Mostrando postagens com marcador Leitura em Família. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Leitura em Família. Mostrar todas as postagens

sábado, 19 de março de 2016

Atividades da Semana da Leitura

Entre 14 e 18 de março comemorou-se no Agrupamento a Semana da Leitura, cujo tema foi “Elos de Leitura”.

Durante esta semana tiveram lugar várias atividades:

  • “Meia de Leitura”
  • A Leitura em família
  • Quem conta um conto...
Na "Meia de Leitura" foram dinamizadas leituras com cerca de 15 minutos, em todas as turmas e durante toda a semana, duas vezes na semana, cujo objetivo subjacente era a realização de 30 minutos de leitura. Para a realização desta atividade convidámos elementos da comunidade educativa, a fim de estreitar “elos”. Os convidados foram representantes da Câmara Municipal da Amadora, da Junta de Freguesia da Mina de Água, da Junta de Freguesia da Encosta do Sol, do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, a Psicóloga Escolar, Pais, Professores, Mediador e Assistentes Operacionais.

A Leitura em Família foi realizada pelas professoras de Português em articulação com a Biblioteca Escolar. É com muita satisfação que vemos o número de turmas envolvidas a crescer...

A atividade contou com a participação do 5º6ª, 7º3ª, 7º4ª, 8º2ª e 8º3ª.

O Quem conta um conto... foi realizado, pela professora bibliotecária em espaço de biblioteca e de sala de aula envolvendo turmas do 5º ano e a UAM.


Quem desenvolveu estas ações de leitura junto dos nossos alunos, ultrapassou o espaço da sala de aula e a comunidade tornou-se um espaço de júbilo onde nasceram e se consolidaram Elos de Leitura.



quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Leituras de Natal

A equipa da Biblioteca sugere para este Natal livros para ler sozinho e livros para ler acompanhado...
Não te esqueças que, quem não lê, mal fala, mal ouve, mal vê!














domingo, 30 de março de 2014

Semana da Leitura

A Semana da Leitura decorreu em todas as escolas do agrupamento com as atividades previstas no calendário que apresentámos. Deixamos agora, aos nossos leitores,algumas imagens ilustrativas das atividades.




quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Leitura em Família

Este ano, tal como vem sendo hábito, realizaram-se, no final do período, as sessões da Leitura em Família. Estas foram dinamizadas pela professora Luísa Mântua com a colaboração da professora bibliotecária.


Turmas envolvidas: 9º2ª e o 9º3ª

segunda-feira, 4 de março de 2013

Semana da Leitura

Este ano a semana da leitura tem como tema Ler o Mar. Algumas das atividades programadas, no segundo e terceiro ciclos, tiveram por base as propostas dos Kits do Mar, da Estrutura de missão para a extensão da plataforma continental. Assim, a equipa da BE desafiou docentes de algumas disciplinas: aos de Ciências convidou a Mergulhar com a menina do Mar; aos de História a viajar nas Embarcações Portuguesas; aos de Português a conhecer o Dia em que o mar desapareceu. No final construiremos um mural com os trabalhos realizados.

Selecionámos também uma série de livros sobre o tema Mar, que se encontram nos destaques do mês.

Da mesma forma, no primeiro ciclo desenvolver-se-ão os mesmos temas, abarcando todos os anos de escolaridade. Contamos ainda com a presença da escritora Luísa Ducla Soares, no dia 11,na Escola EB1/JI dos Moinhos da Funcheira.

Não percam. Contamos com a vossa presença!!


 
 


 

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Atividades de Natal


Durante toda a semana os alunos tiveram oportunidade de participar em muitas das atividades que a biblioteca escolar programou. Aqui ficam alguma fotografias da leitura dramatizada do conto de Nathalie Delebarre,Eu sei tudo sobre o Pai Natal.












 
Os alunos endereçaram também muitas cartas ao Pai Natal. A equipa da biblioteca selecionou algumas:
 
"Querido Pai Natal,
 
Como o senhor sabe estamos quase a chegar ao Natal. Por isso, quero duas prendas: uma PSP e um jogo. Eu também gostaria de oferecer prendas aos meninos que não podem andar na rua. Por isso peço-te o favor de me ouvires...
 
Mauro Borges, 5º1ª"


"Querido Pai Natal,

Escrevo-te esta carta, para te pedir que me tragas muitos presentes e também para as famílias que precisam de ti neste momento. Adoro-te!!

Carla, 5º1ª"


"Querido Pai Natal,

Como estás? Sei que és capaz de realizar coisas impossíveis, e por isso te escrevo... Este ano queria que a minha irmã e o meu avô melhorassem.

João Freire, 5º5ª"
 

"Querido Pai Natal,

Estás bom? eu estou. Como estão as renas? e os duendes? Devem estar todos muito cansados.
Este ano gostava de ter uma prenda tua, por isso vou dizer-te o que quero. Gostava de ter um peluche com o teu desenho!
Muitos beijinhos

Mariana, 5º5ª"


Por último, decorreram as sessões de "Leitura em Família", nas turmas de 8º ano. Foram momentos de partilha de leituras muito enriquecedores, para professores e alunos.