Mostrando postagens com marcador comemoração de efemérides. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador comemoração de efemérides. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 1 de novembro de 2016

1 de novembro - "Dia de Todos os Santos"


Em Portugal tradicionalmente, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedo, as crianças saíam à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus" e ao fim da manhã voltavam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs, doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até dinheiro!

 

Ao pedir o "Pão por Deus", cantavam-se cantilenas enquanto se andava de porta em porta.
"Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.
Quem dá, quem dá
Passas para as caraças
Castanhas para as aranhas
Bolinhos para os santinhos
.
Bolinhos e bolinhos
Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.
Bolinhos e bolinhos
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Qu'estão mortos, enterrados
À porta daquela cruz.

Truz! Truz! Truz!
A senhora que está lá dentro
Assentada num banquinho
Faz favor de s'alevantar
P´ra vir dar um tostãozinho."

Quando os donos da casa davam alguma coisa, cantava-se:

"Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
Aqui mora algum santinho.”

Quando os donos da casa não davam nada, cantava-se:

"Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto."
  
Era também costume os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro, aos seus afilhados, no Dia de Todos os Santos.
Ainda neste dia as pessoas vão ao cemitério arranjar as sepulturas dos seus entes queridos, com flores, que por tradição nesta altura do ano são crisântemos. Acendem velas para iluminar os falecidos no caminho até ao Paraíso e mandam rezar missas em seu nome.

·    O culto aos mortos foi estabelecido pela Igreja católica com o nome de Finados. É comemorado no dia 2 de Novembro de cada ano, logo depois do dia de Todos os Santos.


FONTES:
·         http://www.junior.te.pt
·         http://framboesa30.atspace.com/Halloween-Rituais.html/

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Dia Mundial das Bibliotecas Escolares - Aprende a Descodificar o Teu Mundo

A propósito do Dia Mundial das Biblioteca Escolares, e do tema proposto para este ano pela Rede de Bibliotecas Escolares - Aprende a Descodificar o Teu Mundo-  a equipa pedagógica desafiou as turmas do 3º ciclo a usarem uma linguagem que os jovens utilizam quotidianamente na sua comunicação, quando enviam mensagens ou escrevem mails, para criarem uma nova sinalética nas salas específicas existentes na escola: a linguagem dos emojis

O termo original provém do japonês – até porque foi criado por um indivíduo natural do Japão, Shigetaka Kurita referindo-se o “e” a imagem e “moji” a palavra. É pois um pictograma. 

Em 2015 a palavra emoji foi escolhida como a palavra do ano pelos Dicionários Oxford: “uma pequena imagem digital ou ícone usado para expressar uma ideia ou emoção nas comunicações eletrónicas”.


Na biblioteca podes encontrar a informação detalhada sobre o aparecimento desta linguagem e durante a próxima semana as turmas vão trabalhar nesta temática.

Aparece, contamos com a tua presença!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

COMEMORAÇÃO DOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL

O agrupamento vai desenvolver diversas atividades comemorativas dos 40 anos do 25 de abril. 

Na biblioteca da escola sede está patente uma exposição sobre o tema, onde podes encontrar informação, fotografias, jornais e revistas da época.
Foram também selecionados uma série de títulos sobre este tema, dos quais destacamos:

Alfredo Cunha e Adelino Gomes, Os Rapazes dos Tanques

José Jorge Letria, Era uma vez um cravo

Dulce Maria Cardoso, O retorno

Mia Couto, Vinte e zinco

Álvaro Magalhães, O rapaz da bicicleta azul

José Jorge Letria, Salgueiro Maia – O homem do tanque da liberdade

Matilde Rosa Araújo, História de uma flor

José Jorge Letria, Zeca Afonso e a Malta das Cantigas

José Hermano Saraiva, A Terceira República

A. Do Carmo Reis, A Revolução da Liberdade

O povo é quem mais ordena

José Jorge Letria, O 25 de Abril contado às crianças e aos outros
Manuel António Pina, O tesouro
Alice Vieira, Vinte e cinco a sete vozes
José Pedro Mésseder, Romance do 25 de Abril
Ana Mª Magalhães e Isabel Alçada, 25 de Abril
Jean-Luc Moreau, A liberdade explicada às crianças
Margarida Fonseca Santos, 7X25 Histórias de Liberdade

Para terminar as comemorações no dia 5 de maio, o Coronel Domingos Pereira, da Associação 25 de abril, virá à biblioteca proferir uma palestra destinada aos alunos de 9º ano e aos professores.

Nas escolas do 1º ciclo será dinamizada uma atividade para o 4º ano, em torno do livro de Manuel António Pina, O tesouro.

Não deixes de visitar a exposição e de requisitar os livros!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Entrega de correspondência

Os alunos do 9º 2ª receberam a sua correspondência do dia de S. Valentim de uma forma muito especial... celebrando a amizade e companheirismo!
Aqui ficam as fotos.





sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Dia de S. Valentim

Finalmente o grande dia!
O Placard da BE foi montado pelos monitores...


As cartas depositadas no marco do correio pelos alunos... 



Segunda feira serão entregues!

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Dia Dos Namorados

A equipa da BE convida-te a participar nas atividades de comemoração do “Dia dos Namorados” que começarão a partir de dia 10 de Fevereiro. Poderás escrever postais e cartas, que depositarás no marco do correio e que, no dia 17 de Fevereiro serão entregues aos destinatários.
Os grupos disciplinares de Inglês e Francês associam-se a esta iniciativa. Não deixes de participar! 


quarta-feira, 13 de novembro de 2013

S. Martinho

A Biblioteca Escolar comemorou esta efeméride fazendo uma exposição com a lenda de S. Martinho.


Os alunos inscritos na Fábrica da Letras e os Monitores da Biblioteca fizeram também pesquisas sobre as tradições desta época.




domingo, 13 de outubro de 2013

Dia Mundial das Bibliotecas Escolares

Como vem sendo hábito vamos comemorar o dia Mundial Da Bibliotecas Escolares. este ano o tema é: "Biblioteca escolar, Uma porta para a vida". Assim vamos desenvolver as seguintes atividades:

Leitura e Reconto da obra

 A Maior Flor do Mundo de José Saramago

(3º e 5º anos - 28 e 29 de outubro)
  
Fábrica das letras

Atividade de Escrita Criativa em torno de provérbios populares portugueses

    (alunos inscritos na atividade – a partir de 17 de outubro)

 Livro do mês

A Porta, de José Fanha

(mês de outubro)
 
 
 

sábado, 27 de abril de 2013

25 de Abril

Nas escolas do Agrupamento as Bibliotecas assinalaram o "25 de abril", com exposições, atividades de leitura e de escrita sobre o tema.

No "Quem conta um conto...", os alunos de 5º ano ouviram a história de António Torrado, O tesouro, refletiram sobre o tema e elaboraram uma ficha de trabalho.


http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=otesouro


Nas escolas do 1º ciclo, os alunos ouviram a história de Álvaro Cunhal, Os barrigas e os magriços.



quarta-feira, 3 de abril de 2013

Exposição

No dia 17 de abril vamos inaugurar a exposição "Desenhos da Prisão" da autoria de Álvaro Cunhal .
No dia da inauguração às 16:30h realizar-se-á na biblioteca uma conferência com o Sr. Arquiteto Filipe Diniz sobre a temática "O desenho como espaço de liberdade".
Esta exposição ficará patente na biblioteca até dia 2 e maio.
 
Esperamos pela vossa visita.
 
 

terça-feira, 2 de abril de 2013

Livo do Mês

7 X 25 Histórias de Liberdade


Margarida Fonseca Santos e Inês do Carmo

"Explorando a metáfora da mudança no seio familiar com o nascimento de um bebé, este volume agrupa sete pequenas narrativas que, de forma original, dão voz a objetos inanimados, íntima e simbolicamente ligados à Revolução de Abril, ou ao tempo que a antecede. Percecionados a partir de pontos de vista originais, alguns relativamente exíguos mas todos profundamente simbólicos, os acontecimentos da Revolução de Abril são recriados de forma acessível, com recurso a elementos reconhecíveis do quotidiano e, desta forma, tornados próximos do universo infantil.”
 
 
in, Ana Margarida Ramos, Casa da leitura
 
 
 
 

 
 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Concurso de Máscaras de Carnaval

A vencedora do Concurso de Máscaras deste ano foi a aluna Bárbara Lopes do 5º6ª.


No dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, o cúpido da Biblioteca Escolar distribuiu 80 cartas pelos alunos de várias turmas. Foi um momento bastante divertido!!!!
 
Foi também neste dia que teve início o “Quem conta um conto…” do mês de fevereiro, dedicado a São Valentim. A turma que primeiro realizou a atividade foi o 5º 6ª, e como já sabem, o livro escolhido foi o de José Fanha, A namorada japonesa do meu avô. Mais uma vez, a professora Filomena do CRTIC colaborou com a equipa da BE e foi ela quem contou a história.
 

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

DIA DOS NAMORADOS

 
 
Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.

Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram Cartas de amor
É que são
Ridículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.

A verdade é que hoje
As minhas memórias
Dessas cartas de amor
É que são
Ridículas.


(Todas as palavras esdrúxulas,
 Como os sentimentos esdrúxulos,
 São naturalmente
 Ridículas.)

Álvaro de Campos

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Atividades de Natal


Durante toda a semana os alunos tiveram oportunidade de participar em muitas das atividades que a biblioteca escolar programou. Aqui ficam alguma fotografias da leitura dramatizada do conto de Nathalie Delebarre,Eu sei tudo sobre o Pai Natal.












 
Os alunos endereçaram também muitas cartas ao Pai Natal. A equipa da biblioteca selecionou algumas:
 
"Querido Pai Natal,
 
Como o senhor sabe estamos quase a chegar ao Natal. Por isso, quero duas prendas: uma PSP e um jogo. Eu também gostaria de oferecer prendas aos meninos que não podem andar na rua. Por isso peço-te o favor de me ouvires...
 
Mauro Borges, 5º1ª"


"Querido Pai Natal,

Escrevo-te esta carta, para te pedir que me tragas muitos presentes e também para as famílias que precisam de ti neste momento. Adoro-te!!

Carla, 5º1ª"


"Querido Pai Natal,

Como estás? Sei que és capaz de realizar coisas impossíveis, e por isso te escrevo... Este ano queria que a minha irmã e o meu avô melhorassem.

João Freire, 5º5ª"
 

"Querido Pai Natal,

Estás bom? eu estou. Como estão as renas? e os duendes? Devem estar todos muito cansados.
Este ano gostava de ter uma prenda tua, por isso vou dizer-te o que quero. Gostava de ter um peluche com o teu desenho!
Muitos beijinhos

Mariana, 5º5ª"


Por último, decorreram as sessões de "Leitura em Família", nas turmas de 8º ano. Foram momentos de partilha de leituras muito enriquecedores, para professores e alunos.






 

domingo, 2 de dezembro de 2012

Atividades de Natal



Amanhã iniciam-se na BE as atividades de Natal. Podes fazer os teus cartões de Natal, bases para velas ou outras atividades lúdicas (palavras cruzadas, sopas de letras…). Para além disso vem ajudar a equipa a construir a árvore de Natal da Biblioteca… é surpreendente!!

Até ao final do período vai haver muita animação no nosso espaço…

Contamos com a tua presença!!
 
 
 
segunda
3 dez
terça
4 dez
quarta
5 dez
quinta
5 dez
sexta
6 dez
9:15-10:00
 
 
 
 
 
10:15-11:00
Atelier de Natal
11:00-11:45
12:00-12:45
 
Leitura em família
9º3ª
 
 
 
12:45-13:30
 
 
 
 
13:45-14:30
 
 
 
 
 
14:30-15:15
 
 
 
 
 
15:30-16:25
 
 
 
 
 
















 
segunda
10 dez
terça
11 dez
quarta
12 dez
quinta
13 dez
9:15-10:00
 
 
5º4ª
Quem conta um conto
 
10:15-11:00
 
Atelier de Natal
5º2ª
Quem conta um conto
 
 
Atelier de Natal
11:00-11:45
 
5º3ª
Quem conta um conto
12:00-12:45
5 º1ª
Quem conta um conto
 
 
 
12:45-13:30
 
 
 
13:45-14:30
 
5º5ª
Quem conta um conto
 
 
14:30-15:15
 
 
5º6ª
Quem conta um conto
 
15:30-16:25
 
Leitura em família
8º4ª
 
Leitura em família
8º2ª