Mostrando postagens com marcador bibliotecas escolares. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador bibliotecas escolares. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Feira do Livro

Na EB 2,3 José Cardoso Pires realiza-se entre dia 1 e dia 4 de dezembro.

Todas as turmas visitarão a feira em horário letivo. No entanto, a feira estará aberta todo o dia para os alunos a visitarem livremente.

O livro do dia terá um preço muito especial!!
Não percas!!


Horário da Feira

domingo, 23 de setembro de 2012

Bom ano letivo

Caros amigos,
O nosso blogue está de volta, sempre com novidades e sugestões.
A equipa da biblioteca deseja a todos um ótimo recomeço. Esperamos as vossas visitas, comentários e sugestões.
Estejam atentos!!


quarta-feira, 7 de março de 2012

O Dia dos Namorados na BE

Em fevereiro e para comemorar O Dia dos Namorados, na atividade “Quem conta um conto…” foi lida a história O espantalho enamorado. Após a leitura os alunos foram convidados a escrever uma quadra sobre o tema.

Publicamos algumas das quadras feitas pelos alunos:


Amor ao luar

As estrelas a brilhar

Sentados à beira-mar

Que bom é namorar.

(5º5ª)

O amor é perfeito

É suspeito…

Não há limite

Quando sofremos de amorite.

(5º5ª)

O amor é cor

Às vezes trás dor

Outras calor

E à vida dá sabor.

(5º4ª)

Eu amo o meu país

Que se chama Portugal

Este é um amor

Que nunca acaba mal.

(5º4ª)

Paixão…

Perdi o meu coração

Fiquei com calor

Por causa do teu amor

(5º1ª)

Dia dos Namorados nas Bibliotecas do 1º Ciclo

Os alunos da EB1/JI Casal da Mira e da EB1/JI José Garcês estiveram na BE para comemorar o Dia dos Namorados. Falaram sobre a amizade e o amor e ouviram a história Um bocadinho de Inverno, de Paul Stewart.

No final todos partilharam com os colegas o que seriam capazes de fazer por um amigo especial.

É importante lembrar que todos precisamos de ouvir algo simpático…

Aqui ficam alguns trabalhos e mensagens!

Eu seria capaz de convidar um amigo para lanchar ou partilhar o meu brinquedo preferido.

Diogo Fernandes (EB1/JI José Garcês)


Eu ensinava-o a estudar, levava-o a um jantar especial, se ele estivesse triste falaria com ele.

Márcia (EB1/JI José Garcês)

Se ele precisar de ajuda eu ajudo-o, se estiver muito triste eu fico com ele a brincar ou talvez a estudar. Eu faria tudo por um amigo. É para isso que servem os amigos!

Rute Gomes (EB1/JI José Garcês)

Eu dar-lhe-ia brinquedos e muita atenção. Levava-o para minha casa.

Eduardo Graça (EB1/JI Casal da Mira)

A um amigo eu daria bondade, amor, materiais da escola, roupa, brinquedos, comida, livros que eu não precisasse, presentes e umas revistas que ele quisesse.

Horalino Pereira (EB1/JI Casal da Mira)

Se ele estivesse sem casa, eu oferecia-lhe a minha como sítio para ele ficar até organizar a sua vida.

Nuno Serra (EB1/JI Casal da Mira)





JI (EB1/JI Casal da Mira)

Gosto muito de ti, és a pessoa mais querida que já vi!

Miguel (EB1/JI Casal da Mira)

Tu és muito importante!

3ºB (EB1/JI José Garcês)

És linda como o sol!

Amor é… brincar com os meus amigos.

Amor é… o pai e a mãe.

JI (EB1/JI José Garcês)


quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Atividades de Natal

Queridos amigos,

As bibliotecas do agrupamento preparam-se, mais uma vez, para festejar o Natal…

Foram preparadas uma série de atividades para que possas comemorar esta data.

Na EB2,3 José Cardoso Pires, podes vir à biblioteca e escrever uma carta ao Pai Natal ou escrever uma frase para decorar a árvore que a equipa construíu para ti. Mas as novidades não param por aqui!!

Nos teus tempos livres podes fazer passatempos ou construir o teu próprio postal de Natal.

Já a partir de dia 2 de dezembro vamos realizar a Feira do Livro, e esperamos pela visita de todos, professores e alunos.

A par disto e como é hábito, decorrerão outras atividades organizadas por turmas:

A Tarde de poesia, dinamizada pelo “Espaço Poesia”, as sessões de “Quem conta um conto…”, para o 5º ano, com o conto de Luísa Ducla Soares, Natal no Hipermercado e a Leitura em Família.

Quanto aos alunos da EB1/JI Casal da Mira e EB1/JI José Garcês, irão também deliciar-se não só com o conto da Luísa Ducla Soares, mas ainda com Os Sapatos do Pai Natal, de José Fanha, Um Natal Especial, de Judi Abbot, e O Natal do Rato Renato, de Anna Casalis.

O Natal na Biblioteca é mais divertido... Esperamos por ti!

Feira Do Livro (2)

horário da feira do livro

domingo, 6 de novembro de 2011

Encontro com a escritora Isabel Motta




A tua cara não me é estranha

No dia 2 de novembro a escritora Isabel Motta deslocou-se à nossa biblioteca para ler e dramatizar o texto da sua autoria, A tua cara não me é estranha. Os alunos do 5º ano assistiram e participaram de forma empenhada nas atividades propostas pela escritora.

Na próxima semana é a vez da escola José Garcês, e dos alunos do 3º e 4º anos, assistirem à história da fuinha Luca.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Dia Mundial das Bibliotecas Escolares - 24 de Outubro

Dia Mundial Das Bibliotecas Escolares[1]

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Feira do Livro Usado

Feira Do Livro Usado

Feira do Livro Usado

A Biblioteca Escolar irá organizar uma feira do livro usado no dia 4 de Abril, com o intuito de comemorar o Dia mundial do livro infantil (2 de Abril). Os livros serão vendidos a um preço simbólico, de forma a que todos os alunos possam adquiri-los.

O objectivo desta actividade é incentivar a leitura e a aquisição de livros.

Contamos com a vossa colaboração!!

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Dia dos Namorados





Na EB1/JI Casal da Mira e na EB1/JI José Garcês, o Dia dos Namorados foi comemorado com umConcurso de Poesia.

Todos os alunos deram largas à imaginação, criando poemas para apresentar a toda a escola e que representassem as suas turmas. Com a ajuda do nossos júris, constituídos por alunos do 1º ciclo, foram escolhidos os poemas que mais se destacavam. As turmas vencedoras receberam um livro para a sua sala de aula, mas todos os alunos receberam pequenas lembranças.




Na Escola Básica 2,3 José Cardoso Pires, os alunos escreveram postais e cartas que foram entregues aos destinatários no Dia dos Namorados.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

VAMOS CANTAR AS JANEIRAS...






Para encerrar as festividades de Natal realizou-se no dia 14 de Janeiro, um encontro entre os alunos da nossa escola – Espaço Poesia – e o grupo de idosos, do Centro Social e Paroquial de São Brás.

Foi uma manhã diferente, na partilha de experiencias, e na aproximação entre a comunidade escolar e a comunidade local. Assim, os mais velhos cantaram as janeiras, e os mais novos recitaram poesias.

Esta actividade contou com a presença do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Brás e da Sra. Presidente da CAP, assistiram também cerca de cinquenta alunos da escola e alguns professores.





Aqui ficam algumas poesias feitas pelos alunos do Espaço poesia:

“ É dia de Natal

Uma estrela sorriu.

O menino ficou contente

Com a prenda que abriu.”

“25 de Dezembro

È dia de Natal.

As pessoas andam felizes

Porque é especial.

A véspera de Natal

É um dia de Alegria

As crianças adoram

Há muita magia”






Poesia é o sentir

O que vai no coração

Estrela que brilha no céu

Sica que soa no ar!

Ilumina a nossa alma

Alegra quem nos rodeia!

Poeta quero ser…

Os poemas, vou escrever…

Estrela no meu coração

Sentir o ritmo e a rima

Irradiar alegria…

Amar, sonhar, viver…



segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Dia da Biblioteca Escolar

 

De acordo com os objectivos delineados pela International Association of School Librarianship (IASL), a Rede de Bibliotecas Escolares resolveu declarar o dia 25 de Outubro, como o Dia da Biblioteca Escolar, este ano dedicado ao tema "Diversidade Desafio Mudança, tudo isto na Biblioteca Escolar".





As bibliotecas do nosso agrupamento associaram-se a esta ideia e planificaram uma série de actividades, para que, os alunos sentissem a biblioteca como um desafio.
Na Escola Básica 2,3 José Cardoso Pires, realizaram-se duas sessões de conto, baseadas no livro de Paolo Guarnieri e Bimba Landmann, “Um Rapaz chamado Giotto”.



Assistiram às sessões os alunos que estavam no espaço da BE, na hora programada.










Dia da BE - 1º Ciclo

Na EB1/JI José Garcês e na EB1/JI Casal da Mira  esta data foi comemorada em dias diferentes (22 e 25 de Outubro) de forma a que todos os alunos pudessem assistir à projecção do livro “Ler é divertido!” de Todd Parr.  Este autor chama a atenção dos seus leitores para a importância da leitura e mostra-lhes como os livros nos podem tornar mais felizes!