Mostrando postagens com marcador desporto. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador desporto. Mostrar todas as postagens

sábado, 16 de junho de 2012

Também temos uma campeã no BOCCIA

Sou a Inês Anacleto e tenho 18 anos. Sofro de paralisia cerebral e ando numa cadeira de rodas. Fui para o Centro de Paralisia Cerebral aos 6 meses de idade. Estive lá até aos 13 anos, altura em que fui integrada no ensino regular no Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires, na 3ª classe, na EB1JI Moinhos da Funcheira. Neste momento estou na Escola EB23 José Cardoso Pires e vou passar para o 9º ano.


Aos 7 anos comecei a jogar Boccia no Centro de Paralisia Cerebral, com a professora Rosa que sempre disse que eu tinha muita capacidade. Quando saí do centro ela falou comigo para saber se queria continuar a jogar. Como é um desporto que adoro aceitei. Fui jogando e tive o apoio de todos os colegas e professores da escola dos Moinhos da Funcheira. Quando foi preciso comprar a calha para esse desporto fizeram-se algumas atividades na escola, para me ajudar a comprá-la porque era muito cara e sem ela não podia continuar.


Tudo isto foi um empurrão para me dedicar de corpo e alma ao Boccia. Passados estes anos posso dizer que o resultado foi muito positivo e foi muito rapidamente que estive presente nos últimos 4 anos no Campeonato Nacional. Num dos campeonatos fiquei em 3º lugar. Vim toda feliz com a medalha de bronze.



No ranking nacional passei do 67º para o 14º lugar nestes 4 anos. Este ano fiquei muito feliz porque fui escolhida com mais 2 portugueses para ir á República Checa representar o meu País, o que me dá muito orgulho. Agradeço a todos que têm caminhado comigo acreditando no meu trabalho.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Um campeão de TRICICLETA



II Campeonato Europeu Aberto de Tricicleta
No dia de 2 de Junho pelas 11 horas, Lisboa recebeu na Pista Moniz Pereira, o II Europeu Aberto de Tricicleta seguindo a indicação do Projecto Internacional para o Desenvolvimento da Tricicleta, que determinou que a partir de 2012 os campeonatos internacionais da modalidade deveriam ser realizados fora da Dinamarca para uma maior dinamização e envolvência de outros países.
Nesse sentido, Portugal organizou o Campeonato Europeu Aberto, Lisboa 2012, que decorreu no dia 2 de Junho, na pista Moniz Pereira. Para além desta competição, o campeonato nacional decorreu em paralelo com a prova internacional, pelo que os atletas portugueses participaram.
A Tricicleta é um equipamento de mobilidade para utilização ao ar livre. Ela rola tão facilmente que a maior parte das pessoas têm uma sensação de maior mobilidade e uma sensação de liberdade quando a experimentam.







É uma modalidade desportiva praticada em pista de atletismo com benefícios terapêuticos para pessoas com Paralisia Cerebral. Modalidade em que os atletas correm com os seus pés, num equipamento com 3 rodas e três apoios.
Caixa de texto: Rafael CapelasOs atletas têm de ser classificados de acordo com as normas determinadas pela CP-ISRA.
É uma competição mista e as distâncias incluem os 100, 200, 400, e 800 m.
A Tricicleta é um equipamento para correr/andar e é constituído por 1 roda dianteira (20” ou 21”), 2 rodas traseiras (24” ou 26”), 1 selim, 1 suporte de tronco plano e anterior, um guiador com ou sem travão de mão, direcção dupla veio de direcção assistida.

Rafael Dos Santos Capelas, de 19 anos, que vive no Concelho da Amadora e é aluno do Agrupamento José Cardoso Pires,  é portador de Paralisia cerebral e pratica esta modalidade desportiva desde 2010, graças a uma atividade desenvolvida pela equipa de docentes de Educação Especial da sua escola, no dia Internacional da Pessoa com Deficiência.


Integrado na Equipa do Centro de Paralisia Cerebral de Lisboa o Rafael conseguiu, numa das provas dos 400 metros do II campeonato Europeu, obter o 2º lugar - Medalha de prata.