Mostrando postagens com marcador animação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador animação. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 4 de março de 2013

Atividades da turma B do 1º ano da Escola EB1/JI do Casal da Mira


A Professora Filipa Albuquerque, da Escola EB1/JI do Casal da Mira tem realizado um trabalho muito meritório com a sua turma de 1ºano. O trabalho vai dando frutos… Os seus alunos procuram autonomamente a Biblioteca nos dias em que esta abre as portas na hora do almoço.

Aqui vos deixamos apenas um exemplo do trabalho que desenvolve com os seus alunos. Não deixem de visitar o Blogue que construiu para a turma. http://novaturmadaprofessorafilipa.blogspot.com/


Como sabem, no Primeiro Período escolar estivemos a criar a nossa Biblioteca de Turma e a explorar os livros todos!
Este Período, continuamos a usar e a adorar a nossa biblioteca de sala de aula, mas começámos a ir à Biblioteca Escolar da EB1 Casal da Mira, que é a nossa escola fantástica!
Na primeira sessão fomos ver uma apresentação sobre as regras da biblioteca e sobre a maneira como está organizada. A professora Sofia mostrou-nos a apresentação e depois fizemos uma pequena atividade sobre o código de organização dos livros. Sabiam que os livros estão organizados por cores?
 
Desde esse dia, temos ido à Biblioteca da Escola, na nossa hora do conto, ouvir a nossa professora contar histórias e fazer leitura participada. Também fazemos exercícios de expressão dramática com base nos livros lidos e no final ficamos sempre com tempo para ler em pares livremente.
Temos procurado poesia, lengalengas e trava-línguas para apresentar na Mostra de Teatro da Amadora!
Na última sessão estivemos a ler livros da Luísa Ducla Soares. Lemos uma história e fizemos expressão dramática com as lengalengas e travalínguas que a Luísa Ducla Soares compilou em dois livros.
Requisitámos os dois livros para a nossa sala de aula, para que todos tenham a oportunidade de os ler e escolher os textos para a Mostra de Teatro.
 
Nós gostamos muito de ir à biblioteca porque é muito divertido!
Estas são as imagens da nossa última ida à Biblioteca Escolar.






quarta-feira, 6 de junho de 2012

Quem conta um conto... "Cozinheiras de Livros"


Este mês na atividade “Quem conta um conto…”, lemos a história da Margarida Botelho, Cozinheiras de livros. A atividade foi partilhada através de videoconferência com o Hospital de Alcoitão e no final os alunos foram convidados a encontrar os ingredientes para algumas receitas…
Deixamos aqui alguns exemplos:
Perdidos na floresta
Ingredientes:
500g de floresta assombrada
5 meninos e 1 menina
1 raptor mágico
1 dragão com três cabeças
1 raposa de quatro caudas
1 gruta submersa
1 castelo
Monstros q.b.
Magia negra q.b.

“Comece a sua receita separando 500g de floresta assombrada, junte 5 meninos e 1 menina e mexa tudo muito bem. Depois junte uma pitada de magia negra.
Em seguida coloque numa taça um raptor mágico, um dragão com três cabeças, alguns monstros e uma raposa de quatro caudas para dar um toque picante… Vá mexendo enquanto acrescenta um bocadinho de gruta submersa e quando terminar de mexer tudo muito bem, acrescente um castelo para embelezar a sua história.
Deite tudo numa caçarola e aqueça a 900 .”
5º1ª

A minha escola
Ingredientes:
22 alunos
4 cozinheiras
20 auxiliares
1 escola com boas condições
1 colher de alegria
1 pitada de professores
1 pitada de bom comportamento
Regras e livros a gosto


“Coloque todos os alunos numa panela e mexa bem. Polvilhe com uma pitada de professores e acrescente as 4 cozinheiras às colheradas. Em seguida, junte as 20 auxiliares para tomar conta dos alunos. Adicione 1 colher de alegria em todas as pessoas e polvilhe os alunos com bom comportamento.
Junte a escola ao preparado anterior e misture bem. Polvilhe com livros e regras a gosto.”
5º4ª

Um monstro na biblioteca

Ingredientes:
500g de cobertura de ranho
200 colheres de terror
600 kg de gelatina de livros
2 colheres de cabelo
1 kg de nariz de batata
3 pares de olhos
Tarântulas a gosto
1 pitada de letras
Medo q.b.
Sal q.b.

“ Deite as colheres de terror num tacho e passado uma hora adicione o ranho. Sem deixar passar muito tempo junte as tarântulas e em seguida adicione o cabelo. Adicione as letras, o nariz de batata e a gelatina. Deixe a marinar com sal, medo e olhos durante 15 minutos.
Leve ao forno durante 30 minutos”
5º4ª

Um dia na praia
Ingredientes:
(Quantidades a gosto)

Água
Areia
Diversão
Alegria
Sol
Conchas
Sal
Gelado
Pessoas
Calor

“ Na água junte uma pitada de sal. No sol deite uma colherada de calor. Às pessoas junte diversão e alegria, acrescente areia e uma pitada de conchas. Sirva com um belo recheio de gelado!”
5º4ª

quarta-feira, 7 de março de 2012

O Dia dos Namorados na BE

Em fevereiro e para comemorar O Dia dos Namorados, na atividade “Quem conta um conto…” foi lida a história O espantalho enamorado. Após a leitura os alunos foram convidados a escrever uma quadra sobre o tema.

Publicamos algumas das quadras feitas pelos alunos:


Amor ao luar

As estrelas a brilhar

Sentados à beira-mar

Que bom é namorar.

(5º5ª)

O amor é perfeito

É suspeito…

Não há limite

Quando sofremos de amorite.

(5º5ª)

O amor é cor

Às vezes trás dor

Outras calor

E à vida dá sabor.

(5º4ª)

Eu amo o meu país

Que se chama Portugal

Este é um amor

Que nunca acaba mal.

(5º4ª)

Paixão…

Perdi o meu coração

Fiquei com calor

Por causa do teu amor

(5º1ª)

Dia dos Namorados nas Bibliotecas do 1º Ciclo

Os alunos da EB1/JI Casal da Mira e da EB1/JI José Garcês estiveram na BE para comemorar o Dia dos Namorados. Falaram sobre a amizade e o amor e ouviram a história Um bocadinho de Inverno, de Paul Stewart.

No final todos partilharam com os colegas o que seriam capazes de fazer por um amigo especial.

É importante lembrar que todos precisamos de ouvir algo simpático…

Aqui ficam alguns trabalhos e mensagens!

Eu seria capaz de convidar um amigo para lanchar ou partilhar o meu brinquedo preferido.

Diogo Fernandes (EB1/JI José Garcês)


Eu ensinava-o a estudar, levava-o a um jantar especial, se ele estivesse triste falaria com ele.

Márcia (EB1/JI José Garcês)

Se ele precisar de ajuda eu ajudo-o, se estiver muito triste eu fico com ele a brincar ou talvez a estudar. Eu faria tudo por um amigo. É para isso que servem os amigos!

Rute Gomes (EB1/JI José Garcês)

Eu dar-lhe-ia brinquedos e muita atenção. Levava-o para minha casa.

Eduardo Graça (EB1/JI Casal da Mira)

A um amigo eu daria bondade, amor, materiais da escola, roupa, brinquedos, comida, livros que eu não precisasse, presentes e umas revistas que ele quisesse.

Horalino Pereira (EB1/JI Casal da Mira)

Se ele estivesse sem casa, eu oferecia-lhe a minha como sítio para ele ficar até organizar a sua vida.

Nuno Serra (EB1/JI Casal da Mira)





JI (EB1/JI Casal da Mira)

Gosto muito de ti, és a pessoa mais querida que já vi!

Miguel (EB1/JI Casal da Mira)

Tu és muito importante!

3ºB (EB1/JI José Garcês)

És linda como o sol!

Amor é… brincar com os meus amigos.

Amor é… o pai e a mãe.

JI (EB1/JI José Garcês)


domingo, 8 de janeiro de 2012

Durante o mês de dezembro...

...algumas turmas da escola colocaram-se no papel do Pai Natal e realizaram trabalhos muito criativos. Esses trabalhos encontram-se expostos na escola para serem apreciados




alguns alunos escreveram cartas ao Pai Natal, como a que partilhamos contigo:

... e houve mesmo um que conseguiu uma entrevista exclusiva com ele:

Textos Dos Alunos (1)





quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Atividade de Natal - quem conta um conto...


Para atividade de Natal do “Quem conta um conto…”, a equipa da BE selecionou a história de Luísa Ducla Soares, Natal no Hipermercado.



Esta história foi partilhada, em videoconferência, com alguns jovens internados no IPO de Lisboa e com um grupo de alunos da Escola Básica de Alcabideche.





Após a leitura e a troca de impressões sobre a mensagem desta história, os nossos alunos endereçaram cartas ao Pai Natal, com os seus desejos e pedidos para esta quadra. Também os outros jovens partilharam connosco as suas cartas.




quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Atividades de Natal

Queridos amigos,

As bibliotecas do agrupamento preparam-se, mais uma vez, para festejar o Natal…

Foram preparadas uma série de atividades para que possas comemorar esta data.

Na EB2,3 José Cardoso Pires, podes vir à biblioteca e escrever uma carta ao Pai Natal ou escrever uma frase para decorar a árvore que a equipa construíu para ti. Mas as novidades não param por aqui!!

Nos teus tempos livres podes fazer passatempos ou construir o teu próprio postal de Natal.

Já a partir de dia 2 de dezembro vamos realizar a Feira do Livro, e esperamos pela visita de todos, professores e alunos.

A par disto e como é hábito, decorrerão outras atividades organizadas por turmas:

A Tarde de poesia, dinamizada pelo “Espaço Poesia”, as sessões de “Quem conta um conto…”, para o 5º ano, com o conto de Luísa Ducla Soares, Natal no Hipermercado e a Leitura em Família.

Quanto aos alunos da EB1/JI Casal da Mira e EB1/JI José Garcês, irão também deliciar-se não só com o conto da Luísa Ducla Soares, mas ainda com Os Sapatos do Pai Natal, de José Fanha, Um Natal Especial, de Judi Abbot, e O Natal do Rato Renato, de Anna Casalis.

O Natal na Biblioteca é mais divertido... Esperamos por ti!

Feira Do Livro (2)

horário da feira do livro

domingo, 6 de novembro de 2011

Encontro com a escritora Isabel Motta




A tua cara não me é estranha

No dia 2 de novembro a escritora Isabel Motta deslocou-se à nossa biblioteca para ler e dramatizar o texto da sua autoria, A tua cara não me é estranha. Os alunos do 5º ano assistiram e participaram de forma empenhada nas atividades propostas pela escritora.

Na próxima semana é a vez da escola José Garcês, e dos alunos do 3º e 4º anos, assistirem à história da fuinha Luca.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A História da Fuinha Luca

A Fuinha Luca

Dia Mundial das Bibliotecas Escolares - 24 de Outubro

Dia Mundial Das Bibliotecas Escolares[1]

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Novo Ano, Ideias à Solta

Participa nas actividades da biblioteca e ganha prémios!

Já sabes em que consiste o concurso “Melhor Leitor”? Vai à biblioteca e pede informações ou consulta o regulamento nas páginas do blogue.


Já ouviste falar do problema do mês?

A partir de segunda feira, já estão disponíveis os problemas para o mês Outubro, destinados ao 2º e 3º ciclos.

Podes participar na biblioteca!

domingo, 15 de maio de 2011

Filme do Mês de Maio


Willy Wonka ( Johnny Depp ) é um estranho presidente de uma grande fábrica de chocolate que um dia resolve lançar um concurso. Decide colocar 5 bilhetes dourados em 5 embalagens dos seus chocolates. Quem os encontrar terá como prémio o direito a visitar a sua fábrica. Charlie Bucket ( Freddie Highmore ), um menino pobre que vive perto da fábrica com a sua família numerosa, é um dos vencedores e a visita vai revelar-se uma mina de surpresas. No fim da visita dos 5 felizardos, haverá apenas um com direito a um prémio especial. Na companhia de Charlie, vão estar Mike Teavee ( Jordan Fry ), um miúdo viciado em televisão e videojogos; Violet Beauregarde (Anna Sophia Robb), uma muito competitiva rapariga que passa o tempo a mascar pastilha elástica; Veruca Salt ( Julia Winter ), uma mimada menina rica inglesa que obtém dos pais tudo aquilo que deseja; e Augustus Gloop ( Philip Wiegratz ), um gordo alemão que é um autêntico devorador de doces.

Charlie e a fábrica de chocolate vai passar no dia 23 de Maio de Manhã e no dia 25 de Maio à tarde

Instantes Criativos - Desafios de Maio

Instantes Criativos Maio

Instantes Criativos - Resultados de Março

Desafios Vencedores do mês de Março

domingo, 3 de abril de 2011

Um escritor vem à escola - Augusto Carlos

Augusto Carlos

terça-feira, 22 de março de 2011

Teatro - O menino que falava com a Natureza

Integrado na Semana da Leitura e aproveitando a visita à escola do escritor Augusto Carlos, a professora Ana Ester e os alunos do 7º 4ª dramatizaram o conto «O menino que falava com a Natureza».


Cartaz de Teatro

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Feira do Livro Usado

Feira Do Livro Usado

Feira do Livro Usado

A Biblioteca Escolar irá organizar uma feira do livro usado no dia 4 de Abril, com o intuito de comemorar o Dia mundial do livro infantil (2 de Abril). Os livros serão vendidos a um preço simbólico, de forma a que todos os alunos possam adquiri-los.

O objectivo desta actividade é incentivar a leitura e a aquisição de livros.

Contamos com a vossa colaboração!!