quinta-feira, 9 de abril de 2015

Semana da Leitura

Palavras do Mundo

Decorre  de 7 a 14 de abril, a semana da leitura, no Agrupamento. 
Nas escolas do 1ºciclo, as atividades são dirigidas essencialmente ao pré-escolar e 1ºano de escolaridade, onde os alunos são sensibilizados para a linguagem gestual através da história “Quanto vale a Amizade?”
Após audição da história, os alunos verão a mesma em LPG e depois aprenderão algumas palavras-chave, bem como do dia-a-dia, em linguagem gestual.
Para terminar a tarefa, os alunos são incentivados à criação das palavras-chave da história que posteriormente traduzirão em diferentes idiomas. Mais tarde iremos afixar ilustrações e traduções num mapa-mundo, construído para o efeito, no respetivo pais.


Na EB 2,3 José Cardoso Pires as atividades centraram-se no 2º ciclo e foram articuladas entre a biblioteca e a professora de Educação Musical, Filipa Fraga. No 5º ano os alunos participam numa audição ativa da história do “Coelho Alberto”, traduzem palavras em várias línguas que vão colocando no mapa mural e com essas palavras fazem “histórias vai e vem”. Já no 6º ano a atividade é a “Sonorização de uma História”. Partindo dos fantoches expostos, os alunos escolhem as personagens para criarem a sua história, depois disso escolhem os instrumentos musicais e sonorizam-na, por fim apresentam-na num teatro de fantoches.



Nenhum comentário: