segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Quem Conta Um Conto - Um bocadinho de inverno

Este mês, a professora Filomena Rodrigues propôs à BE a leitura de uma obra durante as sessões do “Quem Conta Um Conto”, disponibilizando mais uma vez o seu apoio.

Sendo assim, os alunos do 5º ano puderam apreciar o livro Um Bocadinho de Inverno, de Paul Stewart e refletiram sobre o valor da amizade.

Todos foram convidados a pensar sobre algo especial que fariam por um amigo. Aqui ficam excertos das respostas de alguns alunos:

“Eu ajudá-lo-ia quando estivesse doente.”

Daniel Diogo, 5º 2ª

“Dar-lhe-ia abrigo e comida.”

Cátia Cardoso, 5º 1ª

“Eu ajudá-lo-ia nos trabalhos de casa e se ele não tivesse marcado as senhas de almoço, levar-lhe-ia uma sandes e fruta.”

Welithon Vieira, 5º 2ª

“Ajudá-lo-ia sempre que necessitasse, se ele tivesse problemas e precisasse de desabafar.”

Francisco Amaro, 5º 4ª

“Levá-lo-ia para morar comigo e emprestar-lhe-ia as minhas coisas.”

Wily, 5º 5ª

“Se um amigo fosse pobre dar-lhe-ia abrigo, comida e uma família.”

Rafael Trindade, 5º 5ª

“Eu doaria um orgão a um amigo se ele precisasse.”

Diogo Alvarenga, 5º 3ª

“Dar-lhe-ia os brinquedos que mais gostava e a minha roupa mais bonita.”

Catarina Rodrigues, 5º 3ª

Dia dos Namorados

Tens um amigo especial?

Gostavas de lhe dizer algo especial?

A BE convida-te a deixares uma carta no marco do correio e no dia 14 de Fevereiro, dia dos namorados, a tua correspondência será entregue ao destinatário.

Livro do mês - fevereiro

Sinopse

A principal personagem desta história era uma trisavó chamada Benedita que, destemida como era decidiu um dia sair de casa com uma pistola à cinta para combater com os espanhóis ou com os franceses (não se sabe muito bem), tendo chegado a uma terra de nome Avelar de Cima, onde casou com um homem rico, ao qual gastou toda a fortuna. Segundo a história, esta mulher era espia dos espanhóis.

Morreu há mais de 100 anos e ficou sepultada na terra onde casou.

A obra relata a descoberta da realidade de um acontecimento que ao longo de muitas décadas e gerações foi sendo transmitida de uma determinada forma elogiando e personagem, com sendo uma grande mulher quando, após várias investigações efectuadas por um familiar se ter chegado à conclusão que aquela trisavó Benedita não tinha passado de uma descarada…

Biografia

ALICE VIEIRA nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo atualmente, editados na Editorial Caminho, cerca de três dezenas de títulos.

Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil - Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa e, em 1983, com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra.

Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projeção nacional e internacional. Várias das suas obras foram editadas no estrangeiro.

domingo, 8 de janeiro de 2012

Dia internacional das pessoas com deficiência – 3 de Dezembro

Na escola EB2,3 José Cardoso Pires o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi comemorado no dia 6 de Dezembro. Para o efeito foi feito um convite à “ CIM – Companhia Integrada Multidisciplinar” que se deslocou à escola para falar sobre o trabalho realizado pelos seus colaboradores, muitos dos quais são pessoas portadoras de deficiência física e/ou mental. O público alvo foram os alunos de três turmas do 3º ciclo, respetivamente 7º2, 8º1 e 9º1. Os artistas presentes ( bailarinos) apresentaram um power point com imagens da sua arte, que tanto pode ser exibida em salas de espectáculo como na rua. Falaram com entusiasmo do trabalho que envolve a preparação de um espetáculo e partilharam episódios engraçados que acontecem durante os ensaios. De momento estão a ensaiar para uma apresentação na cidade de Guimarães, capital da cultura em 2012

As turmas envolvidas revelaram grande interesse pela atividade, colocando diversas questões quer aos atores quer aos responsáveis pela companhia.

No final, ficou a promessa do envio de um convite para que a nossa escola possa assistir a um espectáculo da CIM, talvez em 2012.



Já estamos em 2012...

... e a equipa da biblioteca deseja um Bom Ano a todos os seus utilizadores!

Esperamos que regressem cheios de energia e prontos para participar em todas as atividades que pensámos para vocês.

Este período teremos como é hábito as sessões de “Quem conta um conto…”. Tens sugestões de leituras para estas sessões? Fala com a equipa da biblioteca.

Em fevereiro iremos comemorar o Dia dos Namorados com muitas surpresas… e receberemos a visita da escritora Margarida Botelho, que irá realizar um workshop para os professores.

Em março será a vez de recebermos a autora dos livros da Teodora, Luísa Fortes da Cunha.

Se não conheces os livros destas autoras, convidamos-te a vir requisitá-los à biblioteca.

A Bruna Garcia, do 7º2ª requisitou As cozinheiras de livros da Margarida Botelho e partilha convosco o resumo da história:

Este livro fala sobre uma cidade onde a leitura era muito importante. E por isso estavam com um problema: os livros estavam a desaparecer. E os que ainda existiam, já tinham sido lidos de todas as maneiras.

Neste local morava uma pessoa já idosa que era invisual, por esse motivo outras pessoas tinham que ler para ela. Devido à sua dificuldade, ela tinha apurado o seu olfato e começou a afirmar que a cidade já não tinha o mesmo cheiro e que a fábrica tinha deixado de funcionar. Todos sentiam o mesmo, mas não sabiam de que fábrica falava ela. Esta explicou que há muito tempo diziam que existia uma fábrica especial no monte.

Puseram mãos à obra e começaram a investigar. Quando chegaram lá acima, aperceberam-se de que a fábrica estava parada, tal como a senhora tinha dito. Mas não era uma fábrica qualquer, era uma cozinha onde cozinhavam as letras que cultivavam para fabricarem livros. Mas estavam sem ingredientes, pois tinham secado na primavera. As cozinheiras já tinham experimentado tudo, mas nada tinha resultado. Até que chegaram à conclusão que a semente de cada árvore era um livro preferido, aquele de que mais gostamos.

Os investigadores desceram e contaram tudo o que se tinha passado aos outros habitantes. Explicaram que se todos plantassem o seu livro preferido, as árvores voltavam a nascer e acabava-se aquela crise. Todos concordaram em fazer isso.

Como esperado, passado um tempo já havia livros de todos os tipos. E para a fábrica/cozinha ficar mais completa, uma filha de cada uma das sete cozinheiras juntou-se a elas, para que o seu trabalho nunca terminasse.

Fica atento porque haverá mais novidades na biblioteca!

Durante o mês de dezembro...

...algumas turmas da escola colocaram-se no papel do Pai Natal e realizaram trabalhos muito criativos. Esses trabalhos encontram-se expostos na escola para serem apreciados




alguns alunos escreveram cartas ao Pai Natal, como a que partilhamos contigo:

... e houve mesmo um que conseguiu uma entrevista exclusiva com ele:

Textos Dos Alunos (1)





quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Atividade de Natal - quem conta um conto...


Para atividade de Natal do “Quem conta um conto…”, a equipa da BE selecionou a história de Luísa Ducla Soares, Natal no Hipermercado.



Esta história foi partilhada, em videoconferência, com alguns jovens internados no IPO de Lisboa e com um grupo de alunos da Escola Básica de Alcabideche.





Após a leitura e a troca de impressões sobre a mensagem desta história, os nossos alunos endereçaram cartas ao Pai Natal, com os seus desejos e pedidos para esta quadra. Também os outros jovens partilharam connosco as suas cartas.