Blogue das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires - Amadora
Formação de Utilizadores
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Livro do Mês - Fevereiro

E o que é afinal esta ilha? Bem, é nesta ilha que vai parar tudo o que se perde na Terra, e quando digo tudo, é mesmo tudo, a cabeça, a esperança, os objectos, as pessoas...
Giulia e Arianna passam o tempo sem fazerem nada e estão radiantes no local paradisíaco que encontraram. Mas terão de voltar à Terra onde as espera uma importante missão: ensinar as pessoas a renascerem e a reaprenderem o significado de estar sem fazer absolutamente nada.
Uma tarefa difícil nos dias que correm apenas possível aos terrestres que se disponham a saber apreciar a natureza e as coisas insignificantes, por vezes as mais importantes, que a vida pode proporcionar

Biografia
Silvana Gandolfi vive em Itália.Ha scritto novelle, romanzi d'amore, racconti per la radio, ma ora si dedica soprattutto ai libri per bambini. Escreveu romances, contos, dedicando-se agora à literatura infanto-juvenil. Em 1996, foi galardoada com o Prémio Andersen.
Leitura em Família

Uma aventura na cidade, Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada
“ Aconselho este livro aos amigos e aos colegas da escola, pois explora temas divertidos e adequados à nossa idade. Um grupo de amigos vive aventuras inesquecíveis, com muitas peripécias “entre linhas”! Terão de passar obstáculos e tomar decisões…sarilhos é com eles!
Acabará tudo bem? Terão de ler para saber! Eu adorei ler Uma aventura na cidade!”

“Na minha opinião, este livro é muito interessante e recomendo-o a toda a gente que esteja interessado em desenvolver o gosto pela leitura.
Esta é uma história que fala de uma gaivota que foi apanhada por uma maré negra de petróleo, e ao tentar voar, caiu na varanda de Zorbas, um gato grande, preto e gordo, que, na altura, vai prometer cuidar da pequena gaivota que iria nascer e ainda ensiná-la a voar!
Zorbas, que é um gato de palavra, vai realmente, enfrentando todas as dificuldades que irão surgir, cumprir as suas promessas!
Este é, de facto, um livro que recomendo pelas melhores razões, acrescentando que depois de leres o primeiro capítulo, irás sentir vontade de continuar e continuar, até que darás conta que chegaste ao fim!”
Rute Freitas
“Nómada é um livro cativante e muito interessante. Cheio de emoção e repleto de aventuras, desperta-nos a curiosidade e não nos deixa adormecer! Cada capítulo é mais emocionante do que o anterior, levando-nos para uma realidade impossível mas fascinante.
Aconselho-vos a ler Nómada, apesar de ser um livro extenso. È uma obra a não perder! Não se vão arrepender de ler e … imaginar!”
Nadine
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
VAMOS CANTAR AS JANEIRAS...
Para encerrar as festividades de Natal realizou-se no dia 14 de Janeiro, um encontro entre os alunos da nossa escola – Espaço Poesia – e o grupo de idosos, do Centro Social e Paroquial de São Brás.
Foi uma manhã diferente, na partilha de experiencias, e na aproximação entre a comunidade escolar e a comunidade local. Assim, os mais velhos cantaram as janeiras, e os mais novos recitaram poesias.
Esta actividade contou com a presença do Sr. Presidente da Junta de Freguesia de São Brás e da Sra. Presidente da CAP, assistiram também cerca de cinquenta alunos da escola e alguns professores.
Aqui ficam algumas poesias feitas pelos alunos do Espaço poesia:
“ É dia de Natal
Uma estrela sorriu.
O menino ficou contente
Com a prenda que abriu.”
“25 de Dezembro
È dia de Natal.
As pessoas andam felizes
Porque é especial.
A véspera de Natal
É um dia de Alegria
As crianças adoram
Há muita magia”
Poesia é o sentir
O que vai no coração
Estrela que brilha no céu
MúSica que soa no ar!
Ilumina a nossa alma
Alegra quem nos rodeia!
Poeta quero ser…
Os poemas, vou escrever…
Estrela no meu coração
Sentir o ritmo e a rima
Irradiar alegria…
Amar, sonhar, viver…
segunda-feira, 17 de janeiro de 2011
Concursos PNL
Melhor Leitor do 1º Período
domingo, 9 de janeiro de 2011
Livro do Mês - Janeiro

“Quem é que não gosta de sonhos...?
Pois é...
Mas pensem no seguinte:
- e se, de repente, um dos vossos sonhos ficasse retida na realidade?
- e se, esse sonho, fosse... um peixe azul?!
Esta é a história do Daniel e do seu amigo Fish, O Peixe Azul.
Porque será que veio até à realidade?
É o que vais descobrir...”
Margarida Fonseca Santos
Biografia
Margarida Fonseca Santos
Nasceu em Lisboa, a 29 de Nov embro de 1960.
Tirou o Curso Superior de Piano no Conservatório Nacional, tendo como objectivo ser professora de Formação Musical no ensino vocacional. Deu aulas em várias escolas, nomeadamente na Escola Superior de Música de Lisboa entre 1990 e 2005.
Começou a escrever em 1993 e neste momento dedica-se a tempo inteiro à escrita.
Tem vários livros publicados, na sua grande maioria para crianças e jovens, e escreve com regularidade para teatro.
Orienta ateliês de escrita com crianças, adultos e professores (Escrita Criativa, Escrever teatro para Crianças e Jovens, e Escrever para Crianças e Jovens).
Publicou, em co-autoria com Elsa Serra, o manual de Escrita Criativa Quero ser escritor!
É membro fundador do Clic - Clube de Literatura, Ilustração e Cª .
Foi responsável pela coluna Crescer a ler do Suplemento de Educação do Jornal de Letras, e pelo apontamento “Bicho-de-conta” (contos para crianças) na Antena 1, Programa “À volta dos dias”.
Ganhou vários prémios de onde se destacam Prémio Revelação Ficção APE/IPLB e Prémio Nacional do Conto Manuel da Fonseca (1996).
sexta-feira, 7 de janeiro de 2011
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Ano Novo, Leituras Novas. Feliz 2011
Actividades de Natal da BE
Durante a última semana de aulas multiplicaram-se também as actividades dinamizadas em colaboração com o Espaço Poesia e as áreas disciplinares de Língua Portuguesa e Educação Musical. Assim, teve lugar a sessão “Natal é música… Natal é poesia”, como já vem sendo hábito teve lugar uma declamação de poemas, realizados pelos alunos que frequentam o Espaço Poesia, e que este ano também contou com uma apresentação musical. Os professores não deixaram de marcar presença, juntando-se aos alunos na declamação de poemas.