Este livro é composto por um conjunto de sete histórias cujas personagens principais, falando na primeira
pessoa, são objetos carregados de simbologia: O Mapa Cor-de-Rosa é acusado de estar na origem do célebre
Ultimatum de 1890 , um antecedente que terá contribuído para o assassinato de
D. Carlos I e mais, tarde, para a implantação da República. A Bala que estava dentro da pistola do
Almirante Cândido dos Reis que se suicidara, pensando que a revolução tinha
falhado. Acompanhado por um ordenança, o diplomata alemão preocupado com a vida
dos estrangeiros que residiam no Avenida Palace pega na Bandeira Branca e segue rumo ao Marquês de Pombal, onde se
encontravam muitos Republicanos. A Coroa
Real que vive despeitada porque nunca mais foi posta numa cabeça de rei ou
rainha desde o tempo de D.João IV. O
Navio de Guerra que quando disparou sobre os edifícios do Ministério teve a
certeza de que minou a confiança dos militares que defendiam a Monarquia. O Iate Real D. Amélia que levaria o rei
deposto D. Manuel II e toda a família real até ao exílio. A Varanda – da câmara Municipal de Lisboa, a partir da qual José Relvas proclamou a República no dia 5 de
Outubro de 1910.
Blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires - Amadora
Formação de Utilizadores
Mostrando postagens com marcador república. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador república. Mostrar todas as postagens
segunda-feira, 5 de outubro de 2015
Livro do mês de outubro
E porque hoje é dia 5 de outubro - Dia da implantação da República em 1910- sugerimos a leitura do livro "7 x 10 Histórias da República" , de Margarida Fonseca Santos.
terça-feira, 26 de outubro de 2010
Exposição "100 Anos da República"
O Departamento de Ciências Sociais e Humanas e a Biblioteca organizaram uma exposição comemorativa do Centenário da República. Todas as turmas da escola passaram pela exposição, que decorreu entre os dias 7 e 12 de Outubro.
Deixamos-te alguns comentários dos alunos.
E algumas fotografias…
“Eu gostei de estar na biblioteca com a turma porque convivemos, lemos livros e vimos a história da República.
Interessei-me pelo álbum antigo… é pena não ter fotos. Adorei ver as fotos do povo. (…). Nunca me interessei pela República, é verdade, mas esta exposição valeu a pena porque até gostei de um livro. Chama-se “7x1910” que mostra sete factos dessa época.
Ana Catarina, nº2, 8º5ª
![]() “Eu gostei de ir à exposição e saber mais sobre a Implantação da República e a queda da Monarquia. A parte que eu mais gostei foi os selos e fotografias expostos nas mesas.” Joana, nº16, 9º3ª |
Assinar:
Postagens (Atom)





