Todas as turmas visitarão a feira em horário letivo. No entanto, a feira estará aberta todo o dia para os alunos a visitarem livremente.
Blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires - Amadora
Formação de Utilizadores
terça-feira, 18 de novembro de 2014
Feira do Livro
Todas as turmas visitarão a feira em horário letivo. No entanto, a feira estará aberta todo o dia para os alunos a visitarem livremente.
O livro do dia terá um preço muito especial!!
domingo, 23 de setembro de 2012
Bom ano letivo
O nosso blogue está de volta, sempre com novidades e sugestões.
A equipa da biblioteca deseja a todos um ótimo recomeço. Esperamos as vossas visitas, comentários e sugestões.
Estejam atentos!!
quarta-feira, 7 de março de 2012
O Dia dos Namorados na BE
Em fevereiro e para comemorar O Dia dos Namorados, na atividade “Quem conta um conto…” foi lida a história O espantalho enamorado. Após a leitura os alunos foram convidados a escrever uma quadra sobre o tema.
Publicamos algumas das quadras feitas pelos alunos:
Amor ao luar
As estrelas a brilhar
Sentados à beira-mar
Que bom é namorar.
(5º5ª)
O amor é perfeito
É suspeito…
Não há limite
Quando sofremos de amorite.
(5º5ª)
O amor é cor
Às vezes trás dor
Outras calor
E à vida dá sabor.
(5º4ª)
Eu amo o meu país
Que se chama Portugal
Este é um amor
Que nunca acaba mal.
(5º4ª)
Paixão…
Perdi o meu coração
Fiquei com calor
Por causa do teu amor
(5º1ª)
Dia dos Namorados nas Bibliotecas do 1º Ciclo
No final todos partilharam com os colegas o que seriam capazes de fazer por um amigo especial.
É importante lembrar que todos precisamos de ouvir algo simpático…
Aqui ficam alguns trabalhos e mensagens!
Eu seria capaz de convidar um amigo para lanchar ou partilhar o meu brinquedo preferido.
Diogo Fernandes (EB1/JI José Garcês)
Eu ensinava-o a estudar, levava-o a um jantar especial, se ele estivesse triste falaria com ele.
Márcia (EB1/JI José Garcês)
Se ele precisar de ajuda eu ajudo-o, se estiver muito triste eu fico com ele a brincar ou talvez a estudar. Eu faria tudo por um amigo. É para isso que servem os amigos!
Rute Gomes (EB1/JI José Garcês)
Eu dar-lhe-ia brinquedos e muita atenção. Levava-o para minha casa.
Eduardo Graça (EB1/JI Casal da Mira)
A um amigo eu daria bondade, amor, materiais da escola, roupa, brinquedos, comida, livros que eu não precisasse, presentes e umas revistas que ele quisesse.
Horalino Pereira (EB1/JI Casal da Mira)
Se ele estivesse sem casa, eu oferecia-lhe a minha como sítio para ele ficar até organizar a sua vida.
Nuno Serra (EB1/JI Casal da Mira)

JI (EB1/JI Casal da Mira)
Gosto muito de ti, és a pessoa mais querida que já vi!
Miguel (EB1/JI Casal da Mira)
Tu és muito importante!
3ºB (EB1/JI José Garcês)
És linda como o sol!
Amor é… brincar com os meus amigos.
Amor é… o pai e a mãe.
JI (EB1/JI José Garcês)
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
Atividades de Natal
Queridos amigos,
As bibliotecas do agrupamento preparam-se, mais uma vez, para festejar o Natal…
Foram preparadas uma série de atividades para que possas comemorar esta data.
Na EB2,3 José Cardoso Pires, podes vir à biblioteca e escrever uma carta ao Pai Natal ou escrever uma frase para decorar a árvore que a equipa construíu para ti. Mas as novidades não param por aqui!!
Nos teus tempos livres podes fazer passatempos ou construir o teu próprio postal de Natal.
Já a partir de dia 2 de dezembro vamos realizar a Feira do Livro, e esperamos pela visita de todos, professores e alunos.
A par disto e como é hábito, decorrerão outras atividades organizadas por turmas:
A Tarde de poesia, dinamizada pelo “Espaço Poesia”, as sessões de “Quem conta um conto…”, para o 5º ano, com o conto de Luísa Ducla Soares, Natal no Hipermercado e a Leitura em Família.
Quanto aos alunos da EB1/JI Casal da Mira e EB1/JI José Garcês, irão também deliciar-se não só com o conto da Luísa Ducla Soares, mas ainda com Os Sapatos do Pai Natal, de José Fanha, Um Natal Especial, de Judi Abbot, e O Natal do Rato Renato, de Anna Casalis.
O Natal na Biblioteca é mais divertido... Esperamos por ti!
domingo, 6 de novembro de 2011
Encontro com a escritora Isabel Motta




A tua cara não me é estranha
No dia 2 de novembro a escritora Isabel Motta deslocou-se à nossa biblioteca para ler e dramatizar o texto da sua autoria, A tua cara não me é estranha. Os alunos do 5º ano assistiram e participaram de forma empenhada nas atividades propostas pela escritora.
Na próxima semana é a vez da escola José Garcês, e dos alunos do 3º e 4º anos, assistirem à história da fuinha Luca.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
terça-feira, 1 de março de 2011
domingo, 27 de fevereiro de 2011
Feira do Livro Usado
Feira do Livro Usado
A Biblioteca Escolar irá organizar uma feira do livro usado no dia 4 de Abril, com o intuito de comemorar o Dia mundial do livro infantil (2 de Abril). Os livros serão vendidos a um preço simbólico, de forma a que todos os alunos possam adquiri-los.
O objectivo desta actividade é incentivar a leitura e a aquisição de livros.
domingo, 20 de fevereiro de 2011
Dia dos Namorados

Na EB1/JI Casal da Mira e na EB1/JI José Garcês, o Dia dos Namorados foi comemorado com umConcurso de Poesia.
Todos os alunos deram largas à imaginação, criando poemas para apresentar a toda a escola e que representassem as suas turmas. Com a ajuda do nossos júris, constituídos por alunos do 1º ciclo, foram escolhidos os poemas que mais se destacavam. As turmas vencedoras receberam um livro para a sua sala de aula, mas todos os alunos receberam pequenas lembranças.
Na Escola Básica 2,3 José Cardoso Pires, os alunos escreveram postais e cartas que foram entregues aos destinatários no Dia dos Namorados.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
VAMOS CANTAR AS JANEIRAS...
Para encerrar as festividades de Natal realizou-se no dia 14 de Janeiro, um encontro entre os alunos da nossa escola – Espaço Poesia – e o grupo de idosos, do Centro Social e Paroquial de São Brás.
Foi uma manhã diferente, na partilha de experiencias, e na aproximação entre a comunidade escolar e a comunidade local. Assim, os mais velhos cantaram as janeiras, e os mais novos recitaram poesias.
Esta actividade contou com a presença do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Brás e da Sra. Presidente da CAP, assistiram também cerca de cinquenta alunos da escola e alguns professores.
Aqui ficam algumas poesias feitas pelos alunos do Espaço poesia:
“ É dia de Natal
Uma estrela sorriu.
O menino ficou contente
Com a prenda que abriu.”
“25 de Dezembro
È dia de Natal.
As pessoas andam felizes
Porque é especial.
A véspera de Natal
É um dia de Alegria
As crianças adoram
Há muita magia”
Poesia é o sentir
O que vai no coração
Estrela que brilha no céu
MúSica que soa no ar!
Ilumina a nossa alma
Alegra quem nos rodeia!
Poeta quero ser…
Os poemas, vou escrever…
Estrela no meu coração
Sentir o ritmo e a rima
Irradiar alegria…
Amar, sonhar, viver…
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Ano Novo, Leituras Novas. Feliz 2011
terça-feira, 2 de novembro de 2010
Dia da Biblioteca Escolar

As bibliotecas do nosso agrupamento associaram-se a esta ideia e planificaram uma série de actividades, para que, os alunos sentissem a biblioteca como um desafio.








