terça-feira, 30 de outubro de 2012

Livro do mês

Relembrando e homenageando o escritor António Manuel Pina destacamos para o mês de novembro o seu livro, Histórias que me contaste tu.


"Este livro é dedicado a ti, porque foi escrito com histórias que me contaste tu. Mesmo não sabendo nada de ti, senão que, de repente, vindo de sítios misteriosos dentro do meu coração, apareces e me contas histórias (...)."




O Escaravelho contador de histórias, personagem deliciosa do imaginário de Manuel António Pina, volta a aparecer, não se sabe bem de onde (como sempre), para deixar mais uma mão cheia de contos envoltos num denso nevoeiro onde se confundem as personagens, a ordem cronológica e até as palavras. O escaravelho é, afinal, o “tu” que nos conta as histórias mais fantásticas, que aparece quando menos o esperamos, nos faz uma companhia tão boa ao contar-nos histórias que não imaginávamos possível serem histórias, e no fim se vai embora muito apressado, não nos dizendo sequer o seu nome. Guardamos a memória dele e das suas histórias, que mais tarde contaremos a alguém, para quem nos tornamos o “tu” contador de histórias... 


Não deixes de ler!!!

Biografia

Manuel António Pina (Sabugal, 18 de novembro de 1943 — Porto, 19 de outubro de 2012) foi um jornalista e escritor português, premiado em 2011 com o Prémio Camões.

O autor licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e foi jornalista do Jornal de Notícias durante três décadas, tendo sido depois cronista do Jornal de Notícias e da revista Notícias Magazine.

A sua obra incidiu principalmente na poesia e na literatura infantojuvenil, embora tenha escrito também diversas peças de teatro e de obras de ficção e crónica. Algumas dessas obras foram adaptadas ao cinema e TV e editadas em disco.

A sua obra está traduzida em França (francês e corso), Estados Unidos, Espanha (espanhol, galego e catalão), Dinamarca, Alemanha, Países Baixos, Rússia, Croácia e Bulgária.

Faleceu no dia 19 de outubro de 2012 no Hospital de Santo António no Porto, aos 68 anos.



http://www.publico.pt/Cultura/manuel-antonio-pina1567976





Nenhum comentário: