quarta-feira, 7 de março de 2012

Livro do mês - março 2012

Este mês aguardamos a presença de Luísa Fortes da Cunha na nossa biblioteca… É já no dia 12. Assim, selecionámos para livro do mês a sua última publicação, Teodora e a espada lendária.

Esperamos que te divirtas!

Sinopse:

Quando Teodora é visitada por Sakura, uma fada samurai que lhe entrega uma espada japonesa lendária, não imagina que no dia seguinte esta mesma espada lhe vai revelar uma terrível notícia: «A tua irmã Gisela precisa de ajuda.» O Mago Saramago confirma a Teodora que Gisela corre perigo e que Pooka é quem está por trás destes acontecimentos. Não há tempo a perder! No dia do Encontro Anual, juntamente com Alex e Gil, Teodora embarca numa missão que tem por objetivo resgatar a irmã. Conseguirá a nossa heroína salvar o Mundo Paralelo das forças do mal?



O Dia dos Namorados na BE

Em fevereiro e para comemorar O Dia dos Namorados, na atividade “Quem conta um conto…” foi lida a história O espantalho enamorado. Após a leitura os alunos foram convidados a escrever uma quadra sobre o tema.

Publicamos algumas das quadras feitas pelos alunos:


Amor ao luar

As estrelas a brilhar

Sentados à beira-mar

Que bom é namorar.

(5º5ª)

O amor é perfeito

É suspeito…

Não há limite

Quando sofremos de amorite.

(5º5ª)

O amor é cor

Às vezes trás dor

Outras calor

E à vida dá sabor.

(5º4ª)

Eu amo o meu país

Que se chama Portugal

Este é um amor

Que nunca acaba mal.

(5º4ª)

Paixão…

Perdi o meu coração

Fiquei com calor

Por causa do teu amor

(5º1ª)

Dia dos Namorados nas Bibliotecas do 1º Ciclo

Os alunos da EB1/JI Casal da Mira e da EB1/JI José Garcês estiveram na BE para comemorar o Dia dos Namorados. Falaram sobre a amizade e o amor e ouviram a história Um bocadinho de Inverno, de Paul Stewart.

No final todos partilharam com os colegas o que seriam capazes de fazer por um amigo especial.

É importante lembrar que todos precisamos de ouvir algo simpático…

Aqui ficam alguns trabalhos e mensagens!

Eu seria capaz de convidar um amigo para lanchar ou partilhar o meu brinquedo preferido.

Diogo Fernandes (EB1/JI José Garcês)


Eu ensinava-o a estudar, levava-o a um jantar especial, se ele estivesse triste falaria com ele.

Márcia (EB1/JI José Garcês)

Se ele precisar de ajuda eu ajudo-o, se estiver muito triste eu fico com ele a brincar ou talvez a estudar. Eu faria tudo por um amigo. É para isso que servem os amigos!

Rute Gomes (EB1/JI José Garcês)

Eu dar-lhe-ia brinquedos e muita atenção. Levava-o para minha casa.

Eduardo Graça (EB1/JI Casal da Mira)

A um amigo eu daria bondade, amor, materiais da escola, roupa, brinquedos, comida, livros que eu não precisasse, presentes e umas revistas que ele quisesse.

Horalino Pereira (EB1/JI Casal da Mira)

Se ele estivesse sem casa, eu oferecia-lhe a minha como sítio para ele ficar até organizar a sua vida.

Nuno Serra (EB1/JI Casal da Mira)





JI (EB1/JI Casal da Mira)

Gosto muito de ti, és a pessoa mais querida que já vi!

Miguel (EB1/JI Casal da Mira)

Tu és muito importante!

3ºB (EB1/JI José Garcês)

És linda como o sol!

Amor é… brincar com os meus amigos.

Amor é… o pai e a mãe.

JI (EB1/JI José Garcês)


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Clube de Línguas - Logotipo

Logotipo do Clube de Línguas

Quem Conta Um Conto - Um bocadinho de inverno

Este mês, a professora Filomena Rodrigues propôs à BE a leitura de uma obra durante as sessões do “Quem Conta Um Conto”, disponibilizando mais uma vez o seu apoio.

Sendo assim, os alunos do 5º ano puderam apreciar o livro Um Bocadinho de Inverno, de Paul Stewart e refletiram sobre o valor da amizade.

Todos foram convidados a pensar sobre algo especial que fariam por um amigo. Aqui ficam excertos das respostas de alguns alunos:

“Eu ajudá-lo-ia quando estivesse doente.”

Daniel Diogo, 5º 2ª

“Dar-lhe-ia abrigo e comida.”

Cátia Cardoso, 5º 1ª

“Eu ajudá-lo-ia nos trabalhos de casa e se ele não tivesse marcado as senhas de almoço, levar-lhe-ia uma sandes e fruta.”

Welithon Vieira, 5º 2ª

“Ajudá-lo-ia sempre que necessitasse, se ele tivesse problemas e precisasse de desabafar.”

Francisco Amaro, 5º 4ª

“Levá-lo-ia para morar comigo e emprestar-lhe-ia as minhas coisas.”

Wily, 5º 5ª

“Se um amigo fosse pobre dar-lhe-ia abrigo, comida e uma família.”

Rafael Trindade, 5º 5ª

“Eu doaria um orgão a um amigo se ele precisasse.”

Diogo Alvarenga, 5º 3ª

“Dar-lhe-ia os brinquedos que mais gostava e a minha roupa mais bonita.”

Catarina Rodrigues, 5º 3ª

Dia dos Namorados

Tens um amigo especial?

Gostavas de lhe dizer algo especial?

A BE convida-te a deixares uma carta no marco do correio e no dia 14 de Fevereiro, dia dos namorados, a tua correspondência será entregue ao destinatário.

Livro do mês - fevereiro

Sinopse

A principal personagem desta história era uma trisavó chamada Benedita que, destemida como era decidiu um dia sair de casa com uma pistola à cinta para combater com os espanhóis ou com os franceses (não se sabe muito bem), tendo chegado a uma terra de nome Avelar de Cima, onde casou com um homem rico, ao qual gastou toda a fortuna. Segundo a história, esta mulher era espia dos espanhóis.

Morreu há mais de 100 anos e ficou sepultada na terra onde casou.

A obra relata a descoberta da realidade de um acontecimento que ao longo de muitas décadas e gerações foi sendo transmitida de uma determinada forma elogiando e personagem, com sendo uma grande mulher quando, após várias investigações efectuadas por um familiar se ter chegado à conclusão que aquela trisavó Benedita não tinha passado de uma descarada…

Biografia

ALICE VIEIRA nasceu em 1943 em Lisboa. É licenciada em Germânicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Em 1958 iniciou a sua colaboração no Suplemento Juvenil do Diário de Lisboa e a partir de 1969 dedicou-se ao jornalismo profissional. Desde 1979 tem vindo a publicar regularmente livros tendo atualmente, editados na Editorial Caminho, cerca de três dezenas de títulos.

Recebeu em 1979, o Prémio de Literatura Infantil - Ano Internacional da Criança com Rosa, Minha Irmã Rosa e, em 1983, com Este Rei que Eu Escolhi, o Prémio Calouste Gulbenkian de Literatura Infantil e em 1994 o Grande Prémio Gulbenkian, pelo conjunto da sua obra.

Alice Vieira é hoje uma das mais importantes escritoras portuguesas para jovens, tendo ganho grande projeção nacional e internacional. Várias das suas obras foram editadas no estrangeiro.