sexta-feira, 15 de junho de 2012

Um campeão de TRICICLETA



II Campeonato Europeu Aberto de Tricicleta
No dia de 2 de Junho pelas 11 horas, Lisboa recebeu na Pista Moniz Pereira, o II Europeu Aberto de Tricicleta seguindo a indicação do Projecto Internacional para o Desenvolvimento da Tricicleta, que determinou que a partir de 2012 os campeonatos internacionais da modalidade deveriam ser realizados fora da Dinamarca para uma maior dinamização e envolvência de outros países.
Nesse sentido, Portugal organizou o Campeonato Europeu Aberto, Lisboa 2012, que decorreu no dia 2 de Junho, na pista Moniz Pereira. Para além desta competição, o campeonato nacional decorreu em paralelo com a prova internacional, pelo que os atletas portugueses participaram.
A Tricicleta é um equipamento de mobilidade para utilização ao ar livre. Ela rola tão facilmente que a maior parte das pessoas têm uma sensação de maior mobilidade e uma sensação de liberdade quando a experimentam.







É uma modalidade desportiva praticada em pista de atletismo com benefícios terapêuticos para pessoas com Paralisia Cerebral. Modalidade em que os atletas correm com os seus pés, num equipamento com 3 rodas e três apoios.
Caixa de texto: Rafael CapelasOs atletas têm de ser classificados de acordo com as normas determinadas pela CP-ISRA.
É uma competição mista e as distâncias incluem os 100, 200, 400, e 800 m.
A Tricicleta é um equipamento para correr/andar e é constituído por 1 roda dianteira (20” ou 21”), 2 rodas traseiras (24” ou 26”), 1 selim, 1 suporte de tronco plano e anterior, um guiador com ou sem travão de mão, direcção dupla veio de direcção assistida.

Rafael Dos Santos Capelas, de 19 anos, que vive no Concelho da Amadora e é aluno do Agrupamento José Cardoso Pires,  é portador de Paralisia cerebral e pratica esta modalidade desportiva desde 2010, graças a uma atividade desenvolvida pela equipa de docentes de Educação Especial da sua escola, no dia Internacional da Pessoa com Deficiência.


Integrado na Equipa do Centro de Paralisia Cerebral de Lisboa o Rafael conseguiu, numa das provas dos 400 metros do II campeonato Europeu, obter o 2º lugar - Medalha de prata.


Nenhum comentário: