Blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires - Amadora
Formação de Utilizadores
quinta-feira, 3 de novembro de 2016
terça-feira, 1 de novembro de 2016
1 de novembro - "Dia de Todos os Santos"
Em
Portugal tradicionalmente, no dia de Todos os Santos, de manhã bem cedo, as
crianças saíam à rua em pequenos grupos para pedir o "Pão por Deus" e
ao fim da manhã voltavam com os seus sacos de pano cheios de romãs, maçãs,
doces, bolachas, rebuçados, chocolates, castanhas, nozes e, às vezes, até
dinheiro!


Ao pedir o "Pão por Deus", cantavam-se cantilenas enquanto se andava de porta em porta.
"Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.
Quem dá, quem dá
Passas para as caraças
Castanhas para as aranhas
Bolinhos para os santinhos.
Passas para as caraças
Castanhas para as aranhas
Bolinhos para os santinhos.
Bolinhos
e bolinhosPão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.
Bolinhos e bolinhos
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Qu'estão mortos, enterrados
À porta daquela cruz.
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Qu'estão mortos, enterrados
À porta daquela cruz.
Truz! Truz! Truz!
A senhora que está lá dentro
Assentada num banquinho
Faz favor de s'alevantar
P´ra vir dar um tostãozinho."
Faz favor de s'alevantar
P´ra vir dar um tostãozinho."
Quando os
donos da casa davam alguma coisa, cantava-se:
"Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
Aqui mora algum santinho.”
Quando os donos da casa não davam nada, cantava-se:
"Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto."
Aqui mora um espantalho
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto."
Era também costume os padrinhos
oferecerem um bolo, o Santoro, aos seus afilhados, no Dia de Todos os
Santos.

Ainda
neste dia as pessoas vão ao cemitério arranjar as sepulturas dos seus entes
queridos, com flores, que por tradição nesta altura do ano são crisântemos. Acendem velas para iluminar os falecidos no caminho até ao
Paraíso e mandam rezar missas em seu nome.
· O culto aos mortos foi estabelecido pela Igreja católica com o nome de Finados. É comemorado no dia 2 de Novembro de cada ano, logo depois do dia de Todos os Santos.
FONTES:
·
http://www.junior.te.pt
·
http://framboesa30.atspace.com/Halloween-Rituais.html/
quinta-feira, 20 de outubro de 2016
Dia Mundial das Bibliotecas Escolares - Aprende a Descodificar o Teu Mundo
A propósito do Dia Mundial das Biblioteca Escolares, e do tema proposto para este ano pela Rede de Bibliotecas Escolares - Aprende a Descodificar o Teu Mundo- a equipa pedagógica desafiou as turmas do 3º ciclo a usarem uma linguagem que os jovens utilizam quotidianamente na sua comunicação, quando enviam mensagens ou escrevem mails, para criarem uma nova sinalética nas salas específicas existentes na escola: a linguagem dos emojis.
O termo original provém do japonês – até porque foi criado por um indivíduo natural do Japão, Shigetaka Kurita referindo-se o “e” a imagem e “moji” a palavra. É pois um pictograma.
Em 2015 a palavra emoji foi escolhida como a palavra do ano pelos Dicionários Oxford: “uma pequena imagem digital ou ícone usado para expressar uma ideia ou emoção nas comunicações eletrónicas”.
Na biblioteca podes encontrar a informação detalhada sobre o aparecimento desta linguagem e durante a próxima semana as turmas vão trabalhar nesta temática.
Aparece, contamos com a tua presença!
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
Problema do Mês
Este ano, a Biblioteca Escolar, vai divulgar mensalmente o problema do mês proposto pelo subdepartamento de Matemática, este concurso/passatempo decorrerá entre outubro e maio e no final atribuirá um prémio aos dois vencedores de cada ciclo.
Podes consultar o regulamento na escola, mas também aqui no blogue.
Concorre, porque acima de tudo vai ser muito divertido!
Podes consultar o regulamento na escola, mas também aqui no blogue.
Concorre, porque acima de tudo vai ser muito divertido!
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
Estamos de volta
Estamos de volta e desejamos a todos um excelente ano letivo.
Começamos hoje a formação de utilizadores na escola sede com os alunos de 5º ano. Esperamos que tirem partido dessa formação, mas também que se divirtam.
Esperamos por todos no nosso espaço.
Apareçam!!
Começamos hoje a formação de utilizadores na escola sede com os alunos de 5º ano. Esperamos que tirem partido dessa formação, mas também que se divirtam.
Esperamos por todos no nosso espaço.
Apareçam!!
domingo, 3 de julho de 2016
Despedida
Terminamos mais um ano letivo de muito trabalho, esforço e dedicação da parte de todos. Não queremos deixar de o fazer sem nos despedir dos que vão sair do agrupamento, dos que vão mudar de escola e de todos os outros que em setembro estarão de volta.
Não podemos partir sem deixar de comunicar que foram os melhores leitores do Jardim de Infância e do 1º Ciclo, que têm naturalmente um prémio à sua espera!
Não podemos partir sem deixar de comunicar que foram os melhores leitores do Jardim de Infância e do 1º Ciclo, que têm naturalmente um prémio à sua espera!
Na EB1/JI Brito Pais
JI - Bernardo - Ed. Custódia Pinto;
1ºC - Petra Lourenço - Profª. Cláudia
Duarte
Na EB1/JI José Garcês
JI - Beatriz Siqueira - Ed. Sandra Flores;
1ºC - Elisa Filipa Gomes Furtado - Profª.
Ana Silva
Na EB1/JI Moinhos da Funcheira
JI - Matilde Silva - Ed. Isabel;
1ºC - Rita de Carvalho Pereira - Profª. Ana
Grilo
Parabéns!!
Boas férias, bom descanso e boas leituras!
domingo, 5 de junho de 2016
Assinar:
Postagens (Atom)





