segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Livro do mês de outubro

Este ano letivo a escritora Alice Vieira será a autora convidada para estar à conversa com os alunos do 2º e 3º ciclos da nossa escola. Sugerimos-te uma obra sua, como livro do mês de outubro. Boas leituras.

Promontório da Lua


Uma árvore fala de si própria e das suas perceções. É uma palmeira. Sabe que dentro de pouco tempo será derrubada para dar lugar a uma estrada. Tem centenas de anos de idade. Ficamos a saber que foi plantada pelo árabe Mohamede, que a trouxe de África. Conversou muitas vezes com ele. Outros, tais como os participantes nas Cruzadas, descansaram à sua sombra, mas não compreendiam a sua língua. No longo e cativante monólogo da palmeira, tecido de recordações de frases de amigos e declarações de estranhos acerca do seu destino e do de Portugal, a autora retrata 800 anos de história portuguesa e ocidental. 






Biografia

Alice de Jesus Vieira Vassalo Pereira da Fonseca (Lisboa, 20 de março de 1943) é uma escritora e jornalista portuguesa.
Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Dedicou-se desde cedo ao jornalismo, tendo trabalhado nos jornais Diário de Lisboa (onde, juntamente com o seu marido, o jornalista e escritor Mário Castrim, dirigiu o suplemento "Juvenil"), Diário Popular e Diário de Notícias.
Trabalhou em vários programas de televisão para crianças e é considerada uma das mais importantes autoras portuguesas de literatura infantojuvenil.
As suas obras foram traduzidas para várias línguas.

Nenhum comentário: