Mostrando postagens com marcador livros. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador livros. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Estamos de volta...

Estamos de volta para um novo ano que esperamos seja dinâmico e profícuo...
Estamos de volta para um novo ano, de novas atividades na Biblioteca, mas também para algumas que já conheces. 

Desejamos-te um bom regresso e aguçamos a tua curiosidade.

Já em setembro daremos início às "Letras, Leituras & Companhia", atividade para os alunos de 5º ano.

Gostas de ler? E gostas de partilhar as leituras que fazes? Então o "Clube de Leitura" é para ti .

Esta atividade destina-se aos alunos de 4º e 7º ano. Para os alunos do 7º funciona mediante inscrição, a partir de outubro. Não percas!


Se és leitor assíduo, presta atenção! Os alunos do 2º ciclo terão um "Passaporte de Leitura". No final do ano, os melhores leitores ganharão prémios.


Não nos esquecemos dos pais e encarregados de educação. Continuamos a ter ao vosso dispor a requisição domiciliária. Podem consultar neste blogue a listagem de livros disponíveis. Não percam!


Ainda a pensar nas famílias continuaremos a dinamizar a atividade "Leitura em Família" em conjunto com a professora Luísa Mântua.

Certamente que ao longo do ano teremos muitas atividades para todos os alunos do agrupamento: encontro com escritores, feiras do livro, ateliês de leitura e expressão plástica, comemoração de efemérides... 

 


terça-feira, 1 de abril de 2014

Crescer a Ler

O projeto Crescer a Ler continua a levar, todos os trimestres, junto dos alunos de 3º ciclo as novidades da Biblioteca Escolar.
Os livros apresentados já se encontram disponíveis para requisição. Aguardamos a tua visita!


           



segunda-feira, 13 de maio de 2013

Novidades

A Biblioteca Escolar adquiriu novos títulos, que vão ser apresentados em sala de aula, nas sessões do Crescer a Ler. A partir de quinta feira estarão disponíveis para requisição. 

Aparece na BE e requisita-os!!!

Aqui ficam alguns deles.











A propósito dos livros de Ana Soares deixamos-te uma notícia do Jornal Público de 1.8 de 2012



terça-feira, 2 de abril de 2013

Feira do Livro

 
 
A propósito da visita da escritora Alice Vieira está a decorrer na biblioteca uma feira do livro, com obras da autora. Os livros estão todos com 20% de desconto.
Aproveita esta oportunidade!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Páscoa

A equipa da biblioteca deseja a toda a comunidade escolar uma Páscoa tranquila, repleta de boas leituras.

Voltamos no terceiro período com muitas novidades!

 
 

segunda-feira, 4 de março de 2013

Semana da Leitura

Este ano a semana da leitura tem como tema Ler o Mar. Algumas das atividades programadas, no segundo e terceiro ciclos, tiveram por base as propostas dos Kits do Mar, da Estrutura de missão para a extensão da plataforma continental. Assim, a equipa da BE desafiou docentes de algumas disciplinas: aos de Ciências convidou a Mergulhar com a menina do Mar; aos de História a viajar nas Embarcações Portuguesas; aos de Português a conhecer o Dia em que o mar desapareceu. No final construiremos um mural com os trabalhos realizados.

Selecionámos também uma série de livros sobre o tema Mar, que se encontram nos destaques do mês.

Da mesma forma, no primeiro ciclo desenvolver-se-ão os mesmos temas, abarcando todos os anos de escolaridade. Contamos ainda com a presença da escritora Luísa Ducla Soares, no dia 11,na Escola EB1/JI dos Moinhos da Funcheira.

Não percam. Contamos com a vossa presença!!


 
 


 

Livro do Mês


Lendas do mar, José Jorge Letria
Este livro comemora o tema Mar!!
É uma coletânea composta por sete histórias. Destacamos “Os Três Avisos do Mar”, uma história que adverte metaforicamente contra os perigos da ambição, onde intervém, de novo, o Grande Deus das Águas. É ele que dá uma grande lição a um velho e obstinado pescador que, de ouvidos tapados, ignora os sábios avisos de outro pescador, de uma gaivota e de um peixe-voador. Nesta obra, abordam-se temas como a ambição, a solidariedade, a união, a aceitação da diferença e o sonho.

Aguardamos a tua visita à biblioteca para o requisitares. Vais ver que não te arrependes!!


Atividades da turma B do 1º ano da Escola EB1/JI do Casal da Mira


A Professora Filipa Albuquerque, da Escola EB1/JI do Casal da Mira tem realizado um trabalho muito meritório com a sua turma de 1ºano. O trabalho vai dando frutos… Os seus alunos procuram autonomamente a Biblioteca nos dias em que esta abre as portas na hora do almoço.

Aqui vos deixamos apenas um exemplo do trabalho que desenvolve com os seus alunos. Não deixem de visitar o Blogue que construiu para a turma. http://novaturmadaprofessorafilipa.blogspot.com/


Como sabem, no Primeiro Período escolar estivemos a criar a nossa Biblioteca de Turma e a explorar os livros todos!
Este Período, continuamos a usar e a adorar a nossa biblioteca de sala de aula, mas começámos a ir à Biblioteca Escolar da EB1 Casal da Mira, que é a nossa escola fantástica!
Na primeira sessão fomos ver uma apresentação sobre as regras da biblioteca e sobre a maneira como está organizada. A professora Sofia mostrou-nos a apresentação e depois fizemos uma pequena atividade sobre o código de organização dos livros. Sabiam que os livros estão organizados por cores?
 
Desde esse dia, temos ido à Biblioteca da Escola, na nossa hora do conto, ouvir a nossa professora contar histórias e fazer leitura participada. Também fazemos exercícios de expressão dramática com base nos livros lidos e no final ficamos sempre com tempo para ler em pares livremente.
Temos procurado poesia, lengalengas e trava-línguas para apresentar na Mostra de Teatro da Amadora!
Na última sessão estivemos a ler livros da Luísa Ducla Soares. Lemos uma história e fizemos expressão dramática com as lengalengas e travalínguas que a Luísa Ducla Soares compilou em dois livros.
Requisitámos os dois livros para a nossa sala de aula, para que todos tenham a oportunidade de os ler e escolher os textos para a Mostra de Teatro.
 
Nós gostamos muito de ir à biblioteca porque é muito divertido!
Estas são as imagens da nossa última ida à Biblioteca Escolar.






quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Atividades de Natal


Durante toda a semana os alunos tiveram oportunidade de participar em muitas das atividades que a biblioteca escolar programou. Aqui ficam alguma fotografias da leitura dramatizada do conto de Nathalie Delebarre,Eu sei tudo sobre o Pai Natal.












 
Os alunos endereçaram também muitas cartas ao Pai Natal. A equipa da biblioteca selecionou algumas:
 
"Querido Pai Natal,
 
Como o senhor sabe estamos quase a chegar ao Natal. Por isso, quero duas prendas: uma PSP e um jogo. Eu também gostaria de oferecer prendas aos meninos que não podem andar na rua. Por isso peço-te o favor de me ouvires...
 
Mauro Borges, 5º1ª"


"Querido Pai Natal,

Escrevo-te esta carta, para te pedir que me tragas muitos presentes e também para as famílias que precisam de ti neste momento. Adoro-te!!

Carla, 5º1ª"


"Querido Pai Natal,

Como estás? Sei que és capaz de realizar coisas impossíveis, e por isso te escrevo... Este ano queria que a minha irmã e o meu avô melhorassem.

João Freire, 5º5ª"
 

"Querido Pai Natal,

Estás bom? eu estou. Como estão as renas? e os duendes? Devem estar todos muito cansados.
Este ano gostava de ter uma prenda tua, por isso vou dizer-te o que quero. Gostava de ter um peluche com o teu desenho!
Muitos beijinhos

Mariana, 5º5ª"


Por último, decorreram as sessões de "Leitura em Família", nas turmas de 8º ano. Foram momentos de partilha de leituras muito enriquecedores, para professores e alunos.






 

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Destaques do Mês

Como não podia deixar de ser, este mês a biblioteca coloca em destaque muitos títulos sobre o Natal... Deixamos-te aqui alguns exemplos. Passa na biblioteca, folheia, lê, requisita...

Boas leituras !!





Livro do Mês




O conto infantil Os Ciganos, iniciado por Sophia de Mello Breyner, foi acabado pelo neto, Pedro Sousa Tavares.

A obra centra-se na história de um jovem rapaz, Ruy, que foge de um ambiente familiar muito rígido para espiar um acampamento de ciganos. Aí conhece Gela, uma rapariga com quem vai viver algumas peripécias. “A história é sobre essa fase em que sentimos que a nossa casa já não nos basta, vamos conhecer outros mundos, viver outras experiências. E permite, ao mesmo tempo, dar a conhecer um povo que não é muito retratado, os ciganos”, disse Pedro Sousa Tavares. 

Azul e preto são as cores que distinguem o texto de Sophia de Mello Breyner Andresen e de Pedro Sousa Tavares, respetivamente. 

A ilustração ficou a cargo, de Danuta Wojciechowska.



domingo, 2 de dezembro de 2012

Atividades de Natal



Amanhã iniciam-se na BE as atividades de Natal. Podes fazer os teus cartões de Natal, bases para velas ou outras atividades lúdicas (palavras cruzadas, sopas de letras…). Para além disso vem ajudar a equipa a construir a árvore de Natal da Biblioteca… é surpreendente!!

Até ao final do período vai haver muita animação no nosso espaço…

Contamos com a tua presença!!
 
 
 
segunda
3 dez
terça
4 dez
quarta
5 dez
quinta
5 dez
sexta
6 dez
9:15-10:00
 
 
 
 
 
10:15-11:00
Atelier de Natal
11:00-11:45
12:00-12:45
 
Leitura em família
9º3ª
 
 
 
12:45-13:30
 
 
 
 
13:45-14:30
 
 
 
 
 
14:30-15:15
 
 
 
 
 
15:30-16:25
 
 
 
 
 
















 
segunda
10 dez
terça
11 dez
quarta
12 dez
quinta
13 dez
9:15-10:00
 
 
5º4ª
Quem conta um conto
 
10:15-11:00
 
Atelier de Natal
5º2ª
Quem conta um conto
 
 
Atelier de Natal
11:00-11:45
 
5º3ª
Quem conta um conto
12:00-12:45
5 º1ª
Quem conta um conto
 
 
 
12:45-13:30
 
 
 
13:45-14:30
 
5º5ª
Quem conta um conto
 
 
14:30-15:15
 
 
5º6ª
Quem conta um conto
 
15:30-16:25
 
Leitura em família
8º4ª
 
Leitura em família
8º2ª