Mostrando postagens com marcador histórias. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador histórias. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 4 de março de 2013

Atividades da turma B do 1º ano da Escola EB1/JI do Casal da Mira


A Professora Filipa Albuquerque, da Escola EB1/JI do Casal da Mira tem realizado um trabalho muito meritório com a sua turma de 1ºano. O trabalho vai dando frutos… Os seus alunos procuram autonomamente a Biblioteca nos dias em que esta abre as portas na hora do almoço.

Aqui vos deixamos apenas um exemplo do trabalho que desenvolve com os seus alunos. Não deixem de visitar o Blogue que construiu para a turma. http://novaturmadaprofessorafilipa.blogspot.com/


Como sabem, no Primeiro Período escolar estivemos a criar a nossa Biblioteca de Turma e a explorar os livros todos!
Este Período, continuamos a usar e a adorar a nossa biblioteca de sala de aula, mas começámos a ir à Biblioteca Escolar da EB1 Casal da Mira, que é a nossa escola fantástica!
Na primeira sessão fomos ver uma apresentação sobre as regras da biblioteca e sobre a maneira como está organizada. A professora Sofia mostrou-nos a apresentação e depois fizemos uma pequena atividade sobre o código de organização dos livros. Sabiam que os livros estão organizados por cores?
 
Desde esse dia, temos ido à Biblioteca da Escola, na nossa hora do conto, ouvir a nossa professora contar histórias e fazer leitura participada. Também fazemos exercícios de expressão dramática com base nos livros lidos e no final ficamos sempre com tempo para ler em pares livremente.
Temos procurado poesia, lengalengas e trava-línguas para apresentar na Mostra de Teatro da Amadora!
Na última sessão estivemos a ler livros da Luísa Ducla Soares. Lemos uma história e fizemos expressão dramática com as lengalengas e travalínguas que a Luísa Ducla Soares compilou em dois livros.
Requisitámos os dois livros para a nossa sala de aula, para que todos tenham a oportunidade de os ler e escolher os textos para a Mostra de Teatro.
 
Nós gostamos muito de ir à biblioteca porque é muito divertido!
Estas são as imagens da nossa última ida à Biblioteca Escolar.






domingo, 24 de fevereiro de 2013

Projeto "Todos Juntos Podemos Ler"

A equipa da sala de multideficiência, da Escola EB1/JI José Garcês produziu um filme dando conta dos trabalhos desenvolvidos, este ano letivo, pelos seus alunos. O ponto de partida foi o livro, Gato Gatão, Poeta de Profissão. Não deixem de ver este pequeno filme, está excelente!!



domingo, 17 de fevereiro de 2013


No dia 14 de fevereiro, Dia dos Namorados, o cúpido da Biblioteca Escolar distribuiu 80 cartas pelos alunos de várias turmas. Foi um momento bastante divertido!!!!
 
Foi também neste dia que teve início o “Quem conta um conto…” do mês de fevereiro, dedicado a São Valentim. A turma que primeiro realizou a atividade foi o 5º 6ª, e como já sabem, o livro escolhido foi o de José Fanha, A namorada japonesa do meu avô. Mais uma vez, a professora Filomena do CRTIC colaborou com a equipa da BE e foi ela quem contou a história.
 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Atividades de Natal


Durante toda a semana os alunos tiveram oportunidade de participar em muitas das atividades que a biblioteca escolar programou. Aqui ficam alguma fotografias da leitura dramatizada do conto de Nathalie Delebarre,Eu sei tudo sobre o Pai Natal.












 
Os alunos endereçaram também muitas cartas ao Pai Natal. A equipa da biblioteca selecionou algumas:
 
"Querido Pai Natal,
 
Como o senhor sabe estamos quase a chegar ao Natal. Por isso, quero duas prendas: uma PSP e um jogo. Eu também gostaria de oferecer prendas aos meninos que não podem andar na rua. Por isso peço-te o favor de me ouvires...
 
Mauro Borges, 5º1ª"


"Querido Pai Natal,

Escrevo-te esta carta, para te pedir que me tragas muitos presentes e também para as famílias que precisam de ti neste momento. Adoro-te!!

Carla, 5º1ª"


"Querido Pai Natal,

Como estás? Sei que és capaz de realizar coisas impossíveis, e por isso te escrevo... Este ano queria que a minha irmã e o meu avô melhorassem.

João Freire, 5º5ª"
 

"Querido Pai Natal,

Estás bom? eu estou. Como estão as renas? e os duendes? Devem estar todos muito cansados.
Este ano gostava de ter uma prenda tua, por isso vou dizer-te o que quero. Gostava de ter um peluche com o teu desenho!
Muitos beijinhos

Mariana, 5º5ª"


Por último, decorreram as sessões de "Leitura em Família", nas turmas de 8º ano. Foram momentos de partilha de leituras muito enriquecedores, para professores e alunos.






 

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Concurso “Conta-nos Uma História”

Os meninos e meninas da sala 1, os “Tartarugas” do Jardim-de-Infância de À-da-Beja, participaram no concurso do PNL “Conta-nos uma história”. O trabalho desenvolvido teve como ponto de partida o livro A Galinha Ruiva, de António Torrado.

Aqui fica o filme!


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Quem Conta Um Conto - Um bocadinho de inverno

Este mês, a professora Filomena Rodrigues propôs à BE a leitura de uma obra durante as sessões do “Quem Conta Um Conto”, disponibilizando mais uma vez o seu apoio.

Sendo assim, os alunos do 5º ano puderam apreciar o livro Um Bocadinho de Inverno, de Paul Stewart e refletiram sobre o valor da amizade.

Todos foram convidados a pensar sobre algo especial que fariam por um amigo. Aqui ficam excertos das respostas de alguns alunos:

“Eu ajudá-lo-ia quando estivesse doente.”

Daniel Diogo, 5º 2ª

“Dar-lhe-ia abrigo e comida.”

Cátia Cardoso, 5º 1ª

“Eu ajudá-lo-ia nos trabalhos de casa e se ele não tivesse marcado as senhas de almoço, levar-lhe-ia uma sandes e fruta.”

Welithon Vieira, 5º 2ª

“Ajudá-lo-ia sempre que necessitasse, se ele tivesse problemas e precisasse de desabafar.”

Francisco Amaro, 5º 4ª

“Levá-lo-ia para morar comigo e emprestar-lhe-ia as minhas coisas.”

Wily, 5º 5ª

“Se um amigo fosse pobre dar-lhe-ia abrigo, comida e uma família.”

Rafael Trindade, 5º 5ª

“Eu doaria um orgão a um amigo se ele precisasse.”

Diogo Alvarenga, 5º 3ª

“Dar-lhe-ia os brinquedos que mais gostava e a minha roupa mais bonita.”

Catarina Rodrigues, 5º 3ª

domingo, 2 de janeiro de 2011

Um dia diferente na EB1/JI À-da-Beja!




A ilustradora Carla Antunes visitou a escola EB1/JI À-da-Beja e deixou saudades!
Os meninos e meninas do Jardim de Infância até aprenderam a desenhar as personagens de alguns dos livros da autora e ilustradora.
Antes da sua visita, todos tinham ouvido algumas das suas histórias, como “O Monstro das Festinhas” e “Sara, Tomé e o Boneco de Neve”. Foram realizados trabalhos muito criativos e todos se divertiram!






domingo, 12 de dezembro de 2010

Pedro Leitão na EB1/JI José Garcês


No dia 3 de Dezembro o ilustrador Pedro Leitão deliciou os alunos da EB1/JI José Garcês. Já todos conhecíamos o seu mérito como ilustrador, mas neste dia todos ficaram a conhecer a sua faceta de contador de histórias. Todas as crianças se divertiram imenso com as peripécias do Zé Leitão, da Maria Cavalinho e do Filipe, personagens criadas pelo ilustrador e escritor.