terça-feira, 1 de março de 2016

Alexandre Honrado

Nasceu em 1960, a 1 de novembro, em Lisboa. O gosto pela Literatura cedo se manifestou e foi sendo alimentado por uma avó que lhe punha ao alcance os melhores livros – Emilio Salgari e Júlio Verne eram alguns dos autores que devorava, mas a fome de ler levava-o por vezes à biblioteca da irmã mais velha, onde abundavam os títulos da Condessa de Ségur e da Anita.
Licenciado em História, dividiu-se por muitas profissões: jornalista, professor do Ensino Superior, tradutor e escritor de ficção infantil, juvenil e para adultos, mas também de programas de televisão, (como guionista, assinou centenas de horas de televisão, tais como "Rua Sésamo" e "Crianças S.O.S." ) escreveu manuais escolares e canções; de todas elas, é na escrita que diz sentir-se mais confortável.

A sua escrita distingue-se pela originalidade de algumas construções frásicas e pela linguagem simultaneamente cuidada e próxima do leitor, características de que nos apercebemos quer através da leitura dos seus originais, bem como das muitas traduções que realizou.

Foi agraciado com numerosas distinções, entre as quais o Prémio de Literatura Infantil, Comemorativo do 60º aniversário da Maternidade Alfredo da Costa, atribuído a História Dentro de uma Garrafa, título que vem sendo reeditado sucessivas vezes. Com a obra O Vizinho Misterioso, (1991) obteve uma Menção Honrosa no Concurso Verbo/Semanário. A sua obra Mistério, Mistério, Mistério tão sério venceu o Prémio Literário, Maria Rosa Colaço 2013. Palhincócegas foi considerado, por um grupo de críticos reunidos a partir da Biblioteca Nacional de Paris, um dos melhores títulos do mundo para crianças.

Um comentário:

Alexandre Honrado disse...

Uma das biografias quase corretas que li, da minha pessoa. Se quiserem emendá-la (pois tem incorreções) mandem-me um e-mail.

alexandrehonrado@sapo.pt

Obrigado.