Mostrando postagens com marcador leitura. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador leitura. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 24 de maio de 2016

Salto de Gigante

Hoje foi dia de Salto de Gigante no Agrupamento. Os alunos do 4º ano visitaram a escola sede e realizaram várias atividades. É sem dúvida um dia muito diferente e bem passado.
Este ano, a Biblioteca Escolar,  trabalhou a obra de Madalena Moniz, Hoje sinto-me...





E o resultado final dos sete grupos que passaram pela biblioteca foi este:





Esperamos que todos tenham gostado tanto como nós!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Leituras de Natal

A equipa da Biblioteca sugere para este Natal livros para ler sozinho e livros para ler acompanhado...
Não te esqueças que, quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê!














quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Concurso - Dá voz à letra

A Fundação Calouste Gulbenkian, através do Programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas, está a organizar o Concurso “Dá Voz à Letra” para jovens entre os 13 e os 17 anos.
Este Concurso tem como objetivo incentivar o gosto pela leitura nesta faixa etária. Assim, o desafio consiste em selecionar o melhor leitor ou leitora em voz alta.  

O prazo de candidatura é entre:

 DE 29 DE SETEMBRO A 29 DE OUTUBRO

Consulta o regulamento na biblioteca.

O vencedor do concurso ganha uma viagem a Londres!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Livro do Mês - setembro

Mina tem nove anos e é uma menina extremamente inteligente e criativa. Adora a noite, olhar para a lua, ver chegar a primavera, subir à sua árvore preferida e ficar lá sentada a ver o ninho dos melros. Mina também adora escrever no seu diário. Escreve, escreve, escreve… e a sua imaginação ganha asas à medida que vai descobrindo coisas sobre si própria e sobre o mundo. E através das suas histórias, pensamentos e sonhos ficamos a conhecer esta menina extraordinária que tem muito a ensinar-nos sobre a vida, o amor e os mistérios que nos rodeiam.Não percas!!



segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Estamos de volta...

Estamos de volta para um novo ano que esperamos seja dinâmico e profícuo...
Estamos de volta para um novo ano, de novas atividades na Biblioteca, mas também para algumas que já conheces. 

Desejamos-te um bom regresso e aguçamos a tua curiosidade.

Já em setembro daremos início às "Letras, Leituras & Companhia", atividade para os alunos de 5º ano.

Gostas de ler? E gostas de partilhar as leituras que fazes? Então o "Clube de Leitura" é para ti .

Esta atividade destina-se aos alunos de 4º e 7º ano. Para os alunos do 7º funciona mediante inscrição, a partir de outubro. Não percas!


Se és leitor assíduo, presta atenção! Os alunos do 2º ciclo terão um "Passaporte de Leitura". No final do ano, os melhores leitores ganharão prémios.


Não nos esquecemos dos pais e encarregados de educação. Continuamos a ter ao vosso dispor a requisição domiciliária. Podem consultar neste blogue a listagem de livros disponíveis. Não percam!


Ainda a pensar nas famílias continuaremos a dinamizar a atividade "Leitura em Família" em conjunto com a professora Luísa Mântua.

Certamente que ao longo do ano teremos muitas atividades para todos os alunos do agrupamento: encontro com escritores, feiras do livro, ateliês de leitura e expressão plástica, comemoração de efemérides... 

 


terça-feira, 1 de abril de 2014

Todos Juntos Podemos Ler

A sala de multideficiência da EB1/JI José Garcês apresentou os trabalhos realizados com os alunos, que estão abrangidos pelo projeto Todos Juntos Podemos Ler. Aqui fica o resultado final...




segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Chega dezembro... aproxima-se o Natal!




Na biblioteca escolar o Natal vem a caminho...
Tens um tempo livre?  Porque não vens  fazer os teus cartões de Natal? O nosso ateliê espera por ti e começa já no dia 4 de dezembro!
Aproveita para conheceres algumas tradições de Natal que os nossos monitores pesquisaram.
Não deixes de ver também a seleção de livros sobre o Natal que fizemos para ti, podes encontrá-los nos Destaques do Mês e no Livro do Mês.
Esta segunda feira, dia 2 de dezembro começamos as atividades do "Quem conta um conto..." e a Dra. Cecília Neves, da Câmara Municipal da Amadora, vem contar-nos a história de Hans Christian Andersen, A menina dos fósforos.
Nesta atividade também poderás ouvir outras histórias, contadas pelas professoras bibliotecárias, não percas!

Tal como noutros anos, esta é também a altura em que as turmas envolvidas no projeto Leitura em Família partilham na biblioteca, as suas leituras e as suas experiências.

A Menina dos fósforos

Fazia tanto frio! A neve não parava de cair e a noite aproximava-se. Aquela era a última noite de Dezembro, véspera do dia de Ano Novo. Perdida no meio do frio intenso e da escuridão, uma pobre rapariguinha seguia pela rua fora, com a cabeça descoberta e os pés descalços. É certo que ao sair de casa trazia um par de chinelos, mas não duraram muito tempo, porque eram uns chinelos que já tinham pertencido à mãe, e ficavam-lhe tão grandes, que a menina os perdeu quando teve de atravessar a rua a correr para fugir de um trem. Um dos chinelos desapareceu no meio da neve, e o outro foi apanhado por um garoto que o levou, pensando fazer dele um berço para a irmã mais nova brincar.
Por isso, a rapariguinha seguia com os pés descalços e já roxos de frio; levava no avental uma quantidade de fósforos, e estendia um maço deles a toda a gente que passava, apregoando: — Quem compra fósforos bons e baratos? — Mas o dia tinha-lhe corrido mal. Ninguém comprara os fósforos, e, portanto, ela ainda não conseguira ganhar um tostão. Sentia fome e frio, e estava com a cara pálida e as faces encovadas. Pobre rapariguinha! Os flocos de neve caíam-lhe sobre os cabelos compridos e loiros, que se encaracolavam graciosamente em volta do pescoço magrinho; mas ela nem pensava nos seus cabelos encaracolados. Através das janelas, as luzes vivas e o cheiro da carne assada chegavam à rua, porque era véspera de Ano Novo. Nisso, sim, é que ela pensava.
Sentou-se no chão e enrolou-se ao canto de um portal. Sentia cada vez mais frio, mas não tinha coragem de voltar para casa, porque não vendera um único maço de fósforos, e não podia apresentar nem uma moeda, e o pai era capaz de lhe bater. E afinal, em casa também não havia calor. A família morava numa água-furtada, e o vento metia-se pelos buracos das telhas, apesar de terem tapado com farrapos e palha as fendas maiores. Tinha as mãos quase paralisadas com o frio. Ah, como o calorzinho de um fósforo aceso lhe faria bem! Se ela tirasse um, um só, do maço, e o acendesse na parede para aquecer os dedos! Pegou num fósforo e: Fcht!, a chama espirrou e o fósforo começou a arder! Parecia a chama quente e viva de uma candeia, quando a menina a tapou com a mão. Mas, que luz era aquela? A menina julgou que estava sentada em frente de um fogão de sala cheio de ferros rendilhados, com um guarda-fogo de cobre reluzente. O lume ardia com uma chama tão intensa, e dava um calor tão bom! Mas, o que se passava? A menina estendia já os pés para se aquecer, quando a chama se apagou e o fogão desapareceu. E viu que estava sentada sobre a neve, com a ponta do fósforo queimado na mão.
Riscou outro fósforo, que se acendeu e brilhou, e o lugar em que a luz batia na parede tornou-se transparente como tule. E a rapariguinha viu o interior de uma sala de jantar onde a mesa estava coberta por uma toalha branca, resplandecente de loiças finas, e mesmo no meio da mesa havia um ganso assado, com recheio de ameixas e puré de batata, que fumegava, espalhando um cheiro apetitoso. Mas, que surpresa e que alegria! De repente, o ganso saltou da travessa e rolou para o chão, com o garfo e a faca espetados nas costas, até junto da rapariguinha. O fósforo apagou-se, e a pobre menina só viu na sua frente a parede negra e fria.
E acendeu um terceiro fósforo. Imediatamente se encontrou ajoelhada debaixo de uma enorme árvore de Natal. Era ainda maior e mais rica do que outra que tinha visto no último Natal, através da porta envidraçada, em casa de um rico comerciante. Milhares de velinhas ardiam nos ramos verdes, e figuras de todas as cores, como as que enfeitam as montras das lojas, pareciam sorrir para ela. A menina levantou ambas as mãos para a árvore, mas o fósforo apagou-se, e todas as velas de Natal começaram a subir, a subir, e ela percebeu então que eram apenas as estrelas a brilhar no céu. Uma estrela maior do que as outras desceu em direcção à terra, deixando atrás de si um comprido rasto de luz.
«Foi alguém que morreu», pensou para consigo a menina; porque a avó, a única pessoa que tinha sido boa para ela, mas que já não era viva, dizia-lhe muita vez: «Quando vires uma estrela cadente, é uma alma que vai a caminho do céu.»
Esfregou ainda mais outro fósforo na parede: fez-se uma grande luz, e no meio apareceu a avó, de pé, com uma expressão muito suave, cheia de felicidade!
— Avó! — gritou a menina — leva-me contigo! Quando este fósforo se apagar, eu sei que já não estarás aqui. Vais desaparecer como o fogão de sala, como o ganso assado, e como a árvore de Natal, tão linda.
Riscou imediatamente o punhado de fósforos que restava daquele maço, porque queria que a avó continuasse junto dela, e os fósforos espalharam em redor uma luz tão brilhante como se fosse dia. Nunca a avó lhe parecera tão alta nem tão bonita. Tomou a neta nos braços, e soltando os pés da terra, no meio daquele resplendor, voaram ambas tão alto, tão alto, que já não podiam sentir frio, nem fome, nem desgostos, porque tinham chegado ao reino de Deus.
Mas ali, naquele canto, junto do portal, quando rompeu a manhã gelada, estava caída uma rapariguinha, com as faces roxas, um sorriso nos lábios… morta de frio, na última noite do ano. O dia de Ano Novo nasceu, indiferente ao pequenino cadáver, que ainda tinha no regaço um punhado de fósforos. — Coitadinha, parece que tentou aquecer-se! — exclamou alguém. Mas nunca ninguém soube quantas coisas lindas a menina viu à luz dos fósforos, nem o brilho com que entrou, na companhia da avó, no Ano Novo.



Hans Christian Andersen
Os melhores contos de Andersen
Lisboa, Ed. Verbo, s/d


As turmas do 5º2ª e 5º3ª ouviram a história contada pela Dra. Cecília do SABE, da Câmara Municipal da Amadora. Na próxima semana prosseguimos com as restantes turmas de 5º ano.



quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Quem conta um conto...

Este mês, na atividade Quem conta um conto... foi contada uma história muito particular, Histórias para pontuar de Suzana Ramos.

Era uma vez uma história com sinais de pontuação sobre uma outra história que nem sequer um sinal de pontuação tinha. 
Por causa disso mesmo, mas também por outras razões que agora não vêm ao caso, três reticências apaixonadas por um ponto de exclamação com uma grande crise de identidade, entre outros sinais de pontuação, decidem mostrar a sua perplexidade e indignação.
No final da história os alunos foram convidados a personificar o ponto de exclamação, e aqui está o resultado...

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Juntos a ler

Decorre nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento, desde dia 24 de outubro uma atividade promovida pela Câmara Municipal da Amadora e articulada com a Biblioteca Escolar, ao abrigo do Programa de Promoção do Livro e da Leitura- Viajar nas Letras. As sessões do Juntos a ler são dinamizadas nas turmas de 4º ano, pela Dra. Andreia Brites.
Até agora foram já lidos os livros: A Manta, de Isabel Minhós Martins e O Beijo da Palavrinha, de Mia Couto.

 

A forma dos alunos sentirem e expressarem as emoções sobre estes dois livros tem sido muito diversa nas várias escolas do agrupamento. Todavia, a experiência tem sido muito positiva e marcante. Ficaremos a aguardar as próximas sessões...






Livro do Mês de novembro


A Biblioteca Escolar propõe como livro do mês, Contos e lendas de Portugal e do Mundo, de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete.
A página do Cata Livros apresenta uma série de atividades interessantes para realizar com este livro, que partilhamos contigo:
http://www.catalivros.org/portal/bo/portal.pl?pag=02n4_ficha_do_livro&janpap_id=411


terça-feira, 2 de abril de 2013

Feira do Livro

 
 
A propósito da visita da escritora Alice Vieira está a decorrer na biblioteca uma feira do livro, com obras da autora. Os livros estão todos com 20% de desconto.
Aproveita esta oportunidade!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Páscoa

A equipa da biblioteca deseja a toda a comunidade escolar uma Páscoa tranquila, repleta de boas leituras.

Voltamos no terceiro período com muitas novidades!

 
 

sábado, 16 de março de 2013

Semana da Leitura - Notícias

Uma vez que a Semana da Leitura tinha como tema Ler o Mar, a equipa da BE programou uma série de atividades relacionadas com esta temática.

Destacamos o trabalho articulado com o subdepartamento de Ciências, inspirado no livro de Sophia de Mello Breyner Andresen, A Menina do Mar. A equipa de BE propôs aos professores de Ciências Naturais/da Natureza que trabalhassem com os seus alunos um excerto do texto, para que através dele relacionassem as personagens da história com os organismos que se observam no meio marinho, focando aspetos como a biodiversidade descrita e a relação existente entre os organismos marinhos e os diferentes ambientes. Esta atividade denominou-se Mergulhar com a Menina do Mar

Os alunos do 5º ano recriaram os organismos que habitam poças-de-maré recorrendo a diferentes materiais plásticos.




Os alunos de 8º ano realizaram cartazes informativos.
 
 

O objetivo final era a construção de um mural, na BE, para aplicar e expor os organismos produzidos pelos alunos e os cartazes.


O mural foi sendo enriquecido, ao longo da semana, com as reflexões que os alunos de 5º ano fizeram sobre o problema da poluição marítima. Esta atividade resultou da leitura e discussão do livro de José Fanha, O dia em que o mar despareceu.




  
A equipa da biblioteca articulou também a programação da Semana da Leitura com o subdepartamento de História. Assim, os alunos de 6º e 8º anos trabalharam sobre as Embarcações Portuguesas.

Os alunos de 6º ano pesquisaram e produziram cartazes, e os de 8º ano desdobráveis sobre as embarcações, que têm sido utilizadas ao longo dos tempos em Portugal, os grandes navegadores que estiveram à frente dessas embarcações e a grande aventura dos Descobrimentos.
Os trabalhos foram expostos na biblioteca e os alunos visitaram a exposição autonomamente.
 

 


segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Destaques do Mês

Como não podia deixar de ser, este mês a biblioteca coloca em destaque muitos títulos sobre o Natal... Deixamos-te aqui alguns exemplos. Passa na biblioteca, folheia, lê, requisita...

Boas leituras !!





domingo, 2 de dezembro de 2012

Atividades de Natal



Amanhã iniciam-se na BE as atividades de Natal. Podes fazer os teus cartões de Natal, bases para velas ou outras atividades lúdicas (palavras cruzadas, sopas de letras…). Para além disso vem ajudar a equipa a construir a árvore de Natal da Biblioteca… é surpreendente!!

Até ao final do período vai haver muita animação no nosso espaço…

Contamos com a tua presença!!
 
 
 
segunda
3 dez
terça
4 dez
quarta
5 dez
quinta
5 dez
sexta
6 dez
9:15-10:00
 
 
 
 
 
10:15-11:00
Atelier de Natal
11:00-11:45
12:00-12:45
 
Leitura em família
9º3ª
 
 
 
12:45-13:30
 
 
 
 
13:45-14:30
 
 
 
 
 
14:30-15:15
 
 
 
 
 
15:30-16:25
 
 
 
 
 
















 
segunda
10 dez
terça
11 dez
quarta
12 dez
quinta
13 dez
9:15-10:00
 
 
5º4ª
Quem conta um conto
 
10:15-11:00
 
Atelier de Natal
5º2ª
Quem conta um conto
 
 
Atelier de Natal
11:00-11:45
 
5º3ª
Quem conta um conto
12:00-12:45
5 º1ª
Quem conta um conto
 
 
 
12:45-13:30
 
 
 
13:45-14:30
 
5º5ª
Quem conta um conto
 
 
14:30-15:15
 
 
5º6ª
Quem conta um conto
 
15:30-16:25
 
Leitura em família
8º4ª
 
Leitura em família
8º2ª