sábado, 16 de março de 2013

Semana da Leitura - Notícias

Uma vez que a Semana da Leitura tinha como tema Ler o Mar, a equipa da BE programou uma série de atividades relacionadas com esta temática.

Destacamos o trabalho articulado com o subdepartamento de Ciências, inspirado no livro de Sophia de Mello Breyner Andresen, A Menina do Mar. A equipa de BE propôs aos professores de Ciências Naturais/da Natureza que trabalhassem com os seus alunos um excerto do texto, para que através dele relacionassem as personagens da história com os organismos que se observam no meio marinho, focando aspetos como a biodiversidade descrita e a relação existente entre os organismos marinhos e os diferentes ambientes. Esta atividade denominou-se Mergulhar com a Menina do Mar

Os alunos do 5º ano recriaram os organismos que habitam poças-de-maré recorrendo a diferentes materiais plásticos.




Os alunos de 8º ano realizaram cartazes informativos.
 
 

O objetivo final era a construção de um mural, na BE, para aplicar e expor os organismos produzidos pelos alunos e os cartazes.


O mural foi sendo enriquecido, ao longo da semana, com as reflexões que os alunos de 5º ano fizeram sobre o problema da poluição marítima. Esta atividade resultou da leitura e discussão do livro de José Fanha, O dia em que o mar despareceu.




  
A equipa da biblioteca articulou também a programação da Semana da Leitura com o subdepartamento de História. Assim, os alunos de 6º e 8º anos trabalharam sobre as Embarcações Portuguesas.

Os alunos de 6º ano pesquisaram e produziram cartazes, e os de 8º ano desdobráveis sobre as embarcações, que têm sido utilizadas ao longo dos tempos em Portugal, os grandes navegadores que estiveram à frente dessas embarcações e a grande aventura dos Descobrimentos.
Os trabalhos foram expostos na biblioteca e os alunos visitaram a exposição autonomamente.
 

 


Nenhum comentário: