Mostrando postagens com marcador Quem conta um conto.... Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Quem conta um conto.... Mostrar todas as postagens

sábado, 19 de março de 2016

Atividades da Semana da Leitura

Entre 14 e 18 de março comemorou-se no Agrupamento a Semana da Leitura, cujo tema foi “Elos de Leitura”.

Durante esta semana tiveram lugar várias atividades:

  • “Meia de Leitura”
  • A Leitura em família
  • Quem conta um conto...
Na "Meia de Leitura" foram dinamizadas leituras com cerca de 15 minutos, em todas as turmas e durante toda a semana, duas vezes na semana, cujo objetivo subjacente era a realização de 30 minutos de leitura. Para a realização desta atividade convidámos elementos da comunidade educativa, a fim de estreitar “elos”. Os convidados foram representantes da Câmara Municipal da Amadora, da Junta de Freguesia da Mina de Água, da Junta de Freguesia da Encosta do Sol, do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, a Psicóloga Escolar, Pais, Professores, Mediador e Assistentes Operacionais.

A Leitura em Família foi realizada pelas professoras de Português em articulação com a Biblioteca Escolar. É com muita satisfação que vemos o número de turmas envolvidas a crescer...

A atividade contou com a participação do 5º6ª, 7º3ª, 7º4ª, 8º2ª e 8º3ª.

O Quem conta um conto... foi realizado, pela professora bibliotecária em espaço de biblioteca e de sala de aula envolvendo turmas do 5º ano e a UAM.


Quem desenvolveu estas ações de leitura junto dos nossos alunos, ultrapassou o espaço da sala de aula e a comunidade tornou-se um espaço de júbilo onde nasceram e se consolidaram Elos de Leitura.



sábado, 27 de abril de 2013

25 de Abril

Nas escolas do Agrupamento as Bibliotecas assinalaram o "25 de abril", com exposições, atividades de leitura e de escrita sobre o tema.

No "Quem conta um conto...", os alunos de 5º ano ouviram a história de António Torrado, O tesouro, refletiram sobre o tema e elaboraram uma ficha de trabalho.


http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=otesouro


Nas escolas do 1º ciclo, os alunos ouviram a história de Álvaro Cunhal, Os barrigas e os magriços.



sábado, 16 de março de 2013

Semana da Leitura - Notícias

Uma vez que a Semana da Leitura tinha como tema Ler o Mar, a equipa da BE programou uma série de atividades relacionadas com esta temática.

Destacamos o trabalho articulado com o subdepartamento de Ciências, inspirado no livro de Sophia de Mello Breyner Andresen, A Menina do Mar. A equipa de BE propôs aos professores de Ciências Naturais/da Natureza que trabalhassem com os seus alunos um excerto do texto, para que através dele relacionassem as personagens da história com os organismos que se observam no meio marinho, focando aspetos como a biodiversidade descrita e a relação existente entre os organismos marinhos e os diferentes ambientes. Esta atividade denominou-se Mergulhar com a Menina do Mar

Os alunos do 5º ano recriaram os organismos que habitam poças-de-maré recorrendo a diferentes materiais plásticos.




Os alunos de 8º ano realizaram cartazes informativos.
 
 

O objetivo final era a construção de um mural, na BE, para aplicar e expor os organismos produzidos pelos alunos e os cartazes.


O mural foi sendo enriquecido, ao longo da semana, com as reflexões que os alunos de 5º ano fizeram sobre o problema da poluição marítima. Esta atividade resultou da leitura e discussão do livro de José Fanha, O dia em que o mar despareceu.




  
A equipa da biblioteca articulou também a programação da Semana da Leitura com o subdepartamento de História. Assim, os alunos de 6º e 8º anos trabalharam sobre as Embarcações Portuguesas.

Os alunos de 6º ano pesquisaram e produziram cartazes, e os de 8º ano desdobráveis sobre as embarcações, que têm sido utilizadas ao longo dos tempos em Portugal, os grandes navegadores que estiveram à frente dessas embarcações e a grande aventura dos Descobrimentos.
Os trabalhos foram expostos na biblioteca e os alunos visitaram a exposição autonomamente.
 

 


segunda-feira, 4 de março de 2013

Semana da Leitura

Este ano a semana da leitura tem como tema Ler o Mar. Algumas das atividades programadas, no segundo e terceiro ciclos, tiveram por base as propostas dos Kits do Mar, da Estrutura de missão para a extensão da plataforma continental. Assim, a equipa da BE desafiou docentes de algumas disciplinas: aos de Ciências convidou a Mergulhar com a menina do Mar; aos de História a viajar nas Embarcações Portuguesas; aos de Português a conhecer o Dia em que o mar desapareceu. No final construiremos um mural com os trabalhos realizados.

Selecionámos também uma série de livros sobre o tema Mar, que se encontram nos destaques do mês.

Da mesma forma, no primeiro ciclo desenvolver-se-ão os mesmos temas, abarcando todos os anos de escolaridade. Contamos ainda com a presença da escritora Luísa Ducla Soares, no dia 11,na Escola EB1/JI dos Moinhos da Funcheira.

Não percam. Contamos com a vossa presença!!


 
 


 

domingo, 17 de fevereiro de 2013


No dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, o cúpido da Biblioteca Escolar distribuiu 80 cartas pelos alunos de várias turmas. Foi um momento bastante divertido!!!!
 
Foi também neste dia que teve início o “Quem conta um conto…” do mês de fevereiro, dedicado a São Valentim. A turma que primeiro realizou a atividade foi o 5º 6ª, e como já sabem, o livro escolhido foi o de José Fanha, A namorada japonesa do meu avô. Mais uma vez, a professora Filomena do CRTIC colaborou com a equipa da BE e foi ela quem contou a história.
 

domingo, 2 de dezembro de 2012

Atividades de Natal



Amanhã iniciam-se na BE as atividades de Natal. Podes fazer os teus cartões de Natal, bases para velas ou outras atividades lúdicas (palavras cruzadas, sopas de letras…). Para além disso vem ajudar a equipa a construir a árvore de Natal da Biblioteca… é surpreendente!!

Até ao final do período vai haver muita animação no nosso espaço…

Contamos com a tua presença!!
 
 
 
segunda
3 dez
terça
4 dez
quarta
5 dez
quinta
5 dez
sexta
6 dez
9:15-10:00
 
 
 
 
 
10:15-11:00
Atelier de Natal
11:00-11:45
12:00-12:45
 
Leitura em família
9º3ª
 
 
 
12:45-13:30
 
 
 
 
13:45-14:30
 
 
 
 
 
14:30-15:15
 
 
 
 
 
15:30-16:25
 
 
 
 
 
















 
segunda
10 dez
terça
11 dez
quarta
12 dez
quinta
13 dez
9:15-10:00
 
 
5º4ª
Quem conta um conto
 
10:15-11:00
 
Atelier de Natal
5º2ª
Quem conta um conto
 
 
Atelier de Natal
11:00-11:45
 
5º3ª
Quem conta um conto
12:00-12:45
5 º1ª
Quem conta um conto
 
 
 
12:45-13:30
 
 
 
13:45-14:30
 
5º5ª
Quem conta um conto
 
 
14:30-15:15
 
 
5º6ª
Quem conta um conto
 
15:30-16:25
 
Leitura em família
8º4ª
 
Leitura em família
8º2ª