Mostrando postagens com marcador criatividade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador criatividade. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Exposição

No dia 17 de abril vamos inaugurar a exposição "Desenhos da Prisão" da autoria de Álvaro Cunhal .
No dia da inauguração às 16:30h realizar-se-á na biblioteca uma conferência com o Sr. Arquiteto Filipe Diniz sobre a temática "O desenho como espaço de liberdade".
Esta exposição ficará patente na biblioteca até dia 2 e maio.
 
Esperamos pela vossa visita.
 
 

sábado, 16 de março de 2013

Semana da Leitura - Notícias

Uma vez que a Semana da Leitura tinha como tema Ler o Mar, a equipa da BE programou uma série de atividades relacionadas com esta temática.

Destacamos o trabalho articulado com o subdepartamento de Ciências, inspirado no livro de Sophia de Mello Breyner Andresen, A Menina do Mar. A equipa de BE propôs aos professores de Ciências Naturais/da Natureza que trabalhassem com os seus alunos um excerto do texto, para que através dele relacionassem as personagens da história com os organismos que se observam no meio marinho, focando aspetos como a biodiversidade descrita e a relação existente entre os organismos marinhos e os diferentes ambientes. Esta atividade denominou-se Mergulhar com a Menina do Mar

Os alunos do 5º ano recriaram os organismos que habitam poças-de-maré recorrendo a diferentes materiais plásticos.




Os alunos de 8º ano realizaram cartazes informativos.
 
 

O objetivo final era a construção de um mural, na BE, para aplicar e expor os organismos produzidos pelos alunos e os cartazes.


O mural foi sendo enriquecido, ao longo da semana, com as reflexões que os alunos de 5º ano fizeram sobre o problema da poluição marítima. Esta atividade resultou da leitura e discussão do livro de José Fanha, O dia em que o mar despareceu.




  
A equipa da biblioteca articulou também a programação da Semana da Leitura com o subdepartamento de História. Assim, os alunos de 6º e 8º anos trabalharam sobre as Embarcações Portuguesas.

Os alunos de 6º ano pesquisaram e produziram cartazes, e os de 8º ano desdobráveis sobre as embarcações, que têm sido utilizadas ao longo dos tempos em Portugal, os grandes navegadores que estiveram à frente dessas embarcações e a grande aventura dos Descobrimentos.
Os trabalhos foram expostos na biblioteca e os alunos visitaram a exposição autonomamente.
 

 


segunda-feira, 4 de março de 2013

Semana da Leitura

Este ano a semana da leitura tem como tema Ler o Mar. Algumas das atividades programadas, no segundo e terceiro ciclos, tiveram por base as propostas dos Kits do Mar, da Estrutura de missão para a extensão da plataforma continental. Assim, a equipa da BE desafiou docentes de algumas disciplinas: aos de Ciências convidou a Mergulhar com a menina do Mar; aos de História a viajar nas Embarcações Portuguesas; aos de Português a conhecer o Dia em que o mar desapareceu. No final construiremos um mural com os trabalhos realizados.

Selecionámos também uma série de livros sobre o tema Mar, que se encontram nos destaques do mês.

Da mesma forma, no primeiro ciclo desenvolver-se-ão os mesmos temas, abarcando todos os anos de escolaridade. Contamos ainda com a presença da escritora Luísa Ducla Soares, no dia 11,na Escola EB1/JI dos Moinhos da Funcheira.

Não percam. Contamos com a vossa presença!!


 
 


 

domingo, 17 de fevereiro de 2013


No dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, o cúpido da Biblioteca Escolar distribuiu 80 cartas pelos alunos de várias turmas. Foi um momento bastante divertido!!!!
 
Foi também neste dia que teve início o “Quem conta um conto…” do mês de fevereiro, dedicado a São Valentim. A turma que primeiro realizou a atividade foi o 5º 6ª, e como já sabem, o livro escolhido foi o de José Fanha, A namorada japonesa do meu avô. Mais uma vez, a professora Filomena do CRTIC colaborou com a equipa da BE e foi ela quem contou a história.
 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Dia dos Namorados


Aproxima-se o Dia dos Namorados e a equipa da biblioteca reservou-te uma surpresa!

Queres escrever uma carta para o teu namorado(a)? Temos postais e um marco do correio… vai à biblioteca e deixa a tua mensagem. No dia 14 de fevereiro a correspondência será entregue.

Esperamos por ti!
 
 
 
Para comemorar este dia selecionámos para o 5º ano, na atividade mensal, "Quem conta um conto..." a história de José Fanha, A namorada Japonesa do meu avô. Esperamos que gostes!
 
 

 
 
 

Concurso de Máscaras de Carnaval

Está a decorrer na biblioteca escolar um concurso de máscaras de carnaval. Nos teus tempos livres ou na hora de almoço aparece na biblioteca e cria uma máscara. Terás a ajuda dos professores e do nosso animador, o Marcos. No final, o júri escolherá a melhor máscara e esta ganhará um prémio.
 
Participa !!!

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

"Quem conta um conto..."

No mês de novembro,  a equipa da BE dinamizou a atividade "Quem conta um conto..." com o livro de Hmily Horn, Desculpa...Por acaso és uma bruxa?
Os alunos foram convidados a redigir um anúncio para um jornal, para ajudarem o Leonardo (personagem principal) a encontrar uma bruxa!
Aqui ficam os anúncios selecionados:



Sou o gato Leonardo
Preciso desesperadamente de uma bruxa para ter um lar.
Estou tão sozinho!
Procuro bruxa simpática, com meias às riscas, chapéu pontiagudo e que cozinhe no caldeirão…

Recompensa: Carinho de gato!

Contacto: 131313
Beatriz Caldeira, 5º6ª

Gato Leonardo
Pretende encontrar bruxa de meias às riscas.
Recompensa: uma boa beijoca da Sofia!
Contacto: 90000000
Andreia Sofia, 5º5ª

Leonardo, o gato preto da zona…
Procura bruxa com todos os defeitos e efeitos!!!
Contacto: 280100200
Cristiana Guerreiro, 5º5ª

Procuro bruxa para dar comida, dormida e ajudar as pessoas.
Recompensa: 30 chocolates.
Assinado: Leonardo
Micaela Lopes, 5º3ª



quarta-feira, 6 de junho de 2012

Quem conta um conto... "Cozinheiras de Livros"


Este mês na atividade “Quem conta um conto…”, lemos a história da Margarida Botelho, Cozinheiras de livros. A atividade foi partilhada através de videoconferência com o Hospital de Alcoitão e no final os alunos foram convidados a encontrar os ingredientes para algumas receitas…
Deixamos aqui alguns exemplos:
Perdidos na floresta
Ingredientes:
500g de floresta assombrada
5 meninos e 1 menina
1 raptor mágico
1 dragão com três cabeças
1 raposa de quatro caudas
1 gruta submersa
1 castelo
Monstros q.b.
Magia negra q.b.

“Comece a sua receita separando 500g de floresta assombrada, junte 5 meninos e 1 menina e mexa tudo muito bem. Depois junte uma pitada de magia negra.
Em seguida coloque numa taça um raptor mágico, um dragão com três cabeças, alguns monstros e uma raposa de quatro caudas para dar um toque picante… Vá mexendo enquanto acrescenta um bocadinho de gruta submersa e quando terminar de mexer tudo muito bem, acrescente um castelo para embelezar a sua história.
Deite tudo numa caçarola e aqueça a 900 .”
5º1ª

A minha escola
Ingredientes:
22 alunos
4 cozinheiras
20 auxiliares
1 escola com boas condições
1 colher de alegria
1 pitada de professores
1 pitada de bom comportamento
Regras e livros a gosto


“Coloque todos os alunos numa panela e mexa bem. Polvilhe com uma pitada de professores e acrescente as 4 cozinheiras às colheradas. Em seguida, junte as 20 auxiliares para tomar conta dos alunos. Adicione 1 colher de alegria em todas as pessoas e polvilhe os alunos com bom comportamento.
Junte a escola ao preparado anterior e misture bem. Polvilhe com livros e regras a gosto.”
5º4ª

Um monstro na biblioteca

Ingredientes:
500g de cobertura de ranho
200 colheres de terror
600 kg de gelatina de livros
2 colheres de cabelo
1 kg de nariz de batata
3 pares de olhos
Tarântulas a gosto
1 pitada de letras
Medo q.b.
Sal q.b.

“ Deite as colheres de terror num tacho e passado uma hora adicione o ranho. Sem deixar passar muito tempo junte as tarântulas e em seguida adicione o cabelo. Adicione as letras, o nariz de batata e a gelatina. Deixe a marinar com sal, medo e olhos durante 15 minutos.
Leve ao forno durante 30 minutos”
5º4ª

Um dia na praia
Ingredientes:
(Quantidades a gosto)

Água
Areia
Diversão
Alegria
Sol
Conchas
Sal
Gelado
Pessoas
Calor

“ Na água junte uma pitada de sal. No sol deite uma colherada de calor. Às pessoas junte diversão e alegria, acrescente areia e uma pitada de conchas. Sirva com um belo recheio de gelado!”
5º4ª

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Inês Anacleto - uma poetisa na escola

Lisboa

Esta cidade debruçada
Sobre o rio Tejo calmo e solitário
As sete colinas que guardam a cidade
E contam histórias de reis
As ruas com cheiro à bela sardinha
Embaladas com o nosso fado
Os pregões dos vendedores ambulantes
Confundem-se na multidão
Das pessoas que andam rua acima rua abaixo
Pelas lindas ruas calcetadas
Onde belos desenhos são feitos pelos calceteiros
Os monumentos são obra maravilhosa
Que nos faz ter orgulho em sermos portugueses
Os elétricos amarelos a fazer contraste
Passeiam as pessoas que muito gostam
Da nossa Lisboa antiga, mas bonita.
Inês Anacleto
18/04/2012


segunda-feira, 16 de abril de 2012

O Mundo ao Contrário: A árvore lápis de carvão

A turma 3º/4º C e a professora Carla Martins, da EB1/JI Moinhos da Funcheira, aderiram à iniciativa “O Mundo ao Contrário”, da Visão Júnior, e criaram um texto a partir desta ilustração de André Letria.


Acede ao link para leres a sua história: http://visao.sapo.pt/a-arvore-lapis-de-carvao=f657285

Se quiseres saber mais sobre esta iniciativa: http://visao.sapo.pt/o-mundo-ao-contrario=f623564


domingo, 8 de janeiro de 2012

Durante o mês de dezembro...

...algumas turmas da escola colocaram-se no papel do Pai Natal e realizaram trabalhos muito criativos. Esses trabalhos encontram-se expostos na escola para serem apreciados




alguns alunos escreveram cartas ao Pai Natal, como a que partilhamos contigo:

... e houve mesmo um que conseguiu uma entrevista exclusiva com ele:

Textos Dos Alunos (1)





segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Novo Ano, Ideias à Solta

Participa nas actividades da biblioteca e ganha prémios!

Já sabes em que consiste o concurso “Melhor Leitor”? Vai à biblioteca e pede informações ou consulta o regulamento nas páginas do blogue.


Já ouviste falar do problema do mês?

A partir de segunda feira, já estão disponíveis os problemas para o mês Outubro, destinados ao 2º e 3º ciclos.

Podes participar na biblioteca!

domingo, 15 de maio de 2011

Instantes Criativos - Desafios de Maio

Instantes Criativos Maio

Instantes Criativos - Resultados de Março

Desafios Vencedores do mês de Março

sábado, 9 de abril de 2011

Era uma vez um pássaro...

A aluna Inês Anacleto presenteou-nos com este texto. Decidimos partilhá-lo convosco!

Porque Sou Assim

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Dia dos Namorados

Dia Dos Namorados


A equipa da BE convida-te a participar nas actividades de comemoração do “Dia dos Namorados” que começarão a partir de dia 7 de Fevereiro. Poderás escrever postais e cartas, que depositarás no marco do correio e que, no dia 14 de Fevereiro serão entregues aos destinatários.
Poderás também assistir ao filme “Diário da nossa paixão” que passará na segunda-feira, dia 14 de Fevereiro às 11.30H.
O Espaço Poesia reserva-nos também algumas surpresas para este dia.
Aparece…. e verás como vai ser divertido!





terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Instantes Criativos - Resultados de Janeiro

Olá amigos! O júri reuniu e os resultados da participação dos alunos da nossa escola, durante o mês de Janeiro, são:

Imagem A
Não há desafio vencedor; algumas participações:
“A contagem de tempo”- Inês Oliveira, nº14, 5º4ª;
“Construção da ampulheta” – Bruna Damião, nº4, 6º5ª;
“Uma mão com o saco de areia para o contador do tempo” – Nadine Semedo, nº22, 5º4ª.

Imagem B
Desafio vencedor:
“Vida e Morte – todos nós disparamos as nossas armas mas com um aperto no coração” – Madalena Barata, nº17, 6º1º.
Outras participações:
“ A espreitar numa guerra” – Bruna Damião, nº4, 6º5ª;
“Mais vale o amor do que a guerra” – Filipa Saraiva, 7º3ª.


Imagem C
Desafio vencedor:
“Romance numa ponte de pedra” – Bruna Damião, nº4, 6º5ª;
Outras participações:
“Amor infinito” – Ana Catarina, nº1, 7º3ª;
“Amor atribulado” – Cláudia Pereira, nº8, 5º5ª;
“Um último abraço… cuidado para não caírem!!!”, Daniela Carvalho, nº10, 5º5ª.