Mostrando postagens com marcador poesia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador poesia. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Pássaro da Cabeça

Este período na atividade Livros,Leituras & Companhia decidimos trabalhar a poesia de forma diferente. A obra escolhida foi a de António Manuel Pina, o Pássaro da Cabeça. Realizámos um atelier onde os alunos exploraram várias sensações: o áspero, o doce, o macio, o amargo... e vários sons agradáveis e desagradáveis.Explorámos assim a imaginação, a interpretação e a criatividade dos nossos alunos e no final ficámos a conhecer as suas emoções, receios, expetativas...


quarta-feira, 2 de maio de 2012

Inês Anacleto - uma poetisa na escola

Lisboa

Esta cidade debruçada
Sobre o rio Tejo calmo e solitário
As sete colinas que guardam a cidade
E contam histórias de reis
As ruas com cheiro à bela sardinha
Embaladas com o nosso fado
Os pregões dos vendedores ambulantes
Confundem-se na multidão
Das pessoas que andam rua acima rua abaixo
Pelas lindas ruas calcetadas
Onde belos desenhos são feitos pelos calceteiros
Os monumentos são obra maravilhosa
Que nos faz ter orgulho em sermos portugueses
Os elétricos amarelos a fazer contraste
Passeiam as pessoas que muito gostam
Da nossa Lisboa antiga, mas bonita.
Inês Anacleto
18/04/2012


quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Poema à Turma



Poema à Turma

VOCÊS SÃO OS MEUS MELHORES
MELHORES AMIGOS,
AMIGOS DO MEU CORAÇÃO!!!
CONVOSCO APRENDI A SORRIR

E A PERCEBER QUE
NUNCA ESTAREI SÓ!
OS ANOS VÃO PASSANDO,
E EU VOU CRESCENDO,
TAL COMO VOCÊS.
COMO É BOM ACOMPANHAR
A MINHA QUERIDA TURMA!
ESPERO QUE ESTE ANO
TENHAM MUITO SUCESSO,
DESEJO QUE TODOS
OBTENHAM ÓTIMAS NOTAS
E QUE SEJAM O MEU ORGULHO,
PORQUE EU ME ORGULHO MUITO
DE PERTENCER A ESTA TURMA!


(Setembro de 2011)
Bom ano letivo para todos!

Um abraço bem forte do vosso Vítor


(Poema escrito pelo aluno Vitor Frazão da turma 2ª do 7º ano)

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Concursos PNL

Caros AMIGOS
As Bibliotecas Escolares deste agrupamento juntam-se às iniciativas do Plano Nacional de Leitura e divulgam dois concursos:
“Conheço um Escritor”
Podes consultar o regulamento na BE ou em http://aeiou.visao.pt/junior . Para concorreres fala com o teu professor de Língua Portuguesa ou com a Professora Bibliotecária.

“Faça lá um poema”
Para concorreres dirige-te aos professores dinamizadores do Espaço Poesia ou à Professora Bibliotecária.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Actividades de Natal da BE



Durante o mês de Dezembro a BE proporcionou a todos os alunos do agrupamento actividades muito interessantes e com as quais os alunos puderam dar largas à sua imaginação e criatividade.




Na EB2,3 José Cardoso Pires foi dinamizado o projecto “Viver o Natal na biblioteca”. Este incluiu um ateliê de expressão plástica, onde vários alunos puderam construir postais e decorações de Natal para oferecer a amigos e familiares. Realizaram-se também pesquisas sobre as tradições de Natal, dramatizações e uma sessão de cinema, com o filme “Um Conto de Natal”.  




Durante a última semana de aulas multiplicaram-se também as actividades dinamizadas em colaboração com o Espaço Poesia e as áreas disciplinares de Língua Portuguesa e Educação Musical. Assim, teve lugar a sessão “Natal é música… Natal é poesia”, como já vem sendo hábito teve lugar uma declamação de poemas, realizados pelos alunos que frequentam o Espaço Poesia, e que este ano também contou com uma apresentação musical. Os professores não deixaram de marcar presença, juntando-se aos alunos na declamação de poemas.



Foi também durante esta semana que os alunos de 6º ano assistiram a um recital de poesia, da companhia Chapéu voador, intitulado “Canções para acordar crianças - Poemas para Lili”. Mais uma vez a poesia acompanhada da música fez-se ouvir através de poemas de Fernando Pessoa, Bocage, Cecília Meireles, entre outros.




Outra actividade de leitura que se vem realizando com sucesso, “Leitura em Família”, culminou com a apresentação, na BE, das estratégias de leitura e dos livros lidos em família, nas turmas da Professora Luísa Lemos. A professora e os alunos estão de parabéns, esta é sempre uma actividade muito enriquecedora e um momento de partilha de leituras.





Nas escolas de 1º ciclo, todos os alunos puderam ouvir contos de Natal na biblioteca ou na sua sala de aula. Enquanto os mais pequenos se deliciaram com o livro “Eu sei tudo sobre o Pai Natal”, de Aurélie Blanz, os mais crescidos ouviram algumas histórias tradicionais, como “A história de São Nicolau” ou “Uma visita do Pai Natal” de Clemence Moore.
A BE associou-se também aos docentes da EB1/JI José Garcês e EB1/JI Casal da Mira apoiando as suas feiras de Natal. Na EB1/JI Casal da Mira, realizou-se em paralelo uma feira do livro, em parceria com a livraria Palavras de Culto. A BE e os docentes desta escola desejam agradecer à Pastelaria Carbeta, no Casal de S. Brás, o seu generoso contributo para a feira de Natal.
Boas Festas!

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Actividades de Natal


Durante a última semana de aulas do 1º período, de 13 a 17 de Dezembro, a Biblioteca Escolar vai promover a realização de diversas actividades, desde a Música ao Cinema, passando pela Poesia e ... muito mais.