segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Ano Novo, Leituras Novas. Feliz 2011



A Equipa da Biblioteca Escolar deseja a toda a comunidade educativa um bom ano de 2011, repleto de boas leituras!


Actividades de Natal da BE



Durante o mês de Dezembro a BE proporcionou a todos os alunos do agrupamento actividades muito interessantes e com as quais os alunos puderam dar largas à sua imaginação e criatividade.




Na EB2,3 José Cardoso Pires foi dinamizado o projecto “Viver o Natal na biblioteca”. Este incluiu um ateliê de expressão plástica, onde vários alunos puderam construir postais e decorações de Natal para oferecer a amigos e familiares. Realizaram-se também pesquisas sobre as tradições de Natal, dramatizações e uma sessão de cinema, com o filme “Um Conto de Natal”.  




Durante a última semana de aulas multiplicaram-se também as actividades dinamizadas em colaboração com o Espaço Poesia e as áreas disciplinares de Língua Portuguesa e Educação Musical. Assim, teve lugar a sessão “Natal é música… Natal é poesia”, como já vem sendo hábito teve lugar uma declamação de poemas, realizados pelos alunos que frequentam o Espaço Poesia, e que este ano também contou com uma apresentação musical. Os professores não deixaram de marcar presença, juntando-se aos alunos na declamação de poemas.



Foi também durante esta semana que os alunos de 6º ano assistiram a um recital de poesia, da companhia Chapéu voador, intitulado “Canções para acordar crianças - Poemas para Lili”. Mais uma vez a poesia acompanhada da música fez-se ouvir através de poemas de Fernando Pessoa, Bocage, Cecília Meireles, entre outros.




Outra actividade de leitura que se vem realizando com sucesso, “Leitura em Família”, culminou com a apresentação, na BE, das estratégias de leitura e dos livros lidos em família, nas turmas da Professora Luísa Lemos. A professora e os alunos estão de parabéns, esta é sempre uma actividade muito enriquecedora e um momento de partilha de leituras.





Nas escolas de 1º ciclo, todos os alunos puderam ouvir contos de Natal na biblioteca ou na sua sala de aula. Enquanto os mais pequenos se deliciaram com o livro “Eu sei tudo sobre o Pai Natal”, de Aurélie Blanz, os mais crescidos ouviram algumas histórias tradicionais, como “A história de São Nicolau” ou “Uma visita do Pai Natal” de Clemence Moore.
A BE associou-se também aos docentes da EB1/JI José Garcês e EB1/JI Casal da Mira apoiando as suas feiras de Natal. Na EB1/JI Casal da Mira, realizou-se em paralelo uma feira do livro, em parceria com a livraria Palavras de Culto. A BE e os docentes desta escola desejam agradecer à Pastelaria Carbeta, no Casal de S. Brás, o seu generoso contributo para a feira de Natal.
Boas Festas!

domingo, 2 de janeiro de 2011

Um dia diferente na EB1/JI À-da-Beja!




A ilustradora Carla Antunes visitou a escola EB1/JI À-da-Beja e deixou saudades!
Os meninos e meninas do Jardim de Infância até aprenderam a desenhar as personagens de alguns dos livros da autora e ilustradora.
Antes da sua visita, todos tinham ouvido algumas das suas histórias, como “O Monstro das Festinhas” e “Sara, Tomé e o Boneco de Neve”. Foram realizados trabalhos muito criativos e todos se divertiram!






Presépio De Lata




Presépio De Lata
Composição: Carlos Tê / Rui Veloso

Três estrelas de alumínio
A luzir num céu de querosene
Um bêbedo julgando-se César
Faz um discurso solene


Sombras chinesas nas ruas
Esmeram-se aranhas nas teias
Impacientam-se gazuas
Corre o cavalo nas veias


Há uma luz branca na barraca
Lá dentro uma sagrada família
À porta um velho pneu com terra
Onde cresce uma buganvília


É o presépio de lata
Jingle bells, jingle bells,


Oiçam um choro de criança
Será branca negra ou mulata
Toquem as trompas da esperança
E assentem bem qual a data


A lua leva a boa nova
Aos arrabaldes mais distantes
Avisa os pastores sem tecto
Tristes reis magos errantes
E vem um sol de chapa fina
Subindo a anunciar o dia
Dois anjinhos de cartolina
Vão cantando aleluia


É o presépio de lata
Jingle bells, jingle bells,


Nasceu enfim o menino
Foi posto aqui à falsa fé
A mãe deixou-o sozinho
E o pai não se sabe quem é




É o presépio de lata
Jingle bells, jingle bells

domingo, 12 de dezembro de 2010

Dia Internacional dos Direitos Humanos

No dia 10 de Dezembro comemorou-se mais um Dia dos Direitos Humanos. Nesta data, a BE convidou os alunos de 3º e 4º ano da EB1/JI José Garcês e EB1/JI Casal da Mira a assistirem a um filme sobre os direitos das crianças. Com os trabalhos que foram desenvolvidos na biblioteca e em sala de aula, serão construídos cartazes para expor na escola.