Blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires - Amadora
Formação de Utilizadores
domingo, 6 de fevereiro de 2011
Dia dos Namorados
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Instantes Criativos - Resultados de Janeiro
Imagem A
Não há desafio vencedor; algumas participações:
“A contagem de tempo”- Inês Oliveira, nº14, 5º4ª;
“Construção da ampulheta” – Bruna Damião, nº4, 6º5ª;
“Uma mão com o saco de areia para o contador do tempo” – Nadine Semedo, nº22, 5º4ª.
Imagem B
Desafio vencedor:
“Vida e Morte – todos nós disparamos as nossas armas mas com um aperto no coração” – Madalena Barata, nº17, 6º1º.
Outras participações:
“ A espreitar numa guerra” – Bruna Damião, nº4, 6º5ª;
“Mais vale o amor do que a guerra” – Filipa Saraiva, 7º3ª.
Imagem C
Desafio vencedor:
“Romance numa ponte de pedra” – Bruna Damião, nº4, 6º5ª;
Outras participações:
“Amor infinito” – Ana Catarina, nº1, 7º3ª;
“Amor atribulado” – Cláudia Pereira, nº8, 5º5ª;
“Um último abraço… cuidado para não caírem!!!”, Daniela Carvalho, nº10, 5º5ª.
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Livro do Mês - Fevereiro
Num quente dia de Junho, Giulia e Arianna vão fazer uma visita com a turma da escola a uma antiga mina. As duas amigas afastam-se um pouco do grupo, e depois, incapazes de encontrarem o caminho de regresso, vão parar a outro mundo! À ilha do tempo perdido onde estão os habitantes e os objectos que se perderam da Terra.E o que é afinal esta ilha? Bem, é nesta ilha que vai parar tudo o que se perde na Terra, e quando digo tudo, é mesmo tudo, a cabeça, a esperança, os objectos, as pessoas...
Giulia e Arianna passam o tempo sem fazerem nada e estão radiantes no local paradisíaco que encontraram. Mas terão de voltar à Terra onde as espera uma importante missão: ensinar as pessoas a renascerem e a reaprenderem o significado de estar sem fazer absolutamente nada.
Uma tarefa difícil nos dias que correm apenas possível aos terrestres que se disponham a saber apreciar a natureza e as coisas insignificantes, por vezes as mais importantes, que a vida pode proporcionar

Biografia
Silvana Gandolfi vive em Itália.Ha scritto novelle, romanzi d'amore, racconti per la radio, ma ora si dedica soprattutto ai libri per bambini. Escreveu romances, contos, dedicando-se agora à literatura infanto-juvenil. Em 1996, foi galardoada com o Prémio Andersen.
Leitura em Família

Uma aventura na cidade, Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada
“ Aconselho este livro aos amigos e aos colegas da escola, pois explora temas divertidos e adequados à nossa idade. Um grupo de amigos vive aventuras inesquecíveis, com muitas peripécias “entre linhas”! Terão de passar obstáculos e tomar decisões…sarilhos é com eles!
Acabará tudo bem? Terão de ler para saber! Eu adorei ler Uma aventura na cidade!”
História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, Luís Sepúlveda“Na minha opinião, este livro é muito interessante e recomendo-o a toda a gente que esteja interessado em desenvolver o gosto pela leitura.
Esta é uma história que fala de uma gaivota que foi apanhada por uma maré negra de petróleo, e ao tentar voar, caiu na varanda de Zorbas, um gato grande, preto e gordo, que, na altura, vai prometer cuidar da pequena gaivota que iria nascer e ainda ensiná-la a voar!
Zorbas, que é um gato de palavra, vai realmente, enfrentando todas as dificuldades que irão surgir, cumprir as suas promessas!
Este é, de facto, um livro que recomendo pelas melhores razões, acrescentando que depois de leres o primeiro capítulo, irás sentir vontade de continuar e continuar, até que darás conta que chegaste ao fim!”
Rute Freitas
“Nómada é um livro cativante e muito interessante. Cheio de emoção e repleto de aventuras, desperta-nos a curiosidade e não nos deixa adormecer! Cada capítulo é mais emocionante do que o anterior, levando-nos para uma realidade impossível mas fascinante.
Aconselho-vos a ler Nómada, apesar de ser um livro extenso. È uma obra a não perder! Não se vão arrepender de ler e … imaginar!”
Nadine
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
VAMOS CANTAR AS JANEIRAS...
Para encerrar as festividades de Natal realizou-se no dia 14 de Janeiro, um encontro entre os alunos da nossa escola – Espaço Poesia – e o grupo de idosos, do Centro Social e Paroquial de São Brás.
Foi uma manhã diferente, na partilha de experiencias, e na aproximação entre a comunidade escolar e a comunidade local. Assim, os mais velhos cantaram as janeiras, e os mais novos recitaram poesias.
Esta actividade contou com a presença do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Brás e da Sra. Presidente da CAP, assistiram também cerca de cinquenta alunos da escola e alguns professores.
Aqui ficam algumas poesias feitas pelos alunos do Espaço poesia:
“ É dia de Natal
Uma estrela sorriu.
O menino ficou contente
Com a prenda que abriu.”
“25 de Dezembro
È dia de Natal.
As pessoas andam felizes
Porque é especial.
A véspera de Natal
É um dia de Alegria
As crianças adoram
Há muita magia”
Poesia é o sentir
O que vai no coração
Estrela que brilha no céu
MúSica que soa no ar!
Ilumina a nossa alma
Alegra quem nos rodeia!
Poeta quero ser…
Os poemas, vou escrever…
Estrela no meu coração
Sentir o ritmo e a rima
Irradiar alegria…
Amar, sonhar, viver…
