Mostrando postagens com marcador informação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador informação. Mostrar todas as postagens

sábado, 16 de março de 2013

Semana da Leitura - Notícias

Uma vez que a Semana da Leitura tinha como tema Ler o Mar, a equipa da BE programou uma série de atividades relacionadas com esta temática.

Destacamos o trabalho articulado com o subdepartamento de Ciências, inspirado no livro de Sophia de Mello Breyner Andresen, A Menina do Mar. A equipa de BE propôs aos professores de Ciências Naturais/da Natureza que trabalhassem com os seus alunos um excerto do texto, para que através dele relacionassem as personagens da história com os organismos que se observam no meio marinho, focando aspetos como a biodiversidade descrita e a relação existente entre os organismos marinhos e os diferentes ambientes. Esta atividade denominou-se Mergulhar com a Menina do Mar

Os alunos do 5º ano recriaram os organismos que habitam poças-de-maré recorrendo a diferentes materiais plásticos.




Os alunos de 8º ano realizaram cartazes informativos.
 
 

O objetivo final era a construção de um mural, na BE, para aplicar e expor os organismos produzidos pelos alunos e os cartazes.


O mural foi sendo enriquecido, ao longo da semana, com as reflexões que os alunos de 5º ano fizeram sobre o problema da poluição marítima. Esta atividade resultou da leitura e discussão do livro de José Fanha, O dia em que o mar despareceu.




  
A equipa da biblioteca articulou também a programação da Semana da Leitura com o subdepartamento de História. Assim, os alunos de 6º e 8º anos trabalharam sobre as Embarcações Portuguesas.

Os alunos de 6º ano pesquisaram e produziram cartazes, e os de 8º ano desdobráveis sobre as embarcações, que têm sido utilizadas ao longo dos tempos em Portugal, os grandes navegadores que estiveram à frente dessas embarcações e a grande aventura dos Descobrimentos.
Os trabalhos foram expostos na biblioteca e os alunos visitaram a exposição autonomamente.
 

 


sábado, 16 de junho de 2012

Também temos uma campeã no BOCCIA

Sou a Inês Anacleto e tenho 18 anos. Sofro de paralisia cerebral e ando numa cadeira de rodas. Fui para o Centro de Paralisia Cerebral aos 6 meses de idade. Estive lá até aos 13 anos, altura em que fui integrada no ensino regular no Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires, na 3ª classe, na EB1JI Moinhos da Funcheira. Neste momento estou na Escola EB23 José Cardoso Pires e vou passar para o 9º ano.


Aos 7 anos comecei a jogar Boccia no Centro de Paralisia Cerebral, com a professora Rosa que sempre disse que eu tinha muita capacidade. Quando saí do centro ela falou comigo para saber se queria continuar a jogar. Como é um desporto que adoro aceitei. Fui jogando e tive o apoio de todos os colegas e professores da escola dos Moinhos da Funcheira. Quando foi preciso comprar a calha para esse desporto fizeram-se algumas atividades na escola, para me ajudar a comprá-la porque era muito cara e sem ela não podia continuar.


Tudo isto foi um empurrão para me dedicar de corpo e alma ao Boccia. Passados estes anos posso dizer que o resultado foi muito positivo e foi muito rapidamente que estive presente nos últimos 4 anos no Campeonato Nacional. Num dos campeonatos fiquei em 3º lugar. Vim toda feliz com a medalha de bronze.



No ranking nacional passei do 67º para o 14º lugar nestes 4 anos. Este ano fiquei muito feliz porque fui escolhida com mais 2 portugueses para ir á República Checa representar o meu País, o que me dá muito orgulho. Agradeço a todos que têm caminhado comigo acreditando no meu trabalho.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Um campeão de TRICICLETA



II Campeonato Europeu Aberto de Tricicleta
No dia de 2 de Junho pelas 11 horas, Lisboa recebeu na Pista Moniz Pereira, o II Europeu Aberto de Tricicleta seguindo a indicação do Projecto Internacional para o Desenvolvimento da Tricicleta, que determinou que a partir de 2012 os campeonatos internacionais da modalidade deveriam ser realizados fora da Dinamarca para uma maior dinamização e envolvência de outros países.
Nesse sentido, Portugal organizou o Campeonato Europeu Aberto, Lisboa 2012, que decorreu no dia 2 de Junho, na pista Moniz Pereira. Para além desta competição, o campeonato nacional decorreu em paralelo com a prova internacional, pelo que os atletas portugueses participaram.
A Tricicleta é um equipamento de mobilidade para utilização ao ar livre. Ela rola tão facilmente que a maior parte das pessoas têm uma sensação de maior mobilidade e uma sensação de liberdade quando a experimentam.







É uma modalidade desportiva praticada em pista de atletismo com benefícios terapêuticos para pessoas com Paralisia Cerebral. Modalidade em que os atletas correm com os seus pés, num equipamento com 3 rodas e três apoios.
Caixa de texto: Rafael CapelasOs atletas têm de ser classificados de acordo com as normas determinadas pela CP-ISRA.
É uma competição mista e as distâncias incluem os 100, 200, 400, e 800 m.
A Tricicleta é um equipamento para correr/andar e é constituído por 1 roda dianteira (20” ou 21”), 2 rodas traseiras (24” ou 26”), 1 selim, 1 suporte de tronco plano e anterior, um guiador com ou sem travão de mão, direcção dupla veio de direcção assistida.

Rafael Dos Santos Capelas, de 19 anos, que vive no Concelho da Amadora e é aluno do Agrupamento José Cardoso Pires,  é portador de Paralisia cerebral e pratica esta modalidade desportiva desde 2010, graças a uma atividade desenvolvida pela equipa de docentes de Educação Especial da sua escola, no dia Internacional da Pessoa com Deficiência.


Integrado na Equipa do Centro de Paralisia Cerebral de Lisboa o Rafael conseguiu, numa das provas dos 400 metros do II campeonato Europeu, obter o 2º lugar - Medalha de prata.


domingo, 20 de fevereiro de 2011

Biblioteca Digital Mundial

A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.

Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são:

  • Promover a compreensão internacional e intercultural;
  • Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet;
  • Fornecer recursos para educadores, académicos e o público em geral;
  • Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Quem somos

O Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires dispõe de três bibliotecas integradas na Rede de Bibliotecas Escolares - a da escola sede, EB 23 José Cardoso Pires, a da EB1-JI do Casal da Mira e a da EB1-JI José Garcês.
Além destas bibliotecas, integradas na RBE, o agrupamento dispõe ainda das bibliotecas da EB1 -JI dos Moinhos da Funcheira e da EB1-JI de A-da-Beja, que têm apoio da professora bibliotecária do 1º ciclo.
A equipa da Biblioteca é composta por seis professores e uma assistente operacional: duas professoras bibliotecárias, sendo uma coordenadora de todo o agrupamento e a outra responsável pelas bibliotecas do 1º ciclo, tendo como colaboradores um professor de Educação Física, um de Educação Visual e Tecnológica, uma de Inglês e uma de História.
A equipa conta também com a colaboração de um grupo de alunos monitores que participam no projecto "Grupo Amigos da Biblioteca".
Este é um espaço onde a informação disponível permite produzir conhecimento enquanto se partilham experiências e utilizam recursos variados de ocupação lúdica de tempos livres, de leitura e de apoio ao currículo.