, 5º5ª"
 

"Querido Pai Natal,

Estás bom? eu estou. Como estão as renas? e os duendes? Devem estar todos muito cansados.
Este ano gostava de ter uma prenda tua, por isso vou dizer-te o que quero. Gostava de ter um peluche com o teu desenho!
Muitos beijinhos

Mariana, 5º5ª"


Por último, decorreram as sessões de "Leitura em Família", nas turmas de 8º ano. Foram momentos de partilha de leituras muito enriquecedores, para professores e alunos.






 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"Quem conta um conto..."

No mês de novembro,  a equipa da BE dinamizou a atividade "Quem conta um conto..." com o livro de Hmily Horn, Desculpa...Por acaso és uma bruxa?
Os alunos foram convidados a redigir um anúncio para um jornal, para ajudarem o Leonardo (personagem principal) a encontrar uma bruxa!
Aqui ficam os anúncios selecionados:



Sou o gato Leonardo
Preciso desesperadamente de uma bruxa para ter um lar.
Estou tão sozinho!
Procuro bruxa simpática, com meias às riscas, chapéu pontiagudo e que cozinhe no caldeirão…

Recompensa: Carinho de gato!

Contacto: 131313
Beatriz Caldeira, 5º6ª

Gato Leonardo
Pretende encontrar bruxa de meias às riscas.
Recompensa: uma boa beijoca da Sofia!
Contacto: 90000000
Andreia Sofia, 5º5ª

Leonardo, o gato preto da zona…
Procura bruxa com todos os defeitos e efeitos!!!
Contacto: 280100200
Cristiana Guerreiro, 5º5ª

Procuro bruxa para dar comida, dormida e ajudar as pessoas.
Recompensa: 30 chocolates.
Assinado: Leonardo
Micaela Lopes, 5º3ª



quarta-feira, 31 de outubro de 2012

DIA DAS BRUXAS

O dia das Bruxas na BE






A atividade “Quem conta um conto…” iniciou-se este ano com a história, Desculpa… Por acaso és uma bruxa? Dedicada, claro, ao dia das bruxas !!! A turma 1, do 5º ano ilustrou uma personagem desta história e foi realizado um concurso para a eleição do melhor trabalho. Este concurso foi ganho pelo aluno nº 9, Kevin Ponge. 

Parabéns!!!