terça-feira, 2 de novembro de 2010

Livro do Mês - Novembro

Elie Wiesel - A Noite
Adolescente irrequieto, mas observador, o escritor viu a sua família e os amigos serem avisados das barbaridades cometidas pelo regime nazi. As atrocidades que lhes eram contadas pareciam invenções, de quem queria aterrorizar as mentes dos judeus. Aos 14 anos foi deportado para Auschwitz, viveu a separação da mãe e da irmã mais nova e a morte lenta do pai. Desta dor nasceu A noite, escrito em 1958, é um livro que transmite revolta e é um intenso relato do holocausto.
         O autor concentra em poucas páginas uma enorme carga de dor, revolta e indignação. Wiesel, não lamenta o destino de seu povo, acusa, sim, o horror de que é capaz o ser humano quando levado às últimas instâncias da fome e da dor. 




BIOGRAFIA
Elie (Elizer) Wiesel, Nasceu na Roménia a 30 de Setembro de 1928, é Judeu e sobreviveu aos campos de concentração nazis. Recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1986 pelo conjunto da sua obra, composta de 57 livros e dedicada a resgatar a memória do Holocausto e a defender outros grupos vítimas de perseguições. Actualmente, Wiesel vive em Nova Iorque e tem cidadania americana.

Nenhum comentário: