terça-feira, 26 de outubro de 2010

Livro do Mês - Outubro


O Deus das Moscas”; Golding, William
O “Deus das Moscas” tem sido descrito como uma fábula dos tempos modernos e de acordo com o autor descreve o “mal existente no coração” quando os seres humanos são afastados das regras da sociedade. A história começa com um desastre de avião numa ilha no Pacifico, que atinge um grupo de jovens, e os três protagonistas simbolizam diversos traços da personalidade. Ralph representa o bem e o guia moral do grupo, Piggy a consciência colectiva e por fim o imprudente Jack que é a personificação da maldade. No inicio o grupo organiza-se, existem regras e ordem e dividem-se tarefas. Contudo Jack depressa descobre que não gosta de receber ordens; prefere satisfazer a sua paixão pela caça. Gradualmente a relação entre o grupo desintegra-se e as regras começam a ser infringidas. Os rapazes tornam-se paranóicos, destrutivos e quase inevitavelmente, sanguinários…Este é um livro que deixa um sentimento de inquietação.



Biografia
William Golding nasceu em 1911, em Inglaterra. Em 1935, após publicar uma pequena colecção de poemas, gradua-se em literatura inglesa em Oxford. Trabalhou como escritor, actor e produtor em pequenas companhias de teatro até se tornar professor em Salisbury. Em 1940, entra para a Marinha inglesa. Durante a Segunda Guerra Mundial, participa na perseguição e afundamento do navio alemão Bismarck e também no desembarque das tropas aliadas na Normandia, em 1944.
O seu primeiro romance foi O Deus das Moscas, publicado em 1954. Publica depois Os Herdeiros (1955) e Queda Livre (1959), entre outros títulos.
Em 1983,
como reconhecimento pela sua obra, recebe o Prémio Nobel de literatura.

Nenhum comentário: